Guia de episódios

STAR TREK III:
THE SEARCH FOR SPOCK

1984



 









 


       Sinopse comentada
       Comentários
       Citações
       Efeitos Especiais
       Trilha Sonora
       Trivia
       Ficha Técnica
       O DVD

       A Morte Tornada
      
Chance de Vida

 



Imagem

A edição simples de "Jornada nas Estrelas III"" em DVD, já anteriormente lançada aqui no Brasil, tinha qualidade excepcional de imagem. Sinceramente não havia muito o que melhorar, mas como essa nova edição especial usa um disco DVD-9 (dual layer, de maior capacidade), a Paramount optou por bem em converter de novo o filme para o padrão digital MPEG-2, dessa vez utilizando menores taxas de compressão. A imagem agora está ligeiramente melhor, com aperfeiçoamento na nitidez e nas cores. Mas a diferença é quase imperceptível quando comparada ao antigo DVD, salvo utilizando uma TV top de linha com progressive scan.

O filme é apresentado em widescreen anamórfico na proporção de 2,35:1 e temos aqui um maravilhoso trabalho da equipe da Paramount. A imagem é fantástica, com ótima nitidez e cores precisas. Além disso, a película utilizada está em ótimo estado de conservação, com quase nenhuma sujeira, arranhões e outras deteriorações devido ao tempo. Há um pouco de granulação em algumas cenas mais escuras, mas isso é perfeitamente normal em um filme de quase 20 anos de idade.

O destaque fica por conta das cenas finais em Vulcano, onde o fantástico trabalho nos efeitos especiais da ILM em "matte-paintings" somada à glória do formato widescreen e a ótima qualidade de imagem do DVD propiciam um dos mais belos planetas alienígenas já mostrados no cinema.

Quanto aos demais efeitos especiais, cabe aqui uma ressalva. Como o DVD mostra o filme em resolução e nitidez muito superiores ao VHS, muitos "defeitos especiais" antes ocultos se mostram agora visíveis demais. Em praticamente todas as cenas em que há naves espaciais podemos ver o frame da película resultante da sobreposição de imagens, ou seja, podemos ver o recorte da película que compõe a imagem das naves. Isso distrai um pouco a atenção e quebra o clima do filme, pois ficamos prestando atenção nas imperfeições dos efeitos.




Som

A trilha de áudio em Dolby Digital é idêntica à utilizada previamente no DVD simples do mesmo filme.

Antes de "Jornada nas Estrelas III", a Paramount já havia remasterizado o áudio dos filmes IV e V, mas o resultado, embora satisfatório, estava longe de impressionar qualquer fã. Isso mudou agora.

Temos aqui um dos melhores trabalhos da Paramount no tocante a remixagem do som original estéreo para Dolby Digital 5.1. O áudio é simplesmente arrasador, com ótima resolução e agressividade. O canal do subwoofer é bem mais ativo do que nos DVDs dos filmes IV e V, e isso faz uma boa diferença. O melhor exemplo é a cena da primeira aparição da nave de rapina Klingon que faz a sala inteira tremer. 

Quanto aos canais surround, nos DVDs dos filmes IV e V eles eram usados basicamente para realçar a trilha sonora. Agora nesse DVD, esses canais são mais ativos e muitos efeitos sonoros são redirecionados a eles, criando uma ambientação mais realista, principalmente na cena da destruição do planeta Gênesis.




Extras

Os menus animados são bonitos e muito bem feitos, representando o terreno do planeta Vulcano a partir da perspectiva da ave de rapina Klingon pousada.

Infelizmente, os extras repetem a qualidade insatisfatória do DVD do segundo filme, "A Ira de Khan". Como antes, quase a totalidade dos documentários consiste em entrevistas mal gravadas, com closes absurdamente extremados nos rostos dos entrevistados. Embora o conteúdo do que os entrevistados falam seja muito interessante, a experiência de quem assiste é chata e claustrofóbica.

Os extras consistem em:


Comentários em áudio do diretor Leonard Nimoy, do produtor Harve Bennett, do diretor de fotografia Charles Correl e da atriz Robin Curtis

Certamente o conteúdo aqui irá agradar a todos os fãs. Nimoy é o mais interessante de se ouvir, pois ele realmente mostra que gostou muito de dirigir o filme (seu primeiro trabalho atrás das câmeras) e tem várias experiências interessantes para compartilhar. Bennett também é agradável de se ouvir, com várias informações preciosas. Correl e Curtis aparecem de vez em quando para fazer algum comentário e também se mostram bem informativos.


Textos informativos de Michael Okuda

Aqui reside o poço de tesouros para os fãs mais assíduos. Exibidos durante o filme, praticamente tudo o que se vê ou acontece na tela recebe um texto informativo por Okuda. Todas as informações são interessantes. Uma passagem que merece atenção ocorre durante a inspeção do almirante na recém-chegada Enterprise, alegando que a nave já era muito velha por contar com vinte anos de idade. Nos textos de Okuda, ele tira sarro da alegação do almirante lembrando que o ônibus espacial Columbia tem também 20 anos de idade e se mantém na ativa com pleno funcionamento e grande resistência. Esse comentário não poderia vir em pior hora; se não fosse trágico, seria cômico.


Diário do Capitão (26 minutos)

Consiste em entrevistas com William Shatner e Leornard Nimoy, basicamente, com aparições esporádicas de Bennett, Curtis e Correl. Como dito antes, do modo como foram filmadas, essas entrevistas ficaram muito enfadonhas -- o que é um pena, pois o conteúdo é ótimo. Assistindo às entrevistas com Shatner resta pouca dúvida que de que estamos diante de um dos maiores egocêntricos de Hollywood. Ele não é exatamente chato, mas atribui tudo de bom no filme à sua pessoa, chegando até mesmo a alegar que ensinou Nimoy a dirigir durante a série TJ Rooker. Sobre Nimoy, ele é sempre um prazer de ouvir em entrevistas. Ao contrário de Shatner, o alter-ego de Spock parece ser muito mais simpático como pessoa.


Docas e Aves de Rapina (27 minutos)

Infelizmente há pouquíssimas cenas ou fotos da produção, consistindo nas infelizes entrevistas com closes exagerados. É frustrante ficar ouvindo os técnicos da ILM comentando sobre os efeitos e não ver quase nada sobre o que eles estão se referindo.


Falando Klingon (22 minutos)

Comenta sobre a utilização da língua Klingon no filme. As informações são legais, mas é um tédio ficar vendo a cara do entrevistado durante mais de 20 minutos.


Trajes Klingon e Vulcano (12 minutos)

Pelo menos mostra um pouco do material utilizado na produção, como os braceletes, jóias e outros ornamentos. De todos os documentários esse é o menos chato, por mostrar um pouco mais do que cabeças falantes.


Há um documentário escondido no menu "O Universo de Jornada nas Estrelas". Selecionando o ornamento central na cúpula ela se iluminará. Clicando-a ganha-se acesso ao um curto documentário sobre a criação do cão Klingon de Kruge.


Terraformação e Primeira Diretriz (24 minutos)

Chatíssimos minutos com entrevistas que procuram traçar um paralelo entre Jornada nas Estrelas e o mundo real, com algumas cenas de arquivo da NASA que já estamos carecas de conhecer. É uma ótima cura para insônia.


Galeria de fotos

Finalmente temos um extra bem realizado nesse DVD, com uma ótima coletânea de fotos e storyboards do filme. Se tivessem intercalado melhor essas fotos com os documentários, estes últimos não seriam tão chatos.


Trailer orginal de cinema

Igual ao visto no DVD simples de "Jornada nas Estrelas III". Na época deve ter desagradado a audiência, pois mostra demais algumas cenas que deveriam ser surpresas no filme.


Teaser de Nêmesis

Deveria ser considerado propaganda enganosa, pois esse teaser é muito bom.


Concluindo, a Paramount perdeu mais uma oportunidade de criar um verdadeiro item de colecionador com essa edição com extras irregulares. Depois do fantástico DVD do primeiro filme, a Paramount lançou um DVD deficiente de "A Ira de Khan" e agora repetiu os mesmos erros com "À Procura de Spock". Felizmente, para a edição especial do quarto filme, a Paramount mudou toda a equipe responsável pelos extras e quem já viu os discos atestou o retorno do mesmo padrão de qualidade do formidável DVD do primeiro filme da série.


Ficha Técnica

Extras: Menu interativo, Seleção de Cena, comentários do diretor Leonard Nimoy, do produtor Harve Bennett, do diretor de fotografia Charles Correl e da atriz Robin Curtis, texto de Michael Okuda, 6 documentários, trailer, teaser de "Nêmesis", fotos e storyboards

Vídeo: Widescreen anamórfico (2,35:1)

Áudio: Inglês (Dolby Digital 5.1 Surround)

Legendas: Inglês, Português, Espanhol

Ano de produção: 1984

Duração: 105 minutos

Ano de Lançamento no Brasil (Região 4): 2003