Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 13 – fevereiro de 1998
32 páginas
"Future Tense, Part II"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Patrick Zircher
Arte-final: Steve Moncuse
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: desconhecida
Data Terrestre: desconhecida

Sinopse:

Colt se vê cercada por dois oficiais da Frota. Ela foge deles e percebe que a Enterprise está estranhamente vazia. Ao correr ainda mais, ela descobre que está mesmo na Enterprise, mas que a nave está instalada no Museu Smithsonian, na Terra, como parte de uma exposição. Os oficiais continuam correndo atrás dela. Com agilidade e destreza incríveis, a ordenança consegue fugir do prédio.

Ela percebe, entretanto, que ainda está sendo seguida por um homem. Ela rende este homem, a fim de saber por que ele está atrás dela. Ele se revela Jim Kirk, um capitão de uma nave cargueira chamada Bounty. Ele desconfia que ela seja Mia Colt, a ordenança da Enterprise que desapareceu décadas atrás sem deixar vestígio.

Os dois contam um ao outro suas histórias. Colt conta como foi parar ali, por meio do artefato que ela pegou em Argol II. Kirk, por sua vez, relembra como o sumiço da ordenança mudou sua vida. Ele estava saindo da Academia, formando-se oficial da Frota Estelar, quando tudo aconteceu. Originalmente ele seria designado para um posto na Farragut, sob o capitão Garrovick, mas com o sumiço de Colt ele acabou designado para a Enterprise, sob o capitão Pike.

Pike, por sua vez, não aceitou bem a segunda troca trágica de ordenança em poucos meses, e tratou Kirk com o maior desprezo possível. O oficial passou um ano a bordo da Enterprise antes de desistir da Frota e tornar-se um capitão de cargueiro comercial.

Colt está disposta a tudo para retornar a sua época de origem, e pede ajuda a Kirk. Ele decide que vale a pena tentar levá-la de volta a Argol, na esperança de restaurar a vida que ele teria se ela não tivesse sumido. O problema é que o planeta agora está dentro do território Klingon. Mesmo assim, a tripulação de Kirk concorda em arriscar a vida para ajudar Colt.

Ao adentrar o espaço Klingon, a nave é atacada por um cruzador de batalha comandado pelo general Chang. O Bounty está para ser destruído quando a Enterprise-A entra em cena, comandada por Pike. A nave Klingon foge diante da inferioridade numérica, mas Pike em seguida já ordena que Kirk se renda, por violação do espaço Klingon.

Continua...

Comentários

Embora a história siga com a mesma qualidade da edição anterior, alguns tropeços fazem o leitor pensar que talvez a equipe já estivesse com problemas para manter a publicação e sua qualidade. Primeiro que uma história chamada "Futures, Part I" obrigatoriamente pediria uma "Futures, Part II". Alternativamente, seria possível dispensar os "Part" e usar em cada uma um nome diferente. Vemos entretanto uma miscelânea, quando abrimos o volume e descobrimos a história "Future Tense, Part II"!

Nada grave --afinal, o que seria de Jornada nas Estrelas sem os bloopers?--, mas é um sinal de que as coisas não andavam tão bem nos bastidores de Early Voyages. Outro tropeço, esse ainda mais impressionante, é quando somos obrigados a nos confrontar novamente com os dois guardas da Frota que tentam capturar a ordenança Colt. No fim da edição anterior eram um negro e um loiro, e agora são um moreno caucasiano e um loiro! O tropeço foi tão notado que um dos leitores da revista chegou a escrever para perguntar do ocorrido. A resposta dos editores foi bem-humorada, como não poderia deixar de ser: "Sabe, o que nós ainda estamos tentando entender é como a ordenança Colt nunca soou o alarme sobre esses malditos transmorfos!"

Provavelmente os erros de continuidade --irrelevantes nos termos da história, mas sem dúvida incômodos, até pela simplicidade-- tenham a ver com a mudança de desenhista e de arte-finalista de uma edição para outra. Zircher está de volta à publicação, trazendo novamente seus traços de extremo realismo, em uma edição que certamente os iria exigir --afinal, alguém precisaria desenhar direito o bom e velho Jim Kirk!

A história aqui tem dois personagens principais --Colt e Kirk--, mas fica óbvio que o segundo, até por seu status lendário em Jornada, rouba a cena. É interessante a forma como Abnett e Edginton desenvolveram esse universo paralelo, sustentado apenas em uma única mudança: o desaparecimento da ordenança da Enterprise, décadas atrás. O desvio de rota na vida de Kirk é especialmente convincente, assim como os traços de personalidade daí derivados.

Óbvio, algumas coisas são convenientes demais, como termos Scotty como engenheiro de Kirk, mas dão um toque de nostalgia ainda mais especial à edição. Aliás, nostalgia é a palavra-chave aqui. Além de Kirk e Scotty, temos a aparição da Enterprise-A, com todos os seus tripulantes, e a volta do general Klingon Chang ao universo de Jornada, um personagem que certamente merecia aparecer mais do que seu único momento de glória em "Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida".

Por fim, vale dar um crédito aos roteiristas por conseguirem fazer algo que Ronald Moore e Brannon Braga não conseguiram fazer em "Generations", colocar dois capitães heróicos e admiráveis em conflito. A idéia original para "Generations" era ter algo como Picard versus Kirk, mas ninguém conseguiu desenvolver bem a história deste modo. Em compensação, Abnett e Edginton fazem o impossível e conseguem colocar Kirk e Pike em posições opostas e de conflito. Mas este é um assunto para a próxima edição...