Kira Nerys é uma Cardassiana?!?

Riker é sequestrado por alienígenas e a Voyager encontra Ferengis no quadrante Delta. Se você achou isso surpreendente, o que não se dirá de descobrir que Kira Nerys é uma Cardassiana? Tudo isso e muito mais, nas Jornadas Inéditas.

“Schisms”
(“Cisões”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 131
Exibição nos EUA: 19/10/1992
Data Estelar: 46154.2.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

William Riker está tentando descansar, mas não consegue se sentir bem, e cada dia fica mais difícil que o anterior. Outros oficiais começam a se sentir estranhamente, e logo fica claro que há alguma força exterior bagunçando a vida da tripulação da Enterprise.

Notas:

É a quarta vez que Lani Chapman reprisa seu papel de tenente Rager. Dessa vez a personagem ganhou um primeiro nome, Sariel.

Ken Thorley retorna com seu Boliano Mott nesse episódio. Mott foi primeiramente visto em “Ensign Ro”.


Elenco Convidado:

Majel Barrett como a voz do computador
Lanei Chapman como alferes Sariel Rager
Ken Thorley como Mott
Scott T. Trost como tenente Shipley
Angelo McCabe como um tripulante
Angelina Fiordellisi como Kaminer
John Nelson como técnico-médico

História de Jean Louise Mattjias e Ron Wilkerson
Roteiro de Brannon Braga
Direção de Robert Wiemer

“Second Skin”
(“Segunda Pele”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 051
Exibição nos EUA: 24/10/1994
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

Uma arquivista Bajoriana contata Kira, procurando informações sobre o tempo em que a major ficou presa na prisão Cardassiana de Elemspur, 10 anos atrás. Fato que Kira não tem lembrança alguma. Quando novas evidências começam a aparecer de que a memória de Kira pode estar pregando uma peça nela, ela vai para Bajor para tentar desvendar tal mistério. Só que ela nunca chega ao seu destino: ela é raptada pela Ordem Obsidiana, transformada cirurgicamente em uma Cardassiana e levada para o planeta Capital daquele povo. Um agente da Ordem insiste que ela também é uma agente de campo de tal organização, infiltrada, tempos atrás em Bajor com memórias alteradas, uma Cardassiana chamada de Iliana Ghemor e filha de um importante militar do Comando Central.

Notas:

O roteirista do episódio, Robert Hewitt Wolfe, diz que mesmo antes de trabalhar em DS9 ele tentou vender uma história para a produção de A Nova Geração, em que personagens daquela série se tornariam Romulanos no curso de um episódio (pra falar a verdade ninguém menos que “Q” transformava Picard, Data e Troi em Romulanos). História que acabou não levando a uma venda, apesar de “Face of the Enemy” da sexta temporada das aventuras de Picard e cia. ter um tema relacionado.

Ele continuou com a idéia que eventualmente se transformaria em “Second Skin”, só que originalmente o plano era fazer de O’Brien um Cardassiano que substituiu o verdadeiro O’Brien durante as guerras de fronteira, anos atrás. Tal história foi abandonada pelo fato do chefe ter uma filha humana e a história acabou com Kira, que, como o chefe, obviamente tem um passado com os Cardassianos.

Wolfe acredita que o tema maior do episódio seja: “nunca julgue um livro pela sua capa”. Devido aos diversos níveis de manipulação e enganação apresentados, “todos parecem estar usando uma ‘segunda pele'”, diz o roteirista.

A imagem do capitão Kobheeriano foi um reuso de “Duet”.

A maquiagem Cardassiana foi uma verdadeira tortura para a claustrofóbica Nana Visitor, que tinha que chegar as 2h30 da manhã para iniciar a aplicação que demorava quase cinco horas para ficar pronta (o tempo da aplicação Bajoriana é de aproximadamente 90 minutos).

Ira Behr diz que o episódio foi o primeiro roteiro de Wolfe que não sofreu nenhuma rescrita, nem dele e nem de Michael Pelar. “Foi melhor que um rito de passagem para Wolfe”, diz o produtor.

Lawrence Pressman retornará como o legado Tekeny Ghemor em “Ties of Blood and Water” da quinta temporada, mas deixou tão boa impressão nos produtores que volta já em “The Adversary” (último episódio desta terceira temporada) como o embaixador Krajensky.

Elenco Convidado:

Andrew Robinson como Elim Garak
Gregory Sierra como Entek
Tony Papenfuss como Yeln
Cindy Katz como Yteppa
Lawrence Pressman como Tekeny Ghemor
Christopher Carroll como Gul Benil
Freyda Thomas como Alenis Grem
Billy Burke como Ari
Nana Visitor como Iliana Ghemor [não-creditada]

Escrito por Robert Hewitt Wolfe
Direção de Les Landau

“False Profits”
(“Falsos Profetas”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 44
Exibição nos EUA: 02/10/1996
Data Estelar: 50074.3.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Depois de detectar um “buraco de verme” instável em um sistema solar próximo, os sensores da Voyager encontram algo ainda mais estranho: evidências de que um replicador do quadrante Alfa está sendo usado em um dos planetas. Janeway envia Paris e Chakotay para o planeta Takar para investigar, e eles encontram uma dupla de Ferengis sendo adorada como a deuses pelos nativos por causa de sua avançada tecnologia.

Notas:

Os dois Ferengis desse episódio apareceram pela primeira vez em “The Price”, episódio do terceiro ano de A Nova Geração.

Joe Menosky escreveu o roteiro de “False Profits” enquanto estava na Europa e antes de entrar no staff de Voyager para a terceira temporada.

Aqui fica definido que o Grande Proxy é o representante oficial do Grande Nagus, o líder dos Ferengis.

Uma nave auxiliar é destruída nesse episódio. A última vez em que isso aconteceu foi em “Innocence”, episódio do segundo ano. Agora somente em “Coda”, ainda no terceiro ano, veremos isso acontecer novamente.

Três torpedos são lançados aqui pela USS Voyager. Isso deixaria a nave, em teoria, com apenas mais 25 para se defender.

Alan Altshuld interpretou no passado Pomet, um seqüestrador, em “Starship Mine”, e Yranac, um Yridiano, no episódio “Gambit, Part I”, ambos de A Nova Geração.

Michael Ensign interpretou anteriormente Krola, o ministro de segurança interna, no episódio “First Contact”, de A Nova Geração, e o embaixador vulcano Lojal, em “The Forsaken” (Deep Space Nine).

Rob LaBelle interpretou o prisioneiro Talaxiano de “Faces” (Voyager).


Elenco Convidado:

Dan Shor como Arridor
Leslie Jordan como Koll
Michael Ensign como Bard
Rob LaBelle como Kafar
Alan Altshuld como artesão

História de George A. Brozak
Roteiro de Joe Menosky
Direção de Cliff Bole