ESPECIAL: Retrospectiva 2001

O ano de 2001 vai ficar na história. Nada do que Arthur Clarke previu em sua obra aconteceu, mas ninguém pode reclamar que o que de fato aconteceu foi mais tedioso. Tivemos clonagens, guerras, descobertas científicas espetaculares, genômica e os catastróficos eventos de 11 de setembro para garantir que o ano que agora termina permaneça por muitos outros vivo em nossa memória.

Para os trekkers, o ano não foi menos especial. Um tempo de saudações e despedidas para os fãs de Jornada nas Estrelas, um momento de lembrar que realmente “todas as coisas boas um dia terminam”, ou ainda que é possível “transformar a morte em um brava chance de vida”.

O ano começou com um “grande adeus”, graças aos episódios finais da série Voyager. A mais tumultuada série de Jornada conseguiu produzir uma sequência marcante de episódios que conduziram ao finale, que, bem ou mal, representa tudo que Voyager foi em suas sete temporadas, nas qualidades e nos defeitos. “Endgame” foi ao ar em 23 de maio, mas a expectativa pelo fim da série já vinha desde o ano anterior.

A conclusão da série, que teve sete anos como suas duas predecessoras, trouxe um confronto definitivo com os Borgs e Janeway em dose dupla, graças a um enredo envolvendo viagem no tempo. É a cara de Voyager, ou não?

No mesmo mês em que Voyager dava seu adeus, entretanto, os fãs já sabiam o que esperar. A história do século 22 estava a caminho, sob o comando de Scott Bakula, na nova série do franchise: Enterprise. O programa foi anunciado em maio, tendo o ator como o capitão Jonathan Archer.

Após meses de especulação e rumores, finalmente os fãs descobriram quem os acompanharia pelos próximos sete anos: a Enterprise NX-01, a primeira nave da Frota a conseguir atingir a dobra 5, antes mesmo da fundação da Federação Unida de Planetas.

A série estreou com um belo resultado de público e crítica em 26 de setembro, com o episódio duplo “Broken Bow”, que mostrou aos fãs nada menos que o primeiro contato dos humanos com os Klingons.

Enterprise terminou o ano com 11 episódios exibidos e índices de audiência bem superiores aos de Voyager, mostrando que o franchise, que muitos consideravam morto, ainda tinha fôlego para mais.

Para os fãs da Nova Geração também houve uma grande alegria: Picard e cia. já estão de volta aos estúdios da Paramount, produzindo a décima aventura do franchise no cinema: “Jornada nas Estrelas: Nêmese”. O filme contará com um clone de Picard e Romulanos, uma combinação explosiva criada por John Logan, roteirista que ganhou Oscar com “Gladiador”, em parceria com o chefão do franchise Rick Berman e Brent Spiner (Data).

O filme começou a ser rodado no comecinho de dezembro, e a expectativa do estúdio é ter um trailer teaser até maio de 2002. O longa-metragem deve chegar aos cinemas no fim de 2002. As filmagens vão até março.

Em novembro, foi a vez da Série Clássica ganhar os holofotes, com o lançamento da nova versão de “Jornada nas Estrelas: O Filme”, feita especialmente para DVD. Com novos efeitos especiais e uma nova edição supervisionada pelo lendário diretor Robert Wise, o DVD ganhou um prêmio de qualidade antes mesmo de ser lançado. E é um sucesso absoluto de vendas, mostrando que Kirk, Spock e McCoy continuam tão populares quanto sempre.

Também foi neste ano que a Paramount concluiu o lançamento da Série Clássica em DVD. O último volume (número 40) chegou em dezembro às lojas, com o último episódio (“Turnabout Intruder”) e o piloto original da série (“The Cage”), em duas versões.

O agito dos DVD promoveu milagres em 2001. Graças aos lançamentos de filmes em formato digital, aconteceram as primeiras aparições em uma convenção americana de Ricardo Montalban e Robert Wise. Montalban é conhecido de todos como o inigualável Khan, mas nunca havia comparecido a um evento trekker. Com a saúde debilitada e em uma cadeira de rodas, Montalban cativou os fãs com seu carisma e dedicação, assinando DVDs do recém-lançado “Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan” no formato. Wise, que nunca quis comentar sua produção mais atribulada, finalmente se reconciliou com Jornada com a Edição do Diretor, o que o permitiu também participar de uma convenção. Os dois apareceram na Grand Slam, em Pasadena, Califórnia, em março.

Para os fãs de Deep Space Nine o ano foi empolgante, embora não nas telas. A eles restou ver o renascimento da série em livros, graças aos lançamentos produzidos pela Pocket Books. Além da novelas com os eventos que aconteceram em DS9 após o fim da série, a editora também lançou este ano uma série concentrada na Seção 31, uma organização secreta da Frota Estelar que foi introduzida na série. Embora seja um conceito de DS9, os livros tiveram participações de personagens de outras séries, como Jean-Luc Picard e Seven of Nine.

Em 8 de setembro, a série original de Jornada completou 35 anos. O evento foi comemorado no mundo todo, mas no Brasil teve um sabor especial. O canal a cabo USA, que transmite Jornada no país, conseguiu atingir o topo da audiência em seu segmento como o Star Trek Weekend, uma maratona de episódios de Jornada nas Estrelas feita em comemoração ao 35º aniversário.

Também em festa pelos 35 anos, o fã-clube Frota Estelar Brasil realizou uma convenção em setembro, a segunda de sua história a ter um convidadeo internacional relacionado com Jornada nas Estrelas: Richard Arnold, ex-assistente de Gene Roddenberry, esteve no Brasil para contar suas histórias na produção da série de ficção mais cultuada de todos os tempos.

De todo, o ano foi bom para os fãs brasileiros. Apesar das lambanças que o USA fez no último mês, com a troca de horários, o canal exibiu praticamente uma centena de episódios inéditos, numa bateria que vinha desde o fim de 2000. Foram exibidas duas temporadas de Voyager, duas de Deep Space Nine e A Nova Geração teve seus quarto e quinto anos exibidos, deixando apenas dois para o final. E, se depender do USA, 2002 não será menos brilhante, com as estréias das terceiras temporadas de Voyager e Deep Space Nine e a sexta de A Nova Geração, provavelmente a partir de abril.

Claro que nem tudo é alegria, já que o ano de 2001 marcou o Kobayashi Maru para vários envolvidos na história do franchise. A começar por Ray Walston, ex-protagonista de “Meu Marciano Favorito” e conhecido em Jornada como Boothby, o jardineiro da Academia da Frota no século 24. Ele faleceu em 1º de janeiro.

Nossas condolências a ele e aos outros que faleceram em 2001, mas que estarão sempre em nossa memória.

Ray Walston
2.dez.1914 – 1.jan.2001
“Boothby” em “The First Duty” (Nova Geração), “In the Flesh” e “The Fight” (Voyager)

Nancy Parsons
17.jan.1942 – 5.jan.2001
“Soberana Marouk” em “The Vengeance Factor” (Nova Geração)

John A. Alonzo, A.S.C.
12.jun.1934 – 13.mar.2001
Diretor de Fotografia, “Jornada nas Estrelas: Generations”

David Graf
16.abr.1950 – 7.abr.2001
“Leskit” em “Soldiers of the Empire” (DS9); Fred Noonan em “The 37’s” (Voyager); também fez várias vozes no game “Star Trek: Voyager – Elite Force”

George F. Slavin
2.mar.1920 – 19.abr.2001
Co-escritor, “The Mark of Gideon” (Série Clássica)

Harry Townes
18.set.1914 – 23.mai.2001
“Reger” em “The Return of the Archons” (Série Clássica)

Anne Haney
4.mar.1934 – 26.mai.2001
“Rishon Uxbridge” em “The Survivors” (Nova Geração); “Juíza Renora” em “Dax” (DS9)

Pilar Seurat
25.jul.1938 – 2.jun.2001
“Sybo” em “Wolf in the Fold” (Série Clássica)

John Chambers
12.set.1923 – 25.ago.2001
Maquiador que criou as orelhas Vulcanas de Spock

Bob Bass
1936 – 7.nov.2001
Dublê “Mirror, Mirror”, “I, Mudd”, “This Side of Paradise”, “Space Seed”, “Errand of Mercy” e “The City on the Edge of Forever” (Série Clássica)

Roy Brocksmith
15.set.1945 – 16.dez.2001
“Sirna Kolrami” em “Peak Performance” (Nova Geração); “Razka Karn” em “Indiscretion” (DS9)