Jeffrey Combs relembra seus personagens em Star Trek

Em mais uma sequência de entrevistas sobre o documentário What We Left Behind da série Star Trek Deep Space, o site Trek Movie conversou com o ator Jeffrey Combs

Combs foi um dos atores mais versáteis na franquia Star Trek, tendo interpretado personagens nas séries Voyager e Enterprise. Mas sua maior performance foi em Deep Space Nine, participando de 31 episódios e interpretando vários personagens, incluindo o ferengi Brunt e Weyoun, um Vorta que era o principal representante do Dominion.

Ele é um dos poucos atores que apareceram com oito ou mais personagens na franquia.

Um dos temas de What We Left Behind é como o DS9 era um tipo diferente de série. Você teve a oportunidade de trabalhar em Voyager e especialmente em Enterprise . Como você diria que sua experiência foi diferente em Deep Space Nine?

Boa pergunta. Para responder, vou usar uma metáfora. Digamos que eu trabalhe na linha da Ford fabricando carros e um novo modelo apareça. Bem, a linha de montagem é modificada e há pessoas diferentes, mas os mesmos conceitos básicos de montagem e aparato e infra-estrutura estão em vigor, até a filosofia. Então, apesar de serem bem diferentes em tom e pessoal, também foi muito confortável para mim. Eu sabia que cada série tinha mais semelhanças do que diferenças, em termos de programação diária, o que esperar e o nível de qualidade de cada departamento, incluindo muitas das mesmas pessoas. Como por exemplo, para todos as séries, Robert Blackman era o figurinista. Então, essa é uma consistência que foi reconfortante. Assim, a filosofia básica de produção era a mesma, não era uma diferença que abalasse a Terra para mim. E isso é bom porque na maioria das vezes, atores como eu, que se repetem, é como ir a uma nova escola. Você anda e as coisas estão zunindo e você simplesmente não sabe os prós e contras de tudo. Então, qualquer tipo de garantia que você tem em torno de si mesmo, de que as coisas são familiares, isso realmente ajuda você. Os atores lidam com muita ansiedade e receio quando entram em um cenário com o qual não estão familiarizados.

Como ator recorrente, você apareceu em DS9 mais de 30 vezes, interpretando vários personagens. Por que você acha que eles continuaram ligando para você tantas vezes, especialmente para papéis diferentes?

Isso é realmente bom. Tudo aconteceu de uma maneira realmente não ortodoxa. Começou bastante favorável. Eu fiz um teste para alguns episódios de Deep Space Nine e não consegui entrar na série. Então, quando eu fui para o episódio “Meridian” – que foi o meu primeiro – fiz um alienígena que só apareceu uma vez. Foi um sem compromisso. Eu fiz o teste novamente e consegui o emprego, e sempre imaginei que seria nada mais do que um artista convidado para um episódio de Star Trek, uma série que quando criança eu absolutamente adorava. Eu amo a série original, então, entrar em uma série Star Trek foi um marco para mim. E Jonathan Frakes foi o diretor desse episódio, então ele me colocou na pista de dança e eu aprecio isso.

Quando eu estava no set, me reconectei com meu querido amigo René Auberjonois. Eu tinha feito teatro com Rene, e aconteceu que Rene estava se preparando para dirigir um episódio Ferengi [“Family Business”] e ele me sugeriu para fazer Brunt. Houve um pouco de resistência natural para isso, porque diziam “espere, ele esteve em um episódio, por que nós mergulharíamos assim?”. Mas René fez uma defesa por mim e disse: “quem vai saber? Ele é um ferengi”. E eles disseram que sim, e isso se tornou um papel recorrente. Então, pensei que fosse só isso. O mais legal foi que eu não tive que fazer um teste para Brunt, na verdade, eu não tive que fazer um teste para Star Trek novamente depois disso. Eu sou eternamente grato por isso, já que eu sou terrível para teste.

Então, eu comecei a fazer Brunt e Ira Steven Behr veio até mim no set num momento e disse: “Nós realmente gostamos do seu trabalho e queremos trazer você de volta em algo que as pessoas venham reconhecer em seu rosto”. Eu sei que Weyoun iria florescer e superar Brunt em papéis recorrentes e se tornar mais e mais integrante no enredo de Deep Space Nine. Eu ainda me belisco todos os dias com a minha boa sorte. E claro,  Enterprise ligou e perguntou se eu faria Shran, o que eu fiquei muito grato porque eu amava esse personagem e aproveitei cada momento com isso e com Scott [Bakula] e com a equipe.

Houve episódios que você teve que recusar? Poderia haver ainda mais de você em Deep Space Nine ?

Essa é uma pergunta muito boa porque eu tinha outras coisas acontecendo além de Star Trek. Eu tenho uma espécie de pé no mundo do horror – Re-AnimadorFrightenersFrom Beyond – a lista continua. Você imagina que haveria algum tipo de colisão em algum momento. Eu me lembro de Frighteners interferindo em Deep Space Nine, mas tudo deu certo. Deep Space Nine foi muito complacente com datas. Eles puderam ser um pouco flexíveis, de modo que se você não pudesse fazer isso dessa vez, você poderia fazer outra vez. Surpreendentemente, nunca houve uma colisão como essa em todos esses anos que fiz Star Trek. Eu provavelmente mudei algumas coisas que não eram tão interessantes para mim quanto Deep Space Nine.

Com relação a Weyoun, como o personagem evoluiu para você, e como abordou os diferentes Weyouns de forma diferente? Começou também como outro personagem secundário mas tornou-se este personagem principal, o que é um processo estranho.

Foi um processo estranho. Eles nunca sonharam com Weyoun sendo um papel recorrente, e eu não sonhava. Tudo que eu sabia é que eles viriam com a forma como eles queriam, ver meu rosto em um novo personagem e o personagem morre no final do episódio. Quando um personagem morre, é isso. É secundário, não retorna. É apenas casual.

É um pouco de colaboração. Eles colocam algo no papel. Eu entro às 4:00 da manhã sem saber como vou proceder. Eu tenho uma ideia do que eu vou usar porque eu tinha um traje de guarda-roupa, mas eu não sei como vai ficar quando terminar minha maquiagem. E eu tenho cerca de quinze a vinte minutos, uma vez que estou na minha aparência para me olhar no espelho e fazer uma decisão instintiva, muito rápida e definitiva, sobre quem é esse cara baseado nas palavras da página, mas também sobre o que eu estou vestindo e como eu pareço. E quando eu terminei e o episódio terminou e eu fui morto, foram os escritores que olhando para os diálogos diziam: “Por que matamos esse personagem muito interessante?” E eles tiveram a flexibilidade de dizer que não precisavam matá-lo, ele poderia ser clonado. E sou eternamente grato a quem veio com essa sugestão, já que eu gostei de fazer o Weyoun.

Em resposta à segunda pergunta, eu não tentei interpretar cada Weyoun de forma diferente. Eu o vi como um clone que volta completamente intacto, não algo perdido. Agora, talvez a situação seja diferente e a tensão esteja aumentando ou algo assim. Mas eu nunca tentei interpretar o personagem de forma diferente a cada iteração. O que eu posso estar enfrentando é diferente e, portanto, minhas reações seriam diferentes. Mas eu nunca pensei: “Como eu faço esse cara diferente?” Diferente do que era supostamente defeituoso.

Você assistiu a nova série Star Trek: Discovery ?

Gostaria de poder dizer que já vi muito, mas não sou assinante da CBS All Access. Eu assisti os episódios que eles tinham grátis no começo e eu realmente gostei. No espírito de Star Trek, eu gosto que eles estejam escolhendo ir aonde ninguém foi antes e ir por outro caminho e não tentar imitar nenhuma outra série.