Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 07 – agosto de 1997
32 páginas
"The Flat, Gold Forever"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Patrick Zircher
Arte-final: Greg Adams
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: 259.9
Data Terrestre: 2254

Sinopse:

Em uma nave auxiliar, Pike sofre um acidente no planeta agrário Prairie, depois de ser perseguido por Klingons. Ele estava a caminho da Terra para visitar seu pai, que, segundo comunicado enviado pelo almirante Mahirn ao capitão da Enterprise, estaria muito doente.

No planeta, Pike é ajudado por um grupo de residentes liderados por Clare Thorn, uma ex-oficial da Frota Estelar que optou por um modo mais simples de vida. Os Klingons descem ao planeta atrás do oficial, e destroem um dos dois abrigos de pessoal e mantimentos da estação agrária. Pike parte para o abrigo atacado, na tentativa de ajudar os sobreviventes, enquanto Clare tenta manter os alienígenas longe do segundo abrigo.

Descobrimos que Pike está sendo perseguido pelo comandante Kaaj, que ainda não aceitou a humilhança que o capitão da Frota lhe infringiu na nebulosa Marrat. Ele quer Pike morto a qualquer custo. O que ele quase consegue, não fosse a intervenção da Enterprise.

A Número Um, no comando da nave, descobriu que a mensagem anterior do almirante Mahirn a Pike foi falsificada. Apesar disso, ela não conseguiu descobrir o paradeiro de seu capitão, até que uma comunicação enviada à Enterprise por uma fonte anônima --provavelmente alguém da tripulação de Kaaj-- enviou as informações de onde estariam Pike e Kaaj.

A Enterprise resgata Pike e coloca os Klingons para correr. Ainda não foi desta vez que Kaaj teve sua vingança. Quanto a Clare Thorn, a experiência a fez rever suas prioridades, e ela foi reincorporada à Frota Estelar.

Comentários

Essa história traz de volta os Klingons e Kaaj, mas está longe de apresentar a inteligência e a criatividade de sua primeira aparição, em "The Fires of Pharos" (segunda edição). Aqui, tudo que há é uma aventura em que Pike foge dos Klingons, até ser resgatado pela Enterprise. Ponto.

Não há desenvolvimento dos personagens (exceto, talvez, por Kaaj e sua tripulação), nem grandes desdobramentos para o futuro da série. Há um elemento interessante que é introduzido --o fato de haver um traidor a bordo do cruzador Klingon--, mas não é desenvolvido nem aqui, nem mais adiante na série, o que acaba consistindo em mais uma das perguntas que ficam sem resposta pelo cancelamento abrupto da publicação.

Essa edição também sofreu com o tamanho reduzido da história --diferentemente das edições anteriores, que tinham 40 páginas, esta aqui só tem 32, o que dificulta produzir algo além de socos e pontapés.

Por outro lado, por essa natureza de "ação", a história utiliza bem os recursos dos quadrinhos, com grandes sequências de luta envolvendo Pike e os Klingons na superfície de Prairie.

No fim das contas, é uma edição mediana da série.