Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 02 – março de 1997
40 páginas
"The Fires of Pharos"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Patrick Zircher
Arte-final: Greg Adams
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: 2378.1
Data Terrestre: 2254

Sinopse:

A Enterprise chega à Nebulosa Marrat, onde deve render assistência à Base Estelar 13, mais conhecida como Forte Apache. A instalação, sob o comando do comodoro Hal Wyeth, foi estabelecida na região para fazer o policiamento na área, mas tem sofrido ataques cada vez mais frequentes e violentos depois que iniciou o Projeto Pharos --a montagem de um enorme farol para servir como ponto de referência para as naves que estão navegando pela nebulosa (que inutiliza praticamente todos os sensores dos veículos) e patrulhar a região.

A situação se tornou crítica depois que vazou a informação de que os engenheiros da Federação haviam encontrado uma jazida gigantesca de dilítio puro, no planeta em que Pharos estava sendo construído. Ao que parece, tem muita gente que não está aceitando que a Frota Estelar fique com os recursos naturais, localizados em um planeta que, estritamente, não faz parte de seu território.

Pike, no comando da Enterprise, consegue proteger a base do último ataque, composto por naves Órions, Arcturans, Khodini e de rebeldes humanos, e desce à estação para prestar assistência. Lá ele é informado por Wyeth que a base perdeu contato com os engenheiros em Pharos. O capitão volta à Enterprise e ruma para o planeta, na tentativa de salvar os oficiais da Frota envolvidos no projeto.

Chegando lá, um grupo avançado comandado pela tenente Robbins sai à procura dos engenheiros, mas se vê às voltas com os Klingons. Em órbita, a mesma situação se apresenta à Enterprise, sob ataque de um cruzador K7. Sérias avarias ocorrem a bordo, e o comandante Kaaj, do cruzador de batalha Varchas, pede a rendição da Enterprise. Pike se recusa, e Kaaj dá a ele dois minutos para reconsiderar e entregar Pharos.

Enquanto isso, no planeta, a Número Um e seus oficiais estão sob fogo cruzado dos Klingons. Somente com uma inteligente manobra da oficial-comandante, usando os transportes para colocar seu grupo em posição estrategicamente favorável, que eles conseguem dominar os Klingons e voltar à nave.

Pike, antevendo a impossibilidade de obter uma solução diplomática com a crise, decide que a única forma de acabar com a disputa é destruir sua motivação. Ele ordena que a Enterprise dispare contra Pharos, destruindo a instalação e provocando a combustão do dilítio --o fenômeno de queima dos cristais vai durar algumas décadas. Durante esse tempo, Pharos servirá como um farol natural para as naves da região.

Com seu objetivo fracassado, Kaaj e os Klingons deixam a Nebulosa Marrat, mas prometem vingança pela humilhação trazida a eles por Pike e pela Enterprise.

Comentários

Se a primeira edição de "Early Voyages" foi boa, a segunda foi melhor ainda. Uma história 100% criativa, a introdução dos Klingons à série e a criação convincente de um nêmese para Pike fazem de "The Fires of Pharos" um episódio vencedor.

O visual continua bastante apurado, com arte magnífica e uma boa mescla de elementos característicos dos anos 50 com a arte dos anos 90. A enfermeira Carlotti usando meia-calça rendada, por exemplo, é totalmente coerente com o que veríamos se a Série Clássica seguisse com os personagens de "The Cage".

O visual Klingon, baseado na aparência clássica (sem testa de tartaruga), também serve incrivelmente para manter o tom de "pré-sequência" dessa produção de quadrinhos. Mas não só o visual é 100% Klingon clássico --suas atitudes também estão bem próximas do que esperaríamos dos grandes vilões da Série Clássica.

O background criado para a crise de Pharos é muito bem pensado, assim como todo o enredo, que acaba por colocar os Klingons numa situação ímpar: suas exigências são totalmente justificáveis. Da mesma maneira, a solução que Pike adota para o dilema não só produz um incrível clímax para o desfecho como não parece forçada em nenhum modo --emana harmoniosamente da história contada.

Pike continua sendo o grande personagem da série, cada vez melhor desenvolvido. Vê-se aqui uma tremenda semelhança entre o personagem retratado aqui e aquele visto em "The Cage". Olhando para o piloto original da Série Clássica e depois para as primeiras edições de "Early Voyages", não é difícil acreditar que essas histórias em quadrinhos realmente aconteceram durante a primeira missão de cinco anos do capitão Christopher Pike.

Uma grande demonstração de continuidade é dada pelo fato de a missão se desenrolar no sistema Marrat, para onde a Enterprise estava indo na edição anterior. Outra é a promessa de Kaaj, dizendo que sua briga com Pike estava apenas começando. Não é difícil adivinhar que o carismático comandante Klingon estaria de volta em breve.