E por aqui, o que falam sobre Star Trek?

kirkespockNa véspera que antecede o lançamento do filme, pipocaram em diversos locais brasileiros vários artigos que anunciam, relatam passagens e até comentam bastidores sobre o filme. Abaixo um compilado com os devidos links para visualização completa da matéria.

Ah! E antes que eu me esqueça, cuidado, alguns links possuem Spoilers.

Zero Hora de Porto Alegre – Ana Carolina Rodrigues
Sob Nova Direção

Há sete anos, os “trekkers’’, como são conhecidos os fãs incondicionais de Jornada das Estrelas, não viam a tripulação da famosa nave Enterprise em ação nos cinemas. A espera foi longa, mas acaba amanhã com o lançamento mundial de Star Trek, 11º filme baseado na série de TV americana lançada em 1966 por Gene Roddenberry.

Uai de Minas Gerais – Sérgio Rodrigo Reis
Estreia sexta o 11º longa do Jornada nas Estrelas

Para filmar o interior da nave inimiga comandada pelo capitão Nero, a equipe de filmagens lançou mão de algo improvável: uma fábrica da Budweiser em Van Nuys, na Califórnia. Os enormes tanques e a tubulação de aço inoxidável criaram uma simulação perfeita das entranhas de uma nave em funcionamento. Para inventar o exterior da nave inimiga, a equipe de criação se inspirou na obra do arquiteto espanhol Gaudí, que gostava de revelar a estrutura interna dos prédios, virando a arquitetura pelo avesso. A partir daí, os responsáveis pelos efeitos visuais usaram canos e cabos para se parecer com o visual de ligamentos, tendões e nervos da nave. O efeito visual envelhecido destacou ainda mais a modernidade simbolizada pela Enterprise. Os figurinos também exigiram preparo da equipe. A intenção, desde o início, foi compor trajes que refletissem o que é familiar ao público e, simultaneamente, passassem a visão do diretor de um futuro funcional. Deu certo.

Reporter Diário do ABC – Felipe Logli
11º Star Trek traz origens da tripulação da USS Enterprise

O longa começa quando uma nave da Federação USS Kelvin é atacada por um Romulano (Eric Bana) que, desesperadamente, procura por um dos heróis do filme. A partir deste ponto, o foco passa aos personagens Kirk e Spock, a origem da amizade e como eles se tornaram oficiais da USS Enterprise.

Reuters via Terra
‘Star Trek’ agrada com viagem ao passado de personagens

Sempre que é anunciada uma nova série de TV ou longa-metragem da franquia Jornada nas Estrelas, invariavelmente, ela é vista pelos fãs e pela crítica com certa reticência. Isso porque além de contentar a quem acompanha a história desde os anos 1960, é preciso que a produção seja atrativa ao espectador casual.

Embora seja difícil conseguir essa proeza, como visto no decepcionante Nemesis (2002), o novo Star Trek, que estréia na sexta-feira no país com cópias dubladas e legendadas, vem provar que isso é possível.

G1
Trekkers ansiosos ante a estréia do novo ‘Star Trek’ nos cinemas

Os analistas da indústria, no entanto, consideram acertada a aposta de Abrams – criador de sucessos televisivos como “Alias – Codinome Perigo” e principalmente “Lost” – em escolher um elenco jovem e desconhecido para atrair uma nova legião de fãs e reativar a mitologia e a franquia de Star Trek.

Diário do Pará
Cinema: “Star Trek” de cara e roupa nova

Nimoy contou que se sentia “preparado para representar o personagem velho e sábio que oferece um pouco de ajuda aos jovens”. “Bem resolvido, à vontade com ele mesmo… O Spock que representei neste filme é bastante fiel a mim mesmo. É mais ou menos representativo do ponto em que estou na minha vida”.