HQ de “A Ira de Khan” supre ausência histórica

Quase trinta anos após seu lançamento nos cinemas, em 1982, Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan ganhou uma quadrinização tardia pela IDW Publishing, no ano passado. Em três edições, a obra adaptada por Andy Schmidt, com arte de Chee Yang Ong e cores de Moose Baumann, completa a coleção de revistas em quadrinhos dos seis primeiros filmes da Série Clássica, lançadas nos Estados Unidos ao longo das últimas décadas pela Marvel (primeiro filme) e DC Comics (todos os demais, exceto o filme 2).

Star Trek II: The Wrath of Khan da IDW não traz novidades. A história foi produzida exatamente em cima dos acontecimentos vistos em tela, sem nenhuma das cenas adicionais lançadas no DVD duplo. A arte segue um padrão diferente da maioria das HQs que a editora tem lançado, pois Chee Yang Ong é um desenhista oriundo de revistas com histórias de terror e policiais.

As caracterizações dos personagens estão ótimas, com exceção de alguns desenhos de Scotty e McCoy, que poderiam ter sido melhor desenhados. A primeira edição conta desde o início do filme, com a simulação do Kobayashi Maru, até o almirante Kirk assumir a Enterprise para ir a Regula 1. A segunda vai daí até a sequência da tripulação presa dentro de Regula, na caverna criado pelo efeito Genesis. A revista final, claro, continua deste ponto ao final da história, com o caixão de Spock repousando na superfície do recém-criado planeta Genesis.

O acabamento das três edições é de grande qualidade, fugindo do tradicional papel de jornal das HQs. A capa, numa gramatura mais espessa, e as belas páginas internas, deixam a publicação tão bonita que, mesmo quem não é trekker gostaria de ter em sua coleção. As revistas são oferecidas sempre em três opções de capa, geralmente uma foto do filme, um dos posters utilizados à época e um desenho baseado na trama. Cabe ao leitor escolher qual vai levar para casa.

Como adquirir – Em junho desde ano, meses após o lançamento de A Ira de Khan em três edições, a IDW colocou nas livrarias e lojas virtuais um encadernado (paperback) de nome Star Trek Motion Picture Trilogy com todas as quadrinizações dos filmes 2, 3 e 4, a US$ 24,99.

Com 216 páginas, o livro conta com as versões “remasterizadas” das revistas dos filmes 3 e 4, lançadas pela DC Comics há décadas, e é mais fácil de achar do que o trio original, as chamadas backissues.

É possível comprar tanto a versão em três revistas (com mais dificuldade, pois está saindo dos estoques), quanto esse encadernado, pela internet, e com bons descontos. Sites como a Amazon.com, Mile High Comics e TFAW.com oferecem o material para quem tem cartão de crédito internacional. O preço do frete costuma ser convidativo, e o tempo de espera pela chegada do pacote tem média de três semanas. São lojas que o Trek Brasilis confia e recomenda para você atualizar sua coleção.