Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 11 – dezembro de 1997
32 páginas
"The Fallen, Part II"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Mike Collins
Arte-final: Greg Adams
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: desconhecida
Data Terrestre: 2254

Sinopse:

O grupo médico de assistência está atendendo os sobreviventes de Theta Kalyb, enquanto a frota comandada pela Enterprise está enfrentando os Chakuuns. As naves menores não são páreo para os federados, mas as naves-fantasma continuam ameaçando Pike e seus tripulantes.

Enquanto uma batalha ferrenha é travada no espaço, a enfermeira Carlotti vê uma nave se acidentando na superfície --uma das naves menores Chakuun, com apenas um tripulante, que está inconsciente. Ela se aproxima, e seu primeiro impulso é matar um dos monstros responsáveis pela morte de seus pais em New Milan, mas ela resiste à ação bárbara e decide tratar o alienígena ferido.

Ao abrir o capacete, Carlotti fica chocada ao descobrir que o rosto dos Chakuuns é bastante similar ao humano e que aquele especificamente era uma mulher. A Chakuun recupera a consciência, mas não entende por quê aquela humana a está tratando, em vez de matá-la.

As duas travam um intenso diálogo, em que a Chakuun explica a política territorial Tholiana, baseada nas modificações constantes que acontecem no espaço, exigindo que as fronteiras sejam refeitas. Com essas modificações, algumas colônias humanas acabam indo parar dentro do território Tholiano, que manda suas tropas Chakuuns para "limpar" seus domínios.

Embora Carlotti esteja revoltada pelas ações e filosofia Chakuuns/Tholianas, ela começa a perceber que há razões e motivações por trás das atitudes alienígenas --não somente a maldade pura. Ela também percebe que não pode interpretar raciocínios alienígenas a partir de uma moral humana --fato que a Chakuun insiste em lembrá-la.

Em órbita, a batalha está feia. Embora as naves da Frota Estelar estejam aplicando táticas inovadoras, os Chakuuns estão vencendo. A Brazzaville, a Achilles e a Providence foram perdidas, e não há chance de vencer.

No planeta, Carlotti e a alienígena são surpreendidas por um destacamento de resgate Chakuun. Neste momento a Chakuun ferida se identifica como a General da Coorte, e decide poupar a vida de Carlotti, em retribuição pela generosidade da humana em poupá-la. Ela também ordena uma retirada das naves Chakuun, antes que a Enterprise e a Nelson fossem também destruídas.

As duas naves restantes resgatam as equipes médicas e os sobreviventes da colônia e partem para uma base estelar em Algol, para reparos. Lá, Pike e Carlotti passam as informações recém-adquiridas ao Comando da Frota Estelar e voltam à Enterprise, no intuito de seguir viagem.

Comentários

A conclusão de "The Fallen" é adrenalina pura. Mas, mais que isso, consegue a mescla perfeita entre ação e uma história inteligente. Várias páginas são gastas na batalha espacial entre as naves da Frota Estelar e dos Chakuuns, o que poderia facilmente levar a história a um beco sem saída criativo.

Entretanto, as soluções e estratégias propostas pelos roteiristas Abnett e Edginton para as batalhas são brilhantes, e desta vez totalmente originais. Em "Cloak & Dagger", a sessão de confronto espacial estava recheada de táticas e soluções mostradas em filmes e episódios da Série Clássica, o que era bom pelo aspecto de nostalgia, mas mostrava alguma fadiga criativa.

Aqui, temos duas ou três passagens memoráveis envolvendo novas estratégias de batalha, nunca antes vistas em Jornada nas Estrelas. Pike mostra toda a sua capacidade de comando, e vemos algo inédito no franchise: a melhor idéia para combater os inimigos não parte da Enterprise, mas de um desconhecido capitão da Achilles. Isso serve para dar incrível realismo e fluidez à sequência. Não seria exagero dizer que esta edição contém uma das melhores quadrinizações de batalha espacial já feita para Jornada nas Estrelas.

No planeta, temos a enfermeira Carlotti enfrentando os seus fantasmas do passado, o que dá pano para a manga em termos dramáticos. Os diálogos entre ela e a Chakuun são fantásticos, e servem não só para desenvolver a personalidade da oficial da Frota como também para dar um excelente background sobre os praticamente desconhecidos Tholianos e um interessante elemento de reflexão à história.

Todas as explicações relativas à política territorial Tholiana parecem extremamente convincentes, e o mérito é todo da dupla de roteiristas. Além disso, a crítica sobre a antropomorfização da ética e da moral é muito mais profunda do que poderia parecer à primeira vista. Não é só algo relativo à essa história, mas a Jornada nas Estrelas como um todo. Como disse a embaixadora Klingon Azetbur em "A Terra Desconhecida", a Frota Estelar é um clube privado para Homo sapiens. Ela não está muito longe da verdade, e "The Fallen" tem o mérito de discutir isso abertamente. Brilhante.

A conclusão da história, que ata a situação de Carlotti no planeta com o beco sem saída da Enterprise em órbita, também funciona perfeitamente. Não há a sensação de algo arranjado e concluído convenientemente, mas de algo que realmente casa e faz todo o sentido do mundo.

Enfim, mais um grande vencedor da série, que fez jus ao cliffhanger que havia sido estabelecido na edição anterior.