NovaFrota traz René Auberjonois, o Odo, para convenção em agosto

Após 15 anos de espera, enfim um ator de Star Trek virá novamente ao Brasil para participar de uma convenção trekker. René Auberjonois, o comissário Odo de Deep Space Nine, fechou com a NovaFrota BR e estará em São Paulo para um grande evento no dia 18 de agosto deste ano, no Teatro Elis Regina do complexo do Anhembi. A vinda de René, que trará com ele Richard Arnold, consultor de Star Trek e ex-assistente de Gene Roddenberry, foi possível graças ao engajamento dos fãs na campanha de crowdfunding Um Pedaço da Ação, que coleta doações em troca de recompensas ligadas ao clube e seus eventos. O anúncio foi feito neste sábado (17/02), no lançamento oficial da NovaFrota no Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista.

“A vinda do René só foi possível pela ajuda que os fãs deram para o clube neste começo de trabalho”, afirmou o presidente da NovaFrota, Luiz Navarro. “Mesmo ainda sem alcançar o valor necessário na campanha Um Pedaço da Ação, estamos confiantes no poder de realização que todos nós podemos fazer juntos, e resolvemos bancar a vinda do Odo em apenas um mês e meio desde que a NovaFrota começou”, explicou.

A convenção no MIS foi o “evento zero”. Para um bom público, o clube apresentou seus coordenadores (Luiz Navarro, Roosevelt Garcia, Fernando Augusto, Edson Santos, Marcos Kleine, Paulo Gustavo Pereira e Salvador Nogueira), entregou a revista Diário de Bordo especial de colecionador para os que contribuíram com o crowdfunding e foram ao MIS, realizou sorteios diversos e, em três blocos distintos, mostrou qual será o caminho que o novo clube, uma continuação da antiga Frota Estelar Brasil (1989-2017), vai trilhar. Ficção, Ciência e Fantasia.

“O clube começa com um evento de Star Trek, pelos 25 anos de DS9, mas falaremos também de outras séries de Ficção. Vamos divulgar Ciência o máximo que pudermos, e faremos convenções baseadas em outras séries de Fantasia”, destacou Roosevelt Garcia. “A NovaFrota vai se dedicar a produzir grandes eventos. Tudo o que for arrecadado no crowdfunding e futuramente nas mensalidades (R$ 30/mês) será revertido para o clube e seus sócios.”

NovaFrota BR é a continuação da antiga Frota Estelar Brasil (1989-2017)

Equipe de coordenadores da NovaFrota BR, da esquerda para a direita: Roosevelt Garcia, Marcos Kleine, Edson Santos, Salvador Nogueira, Luiz Navarro, Paulo Gustavo Pereira e Fernando Augusto.

No bloco inicial, com Ficção como tema, e a companhia do convidado Tato Tarcan da Rede Geek, o grupo conversou sobre os 25 anos de Deep Space Nine, inclusive comentando os 10 melhores e 10 piores episódios da série. Foi também neste bloco que René Auberjonois foi anunciado para agosto, além de um vídeo surpresa de William Shatner, que dispensa apresentações, saudando a chegada da NovaFrota no fandom do Brasil e se colocando à disposição para um dia, quem sabe, participar de uma convenção por aqui. Você pode assistir tudo isso no Facebook do Trek Brasilis (aqui), que fez a transmissão ao vivo.

O segundo bloco foi dedicado à Ciência, com uma divertida palestra do jornalista especializado Salvador Nogueira, editor do Trek Brasilis e do Mensageiro Sideral, sobre “Riscos reais de um meteoro atingir a Terra”. Após, Roosevelt Garcia apresentou um clipe com cenas de diversos filmes de cinema que tratam da catastrófica temática.

Finalizando o encontro, o terceiro segmento da estreia da NovaFrota foi voltado para a Fantasia. Sílvia Reis, do Grupo de Ficção Alpha, Ederli Fortunato e Paulo Gustavo Pereira conversaram a respeito da saga do bruxinho Harry Potter, em suas versões literária e cinematográfica. Na sequência, um acalorado debate sobre Star Trek: Discovery tomou conta do palco, com Fernando Augusto, Salvador Nogueira, Luiz Navarro, Marcos Kleine e o convidado Thiago Maldonado (Star Trek: Diário do Capitão) discutindo tudo o que gostaram e não gostaram das aventuras de Michael Burnham, Saru, Lorca e da NCC-1031 em seus 15 episódios. E antes das cortinas se fecharem, a premiação para os melhores cosplayers do dia.

A campanha Um Pedaço da Ação recebe doações até 9 de março. Se você ainda não ajudou, dê um pulo lá e ajude! Toda contribuição é especial e fundamental para alavancar sonhos como a vinda de Odo ao Brasil e quem sabe em breve ele, William Shatner, o eterno capitão James T. Kirk.

 

Primeiro bloco: conversa sobre os 25 anos de DS9

Trekkers prestigiaram o evento no MIS

Os 10 melhores e os 10 piores episódios de Deep Space Nine foram relacionados e comentados

Segundo bloco: Salvador Nogueira fala sobre Ciência. Tema: meteoros

Fantasia no terceiro bloco: conversa sobre Harry Potter com Ederli Fortunato, Paulo Gustavo Pereira e Sílvia Reis

Mais do terceiro bloco: acalorado e divertido debate sobre Star Trek: Discovery

Finalizando o evento, concurso de melhor cosplayer!

Diário de Bordo número zero, primeiro produto editorial da NovaFrota, foi entregue no MIS para quem tinha direito a uma edição via contribuição na campanha Um Pedaço da Ação