Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 03 – abril de 1997
40 páginas
"Our Dearest Blood"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Patrick Zircher
Arte-final: Greg Adams
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: 2385.7
Data Terrestre: 2254

Sinopse:

A Enterprise vai até Rigel VII, onde Pike e sua tripulação vão participar de um festival comemorativo que marcará a aceitação do planeta na Federação. Antes uma cultura extremamente violenta, os Rigelianos agora estão tendo de se desfazer dos Kaylar, raça que compõe os guerreiros sanguinários, para poderem se juntar à comunidade galáctica.

Um grupo de descida da Enterprise é recebido pelo ministro Etashnan e sua assistente, Talza, e Pike autoriza licença para parte da equipe da nave. Enquanto a tripulação vai até a cidade, Pike é levado por Talza para a Fortaleza Zemtar, o antigo abrigo dos Kaylar e local em que será realizada a cerimônia. Ainda um pouco incomodado por estar separado de seus colegas, Pike tenta contatar seu ordenança, Dermot Cusack, só para descobrir que algo está interrompendo as comunicações.

Logo outros tripulantes da Enterprise começam a perceber que não conseguem mais nem se comunicar nem entre si, nem com a nave. Dermot logo percebe que não se trata de um defeito nos comunicadores, mas não há tempo de reagir quando os Kaylar começam a atacar os visitantes da Enterprise em um bar local, sem razão aparente.

Da mesma maneira, Pike sofre o ataque de um Kaylar na fortaleza. Ele ordena que Talza fuja o mais rapidamente possível, o que ela faz sem hesitação, embora não pareça muito preocupada com o ataque do guerreiro.

No bar, dois tripulantes são mortos antes que os restantes consigam fugir do ataque, e outros sete ficam feridos, incluindo Spock. Pike, com mais sorte, consegue matar seu oponente e correr de volta à cidade.

Sob o comando de Dermot, os tripulantes da Enterprise tentam criar um plano para escapar dali. Nano, o oficial de comunicações, altera seu comunicador para que ele detecte a fonte da interferência que impede que se faça contato com a Enterprise. Usando o comunicador modificado, Dermot descobre que o equipamento que está bloqueando os sinais está na Assembléia Parlamentar Rigeliana. Ele desativa o mecanismo e abre contato com a Enterprise, mas é morto por uma punhalada, desferida por ninguém menos que Talza.

Mesmo com o relato parcial de Dermot, a Número Um, no comando da nave, despacha um grupo de descida armado para oferecer apoio aos tripulantes em terra, o que os salva de um definitivo ataque Kaylar. Com os atacantes detidos, descobre-se que tudo não passou de uma conspiração de radicais Rigelianos, que não queriam ver seu planeta renunciando sua cultura para se juntar à Federação.

Pike e sua equipe são parabenizados pelo Comando da Frota Estelar, e a Federação recusa a inclusão de Rigel VII em seus quadros. A Enterprise pode partir, mas seu capitão ainda precisa lidar com o sofrimento gerado pela morte de seu ordenança e grande amigo, Dermot Cusack.

Comentários

"Our Dearest Blood" cria o pano de fundo perfeito para "The Cage", representando os momentos que antecederam o único episódio televisivo produzido com o capitão Christopher Pike e sua tripulação. É incrível como uma história em quadrinhos escrita mais de 30 anos depois do primeiro piloto de Jornada nas Estrelas consegue acrescentar a ele tanta dimensão e realismo.

Fica explicada aqui a tremenda crise de consciência que Pike enfrenta em "The Cage". Não só seu ordenança e melhor amigo foi morto durante a missão, como Pike não estava presente para defendê-lo, mais ocupado passeando com uma bonita mulher Rigeliana.

Outros detalhes interessantes são adicionados à história, mas que imprimem ainda maior realismo a "The Cage". No piloto, por exemplo, Spock andava meio manco. Na verdade, era um maneirismo criado por Leonard Nimoy para representar um "andar alienígena". Esse aspecto de Spock foi dispensado após o primeiro piloto, e Spock nunca mais foi "manco" novamente --o que deixava a atuação de Nimoy em "The Cage" inexplicável.

Não mais, pois agora descobrimos que Spock manquitola em "The Cage" depois de sofrer um ferimento em sua perna. O toque é bem sutil, e só os que se lembram com vivacidade do piloto pegam a sacada, mas é nada menos que genial. Você vê Spock sendo enfaixado na perna direita e pensa consigo mesmo: "ah... então foi assim que aconteceu!" Simplesmente brilhante.

A história não só fornece um brilhante contexto para a morte do ordenança Cusack, mas também mostra que grande aventura foi Rigel VII, e por que Pike estava tão "cansado da vida" no piloto original. Nesse sentido, o enredo tem mérito próprio, e dá vida aos alienígenas e as cenas que só vimos em "The Cage" revividas em ilusões Talosianas.

Há também uma cena desconectada do enredo, mas que mostra que teremos surpresas com o doutor Boyce no futuro --aqui ele fala sozinho como se estivesse combatendo uma presença alienígena dentro de si. Essa é a vantagem de se produzir uma "série" em quadrinhos, e não apenas um "episódio": é possível plantar temas e enredos em edições anteriores, para aumentar a curiosidade do público e dar mais realismo às histórias que apareceriam depois. Um belo movimento.

A arte continua com o brilho de sempre, e Rigel VII está exatamente igual ao que vimos em "The Cage". Quer dizer, na verdade, além de bonito, agora está maior e melhor. E se essa edição precede imediatamente os eventos do piloto original, é possível antecipar o que vem por aí a seguir...