Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 04 – maio de 1997
40 páginas
"Nor Iron Bars a Cage"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Patrick Zircher
Arte-final: Greg Adams
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: desconhecida
Data Terrestre: 2254

Sinopse:

A ordenança Colt e a Número Um partem em missão de resgate, junto com Spock e outros oficiais, para tentar recuperar o capitão Pike, sequestrado e levado ao subsolo do planeta Talos IV por alienígenas locais. Os oficiais da Enterprise ficam surpresos quando somente as mulheres se desmaterializam na sala de transportes.

As duas vão parar no subsolo, dentro de uma jaula, onde Pike está preso com uma outra mulher, chamada Vina. Os Talosianos, do lado de fora da jaula, informam ao capitão que agora ele pode escolher qual das mulheres ele quer para ser sua companheira. Mas Pike se concentram apenas em manter o ódio forte em sua mente, para impedir que os alienígenas consigam manipular seus pensamentos.

Naquela situação no mínimo constrangedora, a ordenança Colt rememora seus primeiros dois dias na Enterprise, após ter sido enviada pelo Comando da Frota Estelar para substituir o ordenança Dermot Cusack, morto em Rigel VII.

Foram dias difíceis. Pike e a Número Um, ambos muito abalados com a recente tragédia Rigeliana, deixaram muito claro a Colt que ela não havia sido requisitada e que seria dispensada e remanejada o mais breve possível. Ela ainda tentou argumentar com o capitão, mas não teve sucesso. O único que ainda deu alguma atenção à recém-chegada foi Nano, o oficial de comunicações.

Na jaula, os Talosianos também trataram de influenciar os pensamentos de Colt, gerando a ilusão de que ela estava de volta à Academia da Frota Estelar, desmanchando seu namoro antes de partir para seu posto na USS Tiberius. Pike percebe que a ordenança está sendo manipulada pelos alienígenas, mas ela deixa claro que não será persuadida por eles.

Quando chega o momento, Pike consegue capturar um dos Talosianos que foi à cela para retirar as armas que os oficiais da Enterprise haviam trazido. Ele convence o Talosiano a libertá-los, e volta à nave com seus tripulantes. Colt finalmente conquista o respeito do capitão e da Número Um e acaba conseguindo se manter como ordenança na Enterprise.

Comentários

"Nor Iron Bars a Cage" é a prova de que tão importante quanto a história a ser contada é o modo como ela é contada. O enredo aqui é essencialmente o que foi visto em "The Cage", mas mesmo assim conta com uma incrível sensação de novidade, pela forma como os eventos foram relatados.

Em vez de perder tempo com uma quadrinização do episódio-piloto, a dupla de roteiristas Abnett e Edginton rescreve a história de "The Cage" a partir da perspectiva da ordenança Colt --que agora descobrimos ter sido recém-designada para o posto ingrato de substituir o melhor amigo do capitão.

Toda aquela tensão entre Pike e Colt vista no piloto perde aquela conotação machista do enredo original e ganha outras texturas e dimensões, graças à capacidade de contar os eventos que precederam este episódio por meio da série em quadrinhos. Não é mais uma birra pessoal; trata-se de uma difícil "digestão" da morte de Dermot Cusack.

A grande novidade trazida pela história é a total mudança de eixo --"The Cage" era extremamente concentrado no capitão Pike; aqui, vemos a história toda criada em razão de Colt. Não só percebemos com alegria que um enredo depende basicamente do personagem que está sendo centrado, como descobrimos muito mais sobre a carismática ordenança de "The Cage".

A história procura não repetir muito o que o leitor, familiarizado com "The Cage", já está careca de saber. Em vez disso, procura preencher as lacunas --o que faz com perfeição. Tanto que o piloto nunca mais será visto da mesma maneira depois que se lê essa história.