ESPECIAL: Comentando o horário nobre da NET

Este é o primeiro de uma série de artigos que visa comentar um conjunto de seriados selecionados na “briga do horário nobre” da NET.

Antes disto existe um assunto que eu tenho que por para trás: “Dublagens, Legendas etc.” Sobre isto (mas não exatamente só sobre isto) só vou ficar feliz quando todos os canais oferecerem: áudio com opção de múltiplas línguas, legendas com opção de múltiplas línguas, áudio e vídeo digital e programas sem intervalos comerciais. Acho que o mais importante é oferecer todas as escolhas e facilidades possíveis ao assinante e deixar que ele assista da forma que melhor lhe interessar no conforto do seu lar.

Podem chamar a minha opinião de “utópica” ou “irrealista” mas eu a tenho como uma “situação ideal” para onde as TVs por assinatura deveriam caminhar no futuro. Um outro aspecto importante seria acabar com os pacotes e deixar o assinante escolher canal por canal (em qualquer numero) a sua programação.

Infelizmente a realidade está longe de qualquer utopia. Tomem por exemplo o crucial aspecto (especialmente para novos assinantes) dos canais de filmes. Se eu me interesso pela produção da Paramount, Fox, Universal, MGM e Dreamworks eu tenho que assinar o Telecine em suas operadoras, por outro lado se eu me interesso pela produção da Disney(e associadas), Warner, Columbia, Miramax, etc. eu devo assinar a HBO em OUTRAS operadoras. Simplesmente não posso ter as duas coisas, a não ser que assine a Net E a TVA ou a SKY E a DirectTV, o que seria um completo absurdo.

Falando de som, um assunto que me interessa bastante, apenas um punhado de canais apresenta som Estéreo e opção de segundo programa de áudio(SAP).

São eles:

SAP: TV GLOBO (19), REDE TV (20), GNT (41), USA (45), CARTOON (46), TNT (47), DISCOVER (51), FOX (53), ESPN INT (60).

(O SAP do USA melhorou bastante de uns tempos pra cá mas continua inferior ao da FOX, por exemplo. Um canal que inexplicavelmente não têm SAP é o AXN, canal 44, que possui a sua programação repleta de séries americanas.)

ESTÉREO: TV GLOBO (19), REDE TV (20), BAND (21), MTV (25), M SHOW (42), REDE TELECINE (61 AO 65).

(A Rede Telecine é a única que exibe os programas sem intervalos comerciais.)

De qualquer forma, a NET possui um impressionante arsenal de seriados e uma seleção de tal conjunto será examinada por mim nos próximos artigos. Esta relação se apresenta como um “guia de programação” de segunda a sexta das 20:00 as 24:00 horas, todos são programas de uma hora.

Aqui estão os itens do nosso cardápio:

SEGUNDA: “Law and Order” (USA – 45), “Ally McBeal” (FOX – 53), “Boston Public” (FOX – 53) e “Homicide: Life On The Street” (USA – 45).

TERÇA: “Third Watch” (WARNER – 49), “Buffy: The Vampire Slayer” (FOX – 53), “Angel” (FOX – 53) e “Homicide: Life On The Street” (USA – 45).

QUARTA: “The West Wing” (WARNER – 49), “The District” (SONY – 50), “C.S.I.” (SONY – 50) e “Homicide: Life On The Street” (USA – 45).

QUINTA: “Law and Order: Special Victims Unit” (USA – 45), “The Practice” (FOX – 53), “Charmed” (SONY – 50) e “Homicide: Life On The Street” (USA – 45).

SEXTA: “Jag” (USA – 45), “NYPD: BLUE” (FOX – 53) , “E.R.” (SONY – 50) e “Homicide: Life On The Street” (USA – 45).

Aos interessados em assistir com áudio original, vocês devem utilizar a tecla SAP nas 4 séries do USA e em “The Practice” e “NYPD: BLUE” da FOX.

Acredito que a qualidade dos meus comentários vá variar dependendo do meu nível de envolvimento com cada série em particular mas prometo fornecer informações suficientes de forma a caracterizar cada série e o seu público alvo.

PRÓXIMA ATRAÇÃO: A “segunda nobre” começa com uma visita ao sistema de justiça criminal, “pois estas são suas histórias – CLACK, CLACK”.