Designer detalha naves do segundo ano de Picard

Pela primeira vez desde que Star Trek voltou à TV em 2017, um visual bem familiar da Frota Estelar reapareceu em tela. Na estreia da segunda temporada de Star Trek: Picard, uma enorme frota da Federação chega ao encontro da nova e bizarra nave Borg, e as naves desta frota são instantaneamente reconhecíveis. Mas, a última vez que vimos uma frota de naves desta época, no final da primeira temporada de Picard, a estética visual era decididamente diferente. Com a introdução da nova USS Stargazer e uma infinidade de naves estelares familiares, Picard fez uma grande aposta e tornou parte do canone as naves do game Star Trek: Online.

“Recebemos o roteiro e descobrimos que faríamos uma nova nave e essa nave seria a Stargazer, e que haveria uma frota inteira neste episódio também. E, ao mesmo tempo, o final da 1ª temporada os fãs tiveram uma reação a frota da USS Zheng He e eles não ficaram felizes”, comentou Dave Blass.

Blass está se referindo ao momento em “Et in Arcadia Ego Part 2”, quando Riker chega com várias naves da Frota Estelar quase idênticas, lideradas pelo USS Zheng He. Embora houvesse uma pequena variação, o fato de a maioria das naves parecerem iguais irritou alguns fãs. Blass disse que viu toda essa conversa e decidiu fazer uma mudança para a grande cena da frota da segunda temporada.

“Eu sei que há muitas razões práticas pelas quais as coisas acontecem, mas eu estava tipo, ok, eu me pergunto se há uma maneira de resolver esse problema e transformar o obstáculo em oportunidade”, disse o designer de produção.

O objetivo era dar aos fãs uma frota que representasse as naves que eles conhecem e amam das eras Nova Geração, Voyager e Deep Space Nine. A nova Stargazer ia ocupar o centro do palco, mas Blass queria que as naves que chegassem fossem conhecidas, mas a equipe de Picard estava com poucos recursos e precisava de mais animadores digitais para criar naves individuais. Então, ao invés de criar novos modelos digitais, Blass procurou onde eles já pudessem existir. Para completar a nova frota nessa temporada de Picard, Blass entrou em contato com o designer de Star Trek: Online, Thomas Marrone, com uma grande ideia: colocar as naves da Frota Estelar do início do século 25 do jogo, na tela, pela primeira vez.

“Encontrei essas naves de Star Trek Online e fiquei tipo, caramba, elas são realmente bonitas. Eu estava tipo, por que não estamos fazendo algo aqui? Então eu entrei em contato com Thomas, pois precisava de pessoas que soubessem como projetar naves de Star Trek e que [sabem] que uma nave de Star Trek não é uma nave de Star Wars”, sentenciou Blass.

“Era meio velho para nós. Sabíamos quais eram as armadilhas, quais eram as coisas difíceis de fazer e como você pega algo que é familiar e o expande enquanto ainda o torna facilmente identificável. Queremos que os fãs digam ‘isso é uma nave da Frota Estelar. Essa é uma nova versão da [classe] Galaxy ou qualquer outra coisa. Sempre foi algo que eu fantasiei, mas quando Dave estendeu a mão, certamente foi um sonho que se tornou realidade para nós”, disse Thomas Marrone, de Star Trek: Online.

Para os fãs do game, isso significava que várias classes de naves agora são canônicas, incluindo o cruzador de exploração da classe Ross e o cruzador leve da classe Reliant. Mas Marrone e Blass deixaram claro que toda a frota, na estreia dessa temporada, não é apenas povoada por naves de Star Trek: Online. Você também está vendo muitas naves da última era da Nova Geração, incluindo a classe Akira de Primeiro Contato e a famosa classe Sovereign.

“Alguns desses são os modelos do jogo, mas também ajudamos com algumas naves existentes no canône. Tínhamos um ótimo catálogo delas, eles pegaram nossos modelos e texturas e os trouxeram para a realidade”, finalizou Marrone.

Nessa segunda-feira (07), Dave Blass divulgou as imagens das naves que apareceram no primeiro episódio “The Star Gazer”, da segunda temporada de Star Trek: Picard, além da placa de registro da novíssima (e linda) USS Stargazer.

Essa foi a nave auxiliar que levou Picard até a Stargazer: