Série Animada ganha seu guia de episódios oficial

Tudo começou com The Star Trek Compendium escrito por Allan Asherman e publicado pela primeira vez em 1981. A edição inaugural do guia da Série Clássica de Jornada nas Estrelas cobria as três temporadas da televisão e até Jornada nas Estrelas: O Filme (1979), de Robert Wise. Ao longo dos anos foi sendo atualizado pela editora, que incluía os filmes posteriores. A edição mais recente, de 1993, engloba toda a saga da tripulação original até o filme 6, A Terra Desconhecida (1991). O formato inclui a história do desenvolvimento da série, sinopse e ficha técnica dos episódios e informações de bastidores. (No Brasil, a Editora 67 publicou em 1999 uma versão em português, o Jornada nas Estrelas – Compendium, sob a edição de Paulo Maffia.)

Esse formato se consolidou e posteriormente a Pocket Books publicou o Star Trek: The Next Generation Companion, escrito por Larry Nemecek; o Star Trek: Deep Space Nine Companion de Terry J. Erdmann com Paula M. Block; e o Star Trek: Voyager Companion de autoria de Paul Ruditis. Até a série natimorta Fase 2 teve seu guia, o Star Trek: Phase II pelas mãos do casal Judith e Garfield Reeves-Stevens.

Agora é a vez de A Série Animada. Chega às lojas norte-americanas em setembro o Star Trek: The Official Guide to the Animated Series publicado pela Weldon Owen e escrito por Aaron Harvey e Rich Schepis. O livro, de 160 páginas, é ricamente ilustrado e traz informações detalhadas sobre a série, sinopse dos episódios e reprodução de documentos da Filmation. A Série Animada foi criada e produzida por Gene Roddenberry e foi ao ar nos Estados Unidos de 8 de setembro de 1973 a 12 de outubro de 1974, trazendo as vozes da maioria do elenco original em seus 22 episódios.

Resta a esperança de um livro desse estilo para Jornada nas Estrelas: Enterprise, a única série que não está mais em produção sem seu guia de episódios oficial.

O Star Trek: The Official Guide to the Animated Series não tem previsão de lançamento no Brasil, mas a edição importada, de capa dura, já está em pré-venda na Amazon BR ao preço de R$ 135,16. A Série Animada está disponível na Netflix, e em versão HD e com opção de dublagem em português.

Confira algumas páginas de amostra do novo livro, que foram divulgados pelo site TrekCore (clique para ver maior):