ESPECIAL: Grandes momentos de DS9

Poucas experiências são tão marcantes para o ser humano quanto perder alguém amado e aprender a lidar com esta perda. Pensar ter visto este alguém na multidão, não querer dar prosseguimento a sua vida por achar que está traindo aquela pessoa ausente, que a está esquecendo, sozinha, em “algum lugar”. Estes são alguns dos sentimentos comuns a todos aqueles que passaram pela perda de um ente querido.

Quando DS9 resolveu tratar de tal experiência não poderia ter feito uma escolha mais acertada do que utilizar a relação mais verdadeira de todo o Franchise de Jornada: o elo que existe entre Ben Sisko e Jake Sisko. Em “The Visitor”, Jake vivencia e tem que lidar com a morte de seu pai. Este segmento da quarta temporada é considerado por muitos fãs como o episódio mais emocionante do Franchise e é costumeiro a audiência chorar durante a sua exibição.

O episódio apresenta, no futuro, o “Velho Jake Sisko”(Tony Todd) contando, em sua casa em Louisiana, a história de sua vida a uma jovem aspirante a escritora, de nome Melanie(Rachel Robinson, filha de Andrew Robinson, o Garak). Jake lembra de como, no presente do episódio, ele perdeu o seu pai, que literalmente desapareceu em um acidente na Engenharia da Defiant, enquanto a nave estava na vizinhaça da Fenda Espacial. Porém, com o passar dos anos, Ben reaparecia brevemente para seu filho, de tempos em tempos, não importando se Jake estivesse em DS9, na terra ou em outro lugar.

O escritor aposentado narra como a sua obsessão de trazer seu pai de volta do lugar em que ele ficou preso, o fez perder a sua esposa, sua carreira de escritor e irá levar a sua vida. Ele explica a Melanie que Ben em breve irá fazer uma nova “visita” e que ele chegou a conclusão (após anos de estudo) de que a única forma de restaurar a vida de seu pai é cortar o elo entre eles (ou seja se matar) quando eles dois estiveram juntos. Melanie agradece por tudo e parte, o “velho Jake” toma a última dose da droga.

Ele pega a bola de beisebol de Ben (o símbolo maior da presença do personagem) e espera. Ben chega e fica devastado por saber que Jake decidiu se matar, seu filho diz que ele faz isto por ele e pelo menino que um dia ele foi e morre nos braços do pai, em um dos maiores e melhores momentos da história de DS9 e de Jornada nas Estrelas. De volta ao presente, Ben têm um ‘insight’ e consegue se desviar a tempo e evita o acidente, ele abraça Jake com a voz embargada e diz que está tudo bem agora.

“The Visitor” consegue ser um episódio que, mesmo tendo um formal “reset – button”, apresenta uma ressonância emocional devastadora e simultaneamente não parece nem um pouco manipulativo (a sinceridade da atitude do episódio e desconcertante), mesmo com Todd chorando quase o tempo todo, algo que só o termo “mágica” parece poder explicar. O episódio imortalizou falas triviais como “obrigado por tudo” e “tudo vai ficar bem”, dentre as mais inesquecíveis de todo o Franchise.

Os maiores elogios possíveis a todos os envolvidos, especialmente para: Rene Echevarria por ter transformado (de forma não creditada) o primeiro rascunho de roteiro de Michael Taylor em uma obra-prima, David Livingston por sua direção virtuosa, Dennis McCarthy pelo melhor tema musical da história do Franchise e Tony Todd pela infinitamente emocionante caracterização do “Velho Jake Sisko”.

Gosto de pensar que Ben Sisko não reteve nenhuma lembrança do que aconteceu ao final do episódio, um ponto recorrente de discussão entre os fãs. Gosto de entender que em nossas vidas, quando atravessamos a rua e vem um carro em alta velocidade em nossa direção e “alguma coisa” nos avisa do perigo e nos faz desviar é por que existe alguém no universo que nos ama tanto, que seria capaz de morrer por nós.

(SUGESTÃO: Assistam ao episódio final da série, “What You Leave Behind”, e depois a “The Visitor”. Acreditem, vocês vão se emocionar de verdade.)

(MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE “THE VISITOR”: Uma sinopse completa com fotos aqui e um comentário completo aqui .)