Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 01 – fevereiro de 1997
56 páginas
"Flesh of my Flesh"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Patrick Zircher
Arte-final: Greg Adams
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: 2252.34
Data Terrestre: 2254

Sinopse:

A Enterprise é desviada de sua missão ao sistema Marrat e enviada para investigar o sumiço da tripulação de pequenas naves da Federação. Como não há nenhum dado significativo dos desaparecimentos, a única escolha do capitão Christopher Pike é colocar sua nave como uma isca, na esperança de encontrar os responsáveis.

A tática finalmente dá resultados quando a Enterprise é atacada por uma enorme nave orgânica --que na verdade é uma nave-viva, comandada por uma raça chamada de Ngultor. Todas as tentativas de comunicação falham, e Pike é abduzido pelos alienígenas, após um sinal deixar todos os tripulantes desacordados.

Quarenta minutos depois, a tripulação se recupera. O doutor Boyce revela à tenente Robbins, mais conhecida como Número Um, que agora está no comando, que todos os tripulantes sofreram pequenas incisões cirúrgicas na nuca, por motivos desconhecidos.

Os sistemas da nave estão infectados pelo que parece ser uma substância de origem biológica. O pouco que ainda funciona é suficiente para que se descubra que a Enterprise está presa à nave Ngultor, envolvida por tentáculos e viajando a dobra 3.

Enquanto isso, Pike está a bordo da nave alienígena. Os Ngultor estão vasculhando seus pensamentos para obter informações sobre os mundos habitados por criaturas como eles. O objetivo dos alienígenas é "colhê-los" para alimentar sua civilização. Durante o processo de invasão da mente do capitão, Pike revive alguns dos momentos do início de sua missão de cinco anos da Enterprise, como o dia em que o agora almirante Robert April passava a ele o comando da nave, ou o momento em que ele recrutou a tenente Robbins e o alferes Spock, ainda cadete da Academia, para seus postos de primeiro-oficial e oficial de ciências, ou ainda de uma conversa com seu ordenança Dermot, em que eles discutiam a qualidade dos tripulantes da Enterprise.

Spock e o engenheiro-chefe Grace concluem que a nave está para sofrer uma falha geral dos sistemas em algumas horas, e Robbins decide que é hora de organizar um grupo de descida para resgatar o capitão. Os transportes estão inoperantes, e eles são obrigados a fazer uma caminhada espacial até a nave alienígena. Lá eles conseguem resgatar o capitão, que luta com todas as suas forças para não entregar os segredos da Federação aos Ngultor. Eles libertam o capitão, mas acabam cercados por criaturas alienígenas, e só escapam graças ao providencial conserto do teletransporte, a bordo da Enterprise.

Spock e o pessoal de ciências biológicas conseguiram desenvolver um anticorpo baseado em um vírus para combater a infecção que estava desabilitando a Enterprise. A nave consegue recuperar seus sistemas e finalmente escapar dos Ngultor, mas deixando a sensação de que uma chance de coexistência pacífica com essa raça é praticamente impossível --tendo em vista a forma natural e até sagrada com que esses alienígenas encaram seu costume de alimentarem-se de outros seres vivos inteligentes espalhados pela galáxia.

A Enterprise finalmente volta a seu curso para o sistema Marrat.

Comentários

Essa primeira história de "Early Voyages" consegue de forma brilhante introduzir sua premissa, sem sacrificar seu futuro enquanto série. Em primeiro lugar, evita a desconfortável tarefa de iniciar a missão de cinco anos do capitão Christopher Pike a bordo da Enterprise do marco zero. Ainda assim, usa o inteligente recurso dos flashbacks causados pela invasão alienígena à mente de Pike para apresentar a história da série e de seus personagens.

O visual dos anos 50 visto no piloto "The Cage" é substituído por detalhes muito mais modernos, com cara de anos 90, como o penteado dos tripulantes. Os novos personagens, criados especificamente para a série, apresentam um visual mais estranho ainda. O engenheiro-chefe Grace é um descendente dos índios Masai, da Terra, mas nascido em Eristas, planeta colonizado pelos terráqueos nos primeiros dias da exploração espacial pós-invenção da dobra espacial. O oficial de comunicações é Nano, de uma espécie chamada Lirin, que possui poderes psicopirotécnicos. Além disso, a navegadora é uma indiana, Sita Mohindas. Também há o chefe de transporte Nils Pictcairn e a enfermeira Gabrielle Carlotti.

Apesar disso, a série conseguiu manter um certo aspecto "pré-Clássico" a seu visual nessa primeira história, com belíssima arte e fiel caracterização dos personagens (à exceção do médico Phillip Boyce, que não pôde ter a mesma cara do ator que o interpretou em "The Cage" por razões legais).

A história fortalece em especial as habilidades da Número Um no comando da Enterprise e a determinação de Pike para com sua tripulação e a Federação. O enredo e os diálogos oferecem sólido desenvolvimento para os personagens.

Como não poderia deixar de ser, há alguns problemas de continuidade. Diz-se que Spock foi chamado para servir com Pike na Enterprise quando a nave já estava dois anos dentro de sua missão de cinco; diz-se que a Enterprise foi construída em Utopia Planitia Yards, em Marte, quando na verdade ela pertence às San Franciso Yards; embora os uniformes sejam os vistos em "The Cage", as listras de patentes vistas aqui foram tiradas do padrão estabelecido na Série Clássica; a Enterprise está equipada com feisers (o que já nem pode mais ser considerado um "erro", depois de Enterprise estabelecer as pistolas de fase, precursoras dos feisers, no século 22).

Do ponto de vista da história, o conteúdo é muito bom, mas faz vários ecos e situações que já foram vistas em Jornada. Mesmo o recurso da sondagem da mente de Pike acabou sendo uma versão diferenciada do que foi visto em "The Cage", com os Talosianos. Há diversas situações que também já conhecemos, como April aconselhando Pike a jamais aceitar uma promoção que o tire do comando de uma nave (de modo quase idêntico ao que Kirk faz com Picard em "Generations") e dizendo a April que a Enterprise será a única "mulher" que ele amará para valer, e uma frase de Boyce ecoando na cabeça de Pike, "You treat her right, Chris, she'll always bring you home" ("Trate-a direito, Chris, ela sempre o levará para casa"), que é quase exatamente a mesma que McCoy diz a Data em "Encounter at Farpoint".

Há entretanto, passagens igualmente interessantes e, melhor ainda, originais, como a noção, dita por Pike, de que será difícil superar a fama de April no comando da Enterprise, já que "April e Enterprise são sinônimos". Uma bela adição às frases clássicas de Jornada nas Estrelas.

Na soma e dos prós e dos contras, "Flesh of my Flesh" se sai muito bem como a abertura de uma série que só tenderia a melhorar com o passar das edições.