Reexibição de Discovery tem audiência baixa na CBS

A reestreia de Star Trek: Discovery na TV aberta americana produziu audiência medíocre na última quinta-feira (24), com estimados 1,7 milhão de espectadores sintonizados na CBS a partir das 22h para rever “The Vulcan Hello”, o piloto da série.

Ninguém esperava uma comoção, claro, com um episódio que já foi exibido uma vez na mesma CBS exatos três anos antes (quando teve audiência de 9,5 milhões de espectadores e levou ao primeiro grande salto de assinaturas no serviço de streaming CBS All Access) e já esteve gratuitamente online para o mercado americano. Ainda assim, o resultado foi proclamado como “um começo baixo” pela Variety e descrito como “não tão bom” pelo Hollywood Reporter – dois dos principais veículos de imprensa do entretenimento americano.

No horário, Discovery fez menos que os dois programas inéditos exibidos pelas rivais ABC e NBC. Na faixa das 22h, quem saiu no topo foi o programa de reportagens Dateline NBC, com audiência de 3,3 milhões, seguido pelo game-show Match Game, na ABC, com 2,9 milhões.

Dentre todos os programas exibidos na data no horário nobre, Discovery se saiu melhor apenas que as programações da Fox e da CW, duas redes que estão um degrau abaixo das três grandes (NBC, ABC e CBS).

Mas chega até ser engraçado falar em “grandes” hoje em dia para a TV aberta americana. Os campeões da noite foram os realities Celebrity Family Feud (ABC) e Big Brother (CBS), que tiveram respectivamente 5,1 milhões e 4 milhões de espectactores. Mas todos eles perderam da NFL Network, canal por assinatura da liga de futebol americano, que teve 5,4 milhões para uma partida entre os Miami Dolphins e os Jacksonville Jaguars (no pior desempenho de audiência um jogo de meio de semana em quatro anos).

Resta saber qual será a trajetória de Discovery com as próximas exibições. A tendência, pós estreia, é que a audiência caia ainda mais. A CBS decidiu exibir os 15 episódios do primeiro ano como “tapa-buraco” da programação, já que há carência de conteúdo inédito por conta da pandemia. A estratégia é usar os velhos episódios como chamariz para atrair novos clientes ao serviço de streaming, com a iminente estreia do terceiro ano da série. Pelo desempenho, contudo, o ganho promete ser bem limitado. O Trek Brasilis naturalmente estará de olho.