Matalas explica sobre o corpo de Kirk em Picard

No episódio “The Bounty”, em Star Trek: Picard, vemos vários itens armazenados na Estação Daystrom. Um dos itens mais especulados é aquele relacionado ao corpo do capitão James T. Kirk, que consta no manifesto de coleção da estação. O showrunner Terry Matalas explica porque eles incluíram o corpo de Kirk na coleção e o que isso pode significar para o personagem no futuro.

No fim de semana passada, Matalas apareceu, remotamente, em um painel realizado na GalaxyCon apresentado pelos Inglorious Treksperts, e lançado em podcast. No painel, entre outros temas,  discutiu-se sobre a morte de Kirk, e Matalas confirmou que colocar o corpo de Kirk na Estação Daystrom foi, pelo menos em parte, por causa de sua insatisfação com a forma como a história de Kirk terminou em Star Trek Generations:

Olha, não é assim que eu teria mandado Kirk embora, claramente porque acabei de colocar o corpo dele na Daystrom.

De acordo com o filme Star Trek: Generations, o corpo de Kirk foi enterrado por Picard em Veridian III, sob uma pilha de pedras. Essa foi a última localização conhecida do personagem até o episódio “The Bounty”.

Desde que foi mostrado o corpo de Kirk na Daystrom Station, incluindo uma menção de algo chamado “Projeto Fênix”, muitos fãs especularam se era possível um retorno do velho personagem na série Picard ou em outra. Perguntado sobre a possibilidade, Matalas desmentiu que tivesse alguma intenção de trazer Kirk de volta:

Olha, Kirk está morto. Pensamos: “Será que o corpo dele está mesmo debaixo de uma pilha de rochas naquele planeta?” Não estamos comprometidos… não estamos dizendo que ele ressuscitou.

No entanto, o showrunner disse que sente que trazer o corpo de Kirk de volta para Daystrom poderia criar uma história do retorno de Kirk em um futuro:

É uma dica para The Return, que é um livro maravilhoso que recomendo a todos vocês? Talvez. Apenas deixamos em aberto que algum dia algum escritor brilhante poderá fazer algo. Isso poderia ser uma coisa animada. Isso pode ser qualquer coisa. É só para guardar, como meu amigo Spock gosta de dizer: “Sempre há possibilidades”. Essa foi a ideia por trás disso.

The Return é um romance de Star Trek de 1996, escrito por William Shatner com Judith e Garfield Reeves-Stevens. A história começa depois de Generations, quando os romulanos, usando tecnologia Borg, recuperam o corpo de Kirk de Veridian III e o ressuscitam. Eles queriam usar Kirk como uma arma para enfrentar Jean-Luc Picard, mas Spock recupera Kirk de sua lavagem cerebral e o personagem viveu tendo uma série de novas aventuras através de uma série de romances na década seguinte, terminando com Captain’s Glory de 2006.

Shatner comenta

Com todos os comentários a respeito do corpo de Kirk em Picard, seu intérprete, William Shatner, postou um comentário, no twitter, referindo-se ao “Projeto Phoenix” com a pergunta “Onde está Kirk?”.

Acho que sabemos onde o desaparecido capitão de Star Trek estava! É como o antigo jogo Pedra, Papel e Tesoura, mas agora é Pedra, Painel, Estação! #ProjetoPhoenix ? #OndeestáKirk ? Eu acho que é tudo um Primeiro de abril

Tenha um ótimo final de semana!