TNG 7×17: Masks

Artefato alienígena “educa” ao recriar sua mitologia a bordo da Enterprise

Sinopse

Data estelar: 47615.2.

A Enterprise acompanha um cometa errante proveniente do sistema D’arsay, que vaga pelo espaço interestelar há 87 milhões de anos. Enquanto os sensores da nave estudam o objeto, Deanna Troi repara que uma estranha estátua surgiu em seus aposentos. Mais tarde, acompanhando Data em uma aula de escultura, ela o vê dar um salto de criatividade surpreendente, ao criar uma máscara.

As coisas se complicam quando estranhos símbolos começam a tomar conta dos computadores da nave. Objetos ritualísticos também começam a aparecer em todos os cantos. Ao que parece, isso está conectado ao cometa errante. A fim de desvendar o que há em seu interior, Picard ordena o uso dos feisers para sublimar sua superfície de gelo e poeira, revelando um artefato alienígena que parece ser um grande arquivo cultural.

Data parece estar sendo influenciado pelo estranho objeto, ao demonstrar saber o significado dos símbolos que aparecem nas telas por toda parte. La Forge analisa os sistemas positrônicos do androide na engenharia, e Data teme estar ficando louco. Eis que uma identidade, Ihat, se apodera de sua mente e avisa que Masaka está acordando – e trará morte consigo.

La Forge descobre que o artefato alienígena não está teletransportando objetos para a Enterprise, mas sim convertendo partes da nave neles, como num processo de transformação. Logo não restará mais nada da Enterprise, que está presa por um raio trator. A chave de como lidar com isso parece estar com Data e as estranhas personalidades que ele manifesta. Além de Ihat, um idoso que se diz pai de Masaka também aparece. Os dois dizem a Picard que ele pode atrair Masaka ao criar o templo dela, e revelam ao capitão um símbolo.

La Forge estabelece acesso ao sistema alienígena e, por ordem de Picard, transmite o símbolo, que recria o templo de Masaka num corredor da Enterprise. Picard, Troi e La Forge analisam a construção e encontram o símbolo de Masaka pareado com um que lembra uma meia-lua. Picard especula que esse sinal pode representar Korgano, personalidade que parece estar em contraposição a Masaka, como se ela fosse o Sol e ele a Lua.

Eis que Data surge com uma máscara, como Masaka, e senta no trono do templo. O capitão conclui que o único modo de lidar com ela é evocando Korgano. La Forge introduz o símbolo de Korgano no sistema alienígena, e uma máscara prateada se materializa. Picard decide usá-la para emular Korgano e confrontar Masaka. Ele interpreta corretamente que são figuras mitológicas ligadas ao Sol e à Lua, cada uma reinando no céu alternadamente, em uma eterna caçada. Como Korgano, ele convence Masaka a retomar o ciclo, em vez de reinar suprema, e com esse desfecho a Enterprise volta ao normal – assim como Data.

La Forge consegue desabilitar o sistema de transformação do artefato, que será visitado por uma equipe arqueológica da Federação para estudá-lo mais profundamente. E Data carrega a lembrança de ter portado por um tempo as mentes de muitas pessoas – uma civilização inteira – em seu cérebro positrônico, algo que transcende qualquer experiência humana.

Comentários

“Masks” costuma ser vilanizado como um episódio confuso e aparentemente sem sentido, o que faz muitos o apontarem como um dos piores da série. Trata-se, contudo, de uma avaliação essencialmente injusta. É verdade que ele é de fato meio disparatado, mas o normal é que seja assim quando uma tripulação trava contato com um estranho artefato de uma civilização completamente misteriosa e alienígena.

Criticar a falta de sentido prático aqui é meio como criticar o desfecho de 2001: Uma Odisseia no Espaço, por conta da incompreensão que gira em torno do contato entre o astronauta Dave Poole e o monolito alienígena em órbita de Júpiter. Considerando as incontáveis possibilidades culturais e tecnológicas que a existência de sociedades extraterrestres proporciona, o mais estranho é quando compreendemos totalmente a comunicação e o intento dos alienígenas – recurso muito usado em Star Trek para construir aventuras e alegorias em termos mais simples e inteligíveis.

A premissa de Joe Menosky para o episódio – a de um repositório de informação que a compartilha manifestando-se fisicamente na nave e se apropriando de um sistema digital complexo (como Data) para se expressar – é puro suco de boa ficção científica. E tudo bem que no fim não entendamos muito bem o que os criadores do artefato queriam com algo assim e como exatamente Picard tomar parte na mitologia deles pode restaurar tudo ao normal. Mentes alienígenas não têm, a rigor, obrigação de fazer completo sentido para nós. Podemos pensar que tudo não passou de um teste sofisticado para certificar o intuito benigno da tripulação da Enterprise – e sua disposição para aprender – ao estudar aquele objeto.

Independentemente do quanto se goste ou não de como as coisas se resolvem, é inegável que o episódio constrói um mistério que vai evoluindo de forma paulatina, trazendo novidades e mantendo o interesse em cada ato. É uma ótima oportunidade para Picard desfilar seu talento para estudos arqueológicos e antropológicos, o que é bem representado por Patrick Stewart. Mas o grande destaque do episódio vai mesmo para Brent Spiner, que teve de criar diferentes personalidades ao ser controlado pelo artefato. Atuações espetaculares e corajosas. É verdade que há certo espalhafato vez por outra, em particular nas representações de Ihat e Masaka, mas a natureza mitológica da história pedia isso.

Pode-se também criticar o visual dos artefatos – ilusoriamente primitivos, como descreveu Picard – e as famigeradas máscaras com que Data e Picard têm de se confrontar como Masaka e Korgano, mas nada disso desmerece a premissa e sua execução.

O episódio praticamente dispensa elenco convidado, mas abusa de objetos de cena, redecoração dos cenários da Enterprise e um templo para Masaka. Para economizar e simplificar as coisas, a produção evita mostrar objetos em fase de transformação, usando cortes de câmera para fazer as transições transformativas da Enterprise. No mesmo espírito, o aspecto externo da nave é mantido o tempo todo, embora internamente as mudanças sejam grandes.

Com essas distrações e atalhos, muito do sucesso do episódio depende de o espectador se envolver com a trama, sem se apegar a aspectos mais exóticos da apresentação. Caso isso não seja possível, talvez seja inevitável cair em risos involuntários diante do pitoresco da situação. Mas, para quem consegue se envolver com esse cruzamento de “The Inner Light” (sonda alienígena impõe sua comunicação e história a um tripulante) e “Darmok” (alienígenas se comunicam com vocabulário inteligível, mas seu intento é misterioso), a experiência intelectual é bastante prazerosa.

Avaliação

Citações

“Masaka is waking.”
(Masaka está despertando.)
Ihat, no corpo de Data

Trivia

  • A versão final do roteiro ficou pronta em 9 de dezembro de 1993, um dia antes do início das filmagens. O episódio nasceu de uma velha premissa de Michael Piller de fazer algo inspirado na antiga Biblioteca de Alexandria. Joe Menosky originalmente usou formas puramente arquetípicas, mas elas se mostraram difíceis de conceituar, então elas foram trocadas por personagens reais do arquivo.
  • De acordo com o consultor científico André Bormanis, a explicação dada no roteiro original é de que o arquivo era um “dispositivo Genesis avançado” que confundiu a Enterprise com um planeta para recriar sua sociedade.
  • Ronald D. Moore reagiu com estranheza ao episódio: “Eu me lembro de ter visto a história inicial e dito, ‘Jesus, o que é isso?’. Era bem louca e então o roteiro chegou e nós todos coçamos a cabeça e olhamos um para o outro e nos perguntamos o que ele [Joe Menosky] anda fumando lá nos Alpes. Mas então quando começamos a examiná-lo e entrar nele um pouco mais, vimos o que ele estava fazendo. Ele tem algumas ideias realmente interessantes e aborda as coisas de um ângulo diferente.”
  • De fato, Joe Menosky estava morando na Europa na época e contribuindo com Star Trek como freelancer. Seu roteiro deste episódio teve uma polida final não creditada por Naren Shankar.
  • Brent Spiner viu neste roteiro um dos maiores desafios de atuação para ele na série. “Eu tive boas coisas na sétima temporada. Eu apenas gostaria que o cronograma fosse diferente. Recebi o roteiro de ‘Masks’ na noite anterior ao início das filmagens e estava terminando ‘Thine Own Self’ à meia-noite anterior, então não tive tempo nem de absorver o roteiro e digeri-lo e descobrir quem eram essas pessoas que eu estava interpretando… acho que disse a Jeri na época: ‘Dê seis meses e acho que posso fazer justiça a todos os personagens’, mas, como foi, eu não sabia quem eram essas pessoas e então eu estava fazendo atuação instantânea e aparecendo com o que eu conseguia na hora porque tínhamos de filmar.”
  • Taylor se lembrou da angústia de Spiner. “Brent estava muito nervoso sobre fazer todos esses papéis. Ele disse que o Dustin Hoffman teve um ano para descobrir como fazer Tootsie e retratar uma mulher. Eu disse, ‘você não tem que retratar uma mulher, só uma líder’. Ele acabou criando quatro personalidades únicas, distintas, o que é muito difícil para um ator, sobretudo pela restrição de tempo.”
  • O cenário do templo foi construído no galpão 18, usado por Deep Space Nine, e voltaria a ser usado como a fortaleza do Albino em “Blood Oath”, de Deep Space Nine. O uso do galpão 18 ocorreu porque o 16, usado por A Nova Geração, estava ocupado com os cenários da vila de “Thine Own Self”.
  • O efeito do cometa errante foi feito pelos Santa Barbara Studios, que já tinham experiência pregressa com cometas, tendo feito o que aparece na abertura de Deep Space Nine. O efeito do derretimento do comenta foi tão bem recebido pela produção de A Nova Geração que passou de seis a nove segundos. A tomada seria reutilizada em “Death Wish”, de Voyager.
  • Boa parte da equipe ficou insatisfeita com o episódio final. Naren Shankar comentou: “Joe tem uma imaginação magnífica, ele pensa de forma profunda. Mas nesse caso foi demais… Tínhamos de tornar mais compreensível, deixar as pistas mais claras. E o resultado final é… ainda meio confuso.”
  • O diretor Robert Wiemer esteve entre os insatisfeitos. “Eu sempre olho e procuro um subtexto significativo de algum tipo em todos os episódios que fiz; no mais das vezes eles são peças de moralidade, e eu fui incapaz de achar isso em ‘Masks’… acabou sendo uma história de aventura exótica, mas não tinha um coração.”
  • Ronald D. Moore foi uma das vozes dissonantes. “Foi um episódio fascinante. Estava cheio de conceitos malucos e só por aquele ângulo valia a pena a fazer. Algumas vezes você tem de aceitar esses riscos e realmente ir a algum lugar e fazer algo bizarro.”
  • Este episódio inspiraria a abertura de “Room for Growth”, episódio de Lower Decks em que há uma máscara da Minooki, e a nave também é transformada.

Ficha Técnica

Escrito por Joe Menosky
Dirigido por Robert Wiemer

Exibido em 21 de fevereiro de 1994

Título em português: “Máscaras”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Rickey D’Shon Collins como Eric

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio