Categorias:

Série Clássica
A Nova Geração
Deep Space Nine
Voyager
Enterprise
Ficção e Fantasia

 

 

 

 

 

 

 

 
Ficção e Fantasia


Literatura



Artigos sobre autores: Biografia e discussão da relevância do 
escritor para a arte de se escrever livros. Lista comentada dos seus livros. Destaque (com profundidade) para os livros do autor que caem dentro do gênero. Discussão da relevância do autor para o gênero. 

O que queremos: Material sobre autores cujos livros já tenham sido indicados ao prêmio Hugo (quanto mais indicações e vitórias melhor).

O que não queremos no momento: Resenhas avulsas de livros.

O que não queremos, pois já existe um projeto interno a respeito: Isaac Asimov.


Artigos sobre "séries de livros": Lista comentada (com profundidade) dos livros da "série" (obviamente tem que haver um compromisso entre o número de títulos da "série" e o quanto se fala de cada um deles). É fundamental uma introdução e uma conclusão que estabeleçam claramente a relevância e a posição que tais livros ocupam no gênero.

O que queremos: Além das óbvias séries "Martian Chronicles", "Lord of the Rings" etc., propostas de artigos que ligam tematicamente vários livros serão bem-vindas e estudadas com carinho. Um artigo sobre a série "Perry Rhodan" nos interessa em particular.

O que não queremos no momento: Resenhas avulsas de livros.

Em todos os trabalhos, é bom, sempre que possível, tentar estabelecer conexões com Jornada nas Estrelas.



Cinema


Artigos sobre diretores: Biografia e a discussão da relevância do 
cineasta para a arte de se fazer filmes. Lista comentada dos seus filmes. Destaque (com profundidade) para os filmes do diretor que caem dentro do gênero. Discussão da relevância do diretor para o gênero. 

O quer queremos: Material sobre diretores cujos filmes já tenham sido indicados ao prêmio Hugo (quanto mais indicações e vitórias melhor).

O que não queremos no momento: Resenhas avulsas de filmes.

O que não queremos, pois já existe algum projeto interno a respeito: Material sobre Stanley Kubrick, Andrei Tarkovsky e os seus filmes.


Artigos sobre "séries de filmes": Lista comentada (com profundidade) dos filmes da "série" (obviamente tem que haver um compromisso entre o número de títulos da "série" e o quanto se fala de cada um deles). É fundamental uma introdução e uma conclusão que estabeleçam claramente a relevância e a posição que tais filmes ocupam no gênero.

O que queremos: Além das óbvias séries "Star Wars" (trilogia 
original), "Alien" etc., propostas de artigos que ligam tematicamente vários filmes serão bem-vindas e estudadas com carinho.

O que não queremos no momento: Resenhas avulsas de filmes. Também não queremos material sobre "007" e similares.

Em todos os trabalhos, é bom, sempre que possível, tentar estabelecer conexões com Jornada nas Estrelas.



TV


Retrospectivas (séries já concluídas há algum tempo)

O artigo tem que considerar a série como um todo, oferecer uma visão geral e sucinta, porém bastante completa. Deve também responder um número de perguntas absolutamente obrigatórias sobre ela:

Quem a criou, quando, como, onde, por que e em que circunstâncias? Quais foram os principais nomes envolvidos em sua produção? Quais são e como são os seus personagens e os seus respectivos atores? Qual era o formato do programa e os temas retratados? Quais eram as características que o tornavam único? 

Destacar os seus altos e baixos (ao longo da série). Destacar os seus pontos fortes e fracos (olhando a série como um todo). Esclarecer e discutir a relevância da série e o impacto que ela trouxe para o gênero.

Sempre que possível (e isto é muito importante) relacionar ou comparar a série em questão com Jornada nas Estrelas (em todos os sentidos). O artigo deve contar ao seu final com uma lista de episódios dividida por temporadas (não é pedido um guia de episódios: apenas uma lista com os seus nomes originais).

O que queremos: "The Twilight Zone" (somente a versão original), "The Outer Limits" (somente a versão original) e "Babylon 5" (mas não "Crusade" ou outras derivações). E também: "Quantum Leap".

O que não queremos no momento: Séries criadas por Irwin Allen em geral, além de "Hercules: The Legendary Tales" e "Xena: The Warrior Princess".

O que não queremos, pois já existe algum projeto interno a respeito: "Yamato".

(Sobre séries não mencionadas explicitamente, favor consultar.)


Apresentações (séries ainda em produção ou concluídas há pouco tempo)

O artigo tem que considerar a série em andamento (e ser consciente disto), oferecer uma visão geral e sucinta, porém bastante completa (com relação ao que já foi exibido). Deve também responder um número de perguntas absolutamente obrigatórias sobre ela:

Quem a criou, quando, como, onde, por que e em que circunstâncias? Quais são os principais nomes envolvidos em sua produção? Quais são e como são os seus personagens e os seus respectivos atores? Qual é o formato do programa e os temas retratados? Qual é a característica que o torna único e que o faz merecedor da atenção do espectador? 

Destacar os seus altos e baixos (ao longo da série). Destacar os seus pontos fortes e fracos (olhando a série como um todo até aqui). Esclarecer e discutir a relevância da série e a posição que ela ocupa no gênero no momento.

Sempre que possível (e isto é muito importante) relacionar ou comparar a série em questão com Jornada nas Estrelas (em todos os sentidos). O artigo deve contar ao seu final com uma lista de episódios (já exibidos) dividida por temporadas (não é pedido um guia de episódios: apenas uma lista com os seus nomes originais).

O que queremos: "Alias" e "The Dead Zone". E também: "Farscape", "Stargate SG-1", "Andromeda", "Earth: Final Conflict", "Firefly" e "John Doe".

O que não queremos no momento: "Buffy: The Vampire Slayer", "Angel", "Smallvile", "Birds Of Prey", "Charmed" e "Mutant X".

(Sobre séries não mencionadas explicitamente favor consultar.)