Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 08 – setembro de 1997
32 páginas
"Immortal Wounds"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Patrick Zircher
Arte-final: Greg Adams
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: 360.3
Data Terrestre: 2254

Sinopse:

A Enterprise está em Neyda Prime atendendo a uma emergência médica, quando o doutor Philip Boyce é preso, sob a acusação de assassinar um de seus pacientes. Estranhamente, ele não reage à prisão, como se fosse de fato culpado.

Pike é informado do incidente pela enfermeira Carlotti e vai visitar o doutor. Ele diz que fará tudo para tirá-lo de lá, mas Boyce fala que isso não é necessário --já que ele é mesmo culpado pelo assassinato.

Insatisfeito, o capitão da Enterprise procurar as autoridades locais, que apresentam um vídeo que mostra Boyce injetando um medicamente em dose letal no paciente. A autópsia confirmou que a morte ocorreu em razão da medicação ministrada pelo doutor. Pike ainda não pode acreditar no que vê.

Por Boyce ser um alienígena naquele mundo, ele tem direito a um defensor. Por isso, o embaixador Vulcano Toluk é designado para defendê-lo. Em conversa com o doutor, Toluk percebe que Boyce está mentalmente doente. Entretanto, diz a Pike que será difícil provar tal afirmação, a fim de livrar o médico da acusação.

Enquanto isso, a enfermeira Carlotti e a ordenança Colt comentam o quanto o doutor andava estranho nos últimos tempos, falando sozinho e lutando contra si mesmo.

Chega a noite no complexo em que Boyce está preso, e ele, tomado por uma fúria intensa, consegue fugir. Ele está armado e corre até encontrar Toluk. Quando os guardas chegam, o Vulcano diz que não há motivo para correria, já que Boyce está sob controle.

Ele revela também o que estava atormentando o pobre doutor. Após fazer um elo de mentes com o médico, Toluk descobriu que ele estava abrigando três almas de uma espécie chamada Jultha --pessoas que têm traços similares aos Vulcanos, incluindo a tradição da transmissão do Katra-- sem saber, depois de ter procurado sobreviventes em um acidente de nave quando ele ainda era jovem.

Após tanto tempo na mente do doutor, as mentes atormentadas acabaram enlouquecendo. O paciente que ele estava tratando em Neyda Prime era o antigo líder Órion que havia causado a morte dos três Julthanos. Tendo a chance de matá-lo, os alienígenas não a perderam, usando o corpo de Boyce.

Toluk consegue colocar as almas em um cristal telepático, que ele levará de volta ao mundo natal Jultha. Boyce está finalmente livre de seu tormento, e também das acusações que pesavam sobre ele. A Enterprise finalmente pode seguir viagem.

Comentários

Finalmente a história que vem sendo preparada para o doutor Boyce há várias edições! Descobrimos finalmente por que o médico tem se comportado tão estranhamente nos últimos tempos.

O enredo não é particularmente brilhante, mas enquanto há o mistério por trás do comportamento de Boyce a história se sustenta. Na verdade, elá evolui muito bem até a conclusão --quando é vítima de um verdadeiro anticlímax.

É simplesmente horrível a forma como o mistério é solucionado, com Toluk contando a todos qual é a resposta. Seria muito melhor se pistas do problema tivessem sido deixadas ao longo do caminho e coletadas pelo pessoal da Enterprise, mas isso certamente levaria mais tempo e páginas do que as que foram gastas nessa edição.

Se havia a necessidade de fechar essa história nessa mesma edição, a solução é até aceitável. Mas mais uma vez a redução de páginas de 40 para 32 prejudica o andamento. Essas oito páginas certamente poderiam ter feito alguma diferença.

Dois pontos interessantes são levantados aqui. Um deles é a amizade dos tripulantes da Enterprise para com Boyce, especialmente por parte de Pike e da enfermeira Carlotti. O outro é a conversa de Spock com Toluk. Percebemos aqui que nosso Vulcano favorito ficou famoso a entrar para a Academia da Frota --mostrando que isso era novidade na época. Além disso, descobrimos que os Vulcanos em geral não são muito fãs da decisão de Spock, o que nos lembra muito dos alienígenas que vemos na série Enterprise. Certamente os Vulcanos levaram um bom tempo para olhar os humanos de igual para igual --e Spock teve um papel fundamental nisso. Um bom ponto para a cronologia e a história da série que é abordado de forma equilibrada, realista e interessante aqui.

Tudo bem que a solução, no final, fica um pouco mal contada e a história é cheia de conveniências. Mas realmente não dá para dizer que essas falhas tornem "Immortal Wounds" algo que não valha a pena ser lido.