A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Enredo traz de volta filho de Worf
para analisar sua atuação como pai

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45376.3.

A Enterprise se encaminha para Bilana III, para participar nos testes de um novo método de propulsão, chamado Onda Sóliton. Quando a nave chega ao planeta, Worf recebe uma inesperada visita de sua mãe adotiva, Helena Rozhenko, e de seu filho, Alexander. O Klingon se surpreende, entretanto, quando Alexander informa que pretende viver na nave com seu pai.

À noite, Worf discute a situação com Helena. Ela revela que Alexander tem se comportado mal e está precisando da presença e da instrução de seu pai. Relutante, Worf concorda em aceitar a custódia do menino. Mas quando ele descobre que o garoto está mentindo e se comportando mal na escola, o oficial de segurança ameaça mandá-lo para uma rigorosa escola Klingon. 

Sentindo que há mais no comportamento de Alexander do que parece a princípio, Troi ajuda Worf a perceber que as ações do menino podem ser o resultado de seu sentimento de abandono por parte de sua mãe, morta, e de seu pai, que deixou a criança para ser criada pelos avós na Terra. Worf começa a questionar sua idéia de enviar Alexander à escola Klingon. 

Enquanto isso, sentindo-se mal amado por seu pai, Alexander busca abrigo no laboratório biológico, morada de seus animais favoritos. Neste momento, a tripulação descobre que o teste da Onda Sóliton se tornou perigosamente instável, de modo a ameaçar uma colônia próxima. A tripulação trabalha freneticamente para desenvolver um método de dissipar a onda e salvar o planeta, eles descobrem que Alexander ficou preso no Biolab, onde um incêndio está em curso. 

Apenas segundos to tempo-limite (o laboratório iria ser inundado com radiação como consequência da tentativa de dissipar a onda), Worf e Riker conseguem resgatar Alexander, para em seguida a Enterprise neutralizar o perigo da Onda Sóliton. Percebendo a perda que ele sentiria se Alexander deixasse a nave, Worf pede a seu filho que fique com ele em definitivo.

 

Comentários:

Esse episódio deixa bem claro que a filosofia de Michael Piller para A Nova Geração --um programa para a família, em que todos "pudessem discutir no café da manhã"-- já estava firmemente implantada. Talvez até demais, no caso de "New Ground".

A idéia do roteiro é fornecer novos desenvolvimentos para Worf, o personagem que mais rendeu histórias continuadas ao longo de todo o seriado. O objetivo era bastante simples: vamos trazer Alexander a bordo e ver como reage papai Worf.

Convenhamos, a idéia de ver um Klingon pai de família tem um certo atrativo, e seguramente é algo que valia a pena ser explorado. O problema talvez seja fazer disso a essência do episódio, não uma subtrama. A missão da Enterprise, com a curiosa e interessante proposta da Onda Sóliton, é apenas o mecanismo que colocará a vida do menino em perigo para produzir o ápice dramático do episódio. Não existe qualquer objetivo real de tornar esse elemento da história particularmente importante, por mais que Geordi fique exaltando a "ocasião histórica" vivida pela Enterprise.

Essa opção, de fazer o episódio 99,9% Worf & Alexander, acabou fazendo com que o episódio ficasse leve demais. Faltou drama para o enredo, que acabou se tornando quase um capítulo de novela --vemos interação entre os personagens, mas nada de realmente importante acontece ao longo do segmento.

Aliás, não é só esse caráter totalmente pró-personagens e contra-enredo que foi roubado das novelas televisivas para aplicação em "New Ground". O aspecto continuidade também foi audaciosamente desenvolvido, ao concluir a história com Alexander ficando a bordo. Sem dúvida, uma atitude inteligente, por potencializar novas histórias que desenvolvessem melhor o relacionamento entre pai e filho em episódios posteriores, sem exigir desculpas esfarrapadas como "Worf, meu filho, estava passando por aqui e resolvi deixar o seu filho esta semana com você".

Talvez tenha faltado um pouco de ação e de enredo para o episódio. Mas vamos mudar de tom, para julgar "New Ground" pelo que ele é, em vez de avaliar o que ele não é. Ao fazer isso, conseguimos perceber que trata-se de um segmento que, se não é brilhante, ao menos é bem-sucedido. Se a proposta era mostrar papai Worf e seu filhinho, o roteiro consegue tratar muito bem da questão.

É especialmente divertido ver Worf, ingenuamente, achar que uma conversa com seu filho teria resolvido o mau comportamento do menino. Mesmo assim, temos a certeza de que o Klingon se dará muito bem assumindo os encargos da paternidade, apesar de sua natureza aparentemente pouco apta ao papel. É engraçado ver Worf participando de reuniões de pais, conversando com a professora de seu filho e reagindo aos comportamentos de Alexander. Sentimos claramente o desconforto dele e a visão pouco realista do que seria preciso para educar o menino.

O personagem de Alexander, em compensação, não diz muito ao telespectador. Na verdade, sua função é apenas servir como algo a que Worf deva reagir. E, enquanto tal, ele serve. Ainda veremos o pequeno Klingon mais tarde ao longo da série, mas nada que seja capaz de elevar o status do personagem a algo mais do que "o filhinho do Worf".

Os outros personagens regulares passaram totalmente despercebidos pelo episódio, com exceção talvez de Troi, que inicia um processo de aproximação do Klingon para ajudá-lo com seu filho. Neste episódio não é lá grande coisa, mas isso se tornará um fator mais forte nas próximas temporadas, culminando em um quase-romance entre os dois.

 

Citações:

Worf - "Klingon schools are designed to be difficult. The physical and mental hardships faced by the students are meant to built character and strength. However... if you wish to face a greater challenge, you may stay here with me. It will not be easy, for either of us, but perhaps we can face the challenge together."
("Escolas Klingons são projetadas para serem difíceis. Os desafios mentais e físicos enfrentados pelos estudantes têm como objetivo construir caráter e força. Entretanto... se você quiser enfrentar um desafio ainda maior, você pode ficar aqui comigo. Não será fácil, para nenhum de nós, mas talvez possamos enfrentar esse desafio juntos.")

Trivia:

Após Jon Steuer ter interpretado Alexander no episódio "Reunion", agora é a vez de Brian Bonsall usar a maquiagem do mini-Klingon.

Georgia Brown volta como Helena Rozhenko. Sua primeira aparição havia sido em "Family".

Brian Bonsall voltará a aparecer como Alexander nos seguintes episódios: "Ethics", "Cost of Living", "The Perfect Mate", "Rascals", "A Fistful of Datas" e "Firstborn".

 

Ficha técnica:

História de Sara Charno & Stuart Charno
Roteiro de Grant Rosenberg
Direção de Robert Scheerer

Exibido em 06/01/1992
Produção: 110

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Georgia Brown como Helena Rozhenko
Brian Bonsall como Alexander Rozhenko
Richard McGonagle como Dr. Ja'Dar
Jennifer Edwards como Kyle
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador
Sheila Franklin como alferes Felton

Episódio anterior   |   Próximo episódio