Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 14 – março de 1998
32 páginas
"Futures"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Patrick Zircher
Arte-final: Steve Moncuse
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang & The Human Touch
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: 9521.9
Data Terrestre: desconhecida

Sinopse:

A Enterprise (NCC-1701-A) recebe a bordo os tripulantes do cargueiro de Kirk. Na ponte, Pike intima o capitão a revelar suas motivações ao violar o espaço Klingon, mas Kirk se mostra irônico, o que leva Pike a perder o controle e dar um soco em seu velho algoz. Logo em seguida, Spock traz para a ponte a ordenança Colt, para a surpresa de todos --principalmente de Tyler, que está ainda servindo como navegador de Pike.

O capitão envia Colt à enfermaria, para se certificar de que tudo está bem. Enquanto isso, ele é obrigado a ouvir a história de Kirk. O capitão do cargueiro revela que estava tentando levar Colt de volta a Algol, para que ela, de algum modo, pudesse retornar a sua própria época. Ele convoca uma reunião com todos os oficiais, e a situação é exposta.

Spock e Saavik descobriram que Colt está sendo rejeitada por essa época, por não pertencer a este período. A médica-chefe Carlotti diz que a ordenança não poderá sobreviver mais de quatro dias. Em razão disso, Pike decide seguir com os planos de Kirk, apesar dos riscos, e devolvê-la a seu lugar de origem.

Saavik aponta os danos que a volta de Colt poderia causar ao continuum espaço-tempo, mas Spock diz que na verdade sua ausência pode ter alterado o que deveria ser. Com base na argumentação de Spock, Pike consegue convencer a todos do que precisa ser feito.

Enquanto isso, a Frota Estelar ordena o regresso imediato da Enterprise. Quando Pike se recusa a responder, o Alto Comando envia a Excelsior, sob o comando da ex-Número Um de Pike, para interceptar, e se for o caso, combata a Enterprise, para evitar que a frágil paz com os Klingons seja afetada.

Na Enterprise, Colt conversa com Tyler, que ainda está abalado pelo seu desaparecimento há décadas, enquanto Scotty tem a chance de ganhar um tour pela engenharia da nave.

Apesar de não se intimidar pelas ordens da Frota, Pike é obrigado a interromper a viagem para Algol quando é interceptado por três naves Klingons, comandadas pelo general Chang. A batalha parece inevitável, e o poder de fogo inimigo é superior. Chang quer vingança.

Continua...

Comentários

A história é a mesma, mas muda de nome novamente. De "Futures, Part I", para "Future Tense, Part II", e agora "Futures", parece que Abnett e Edginton não conseguiam mesmo se decidir sobre como chamar essa que foi a maior saga serial de Early Voyages.

A aventura continua à toda, e a interação entre Kirk e Pike tem um sabor especial. O confronto dos dois na ponte é vibrante, e a arte fiel de Zircher somada aos diálogos bem escritos da dupla Abnett e Edginton fazem a cena toda extremamente verossímil. É divertido demais ver o bom e velho Kirk (embora em uma realidade alternativa) fazer o cisudo Pike subir nas tamancas.

Em termos de trabalho com os personagens, a história segue implacavelmente bem feita, mas agora temos a introdução de um elemento sci-fi pouco convincente --a "rejeição" de Colt pelo continuum do futuro. Levando em conta que viagem ao futuro é um conceito válido e realista até para nossa tecnologia e conhecimento atuais, imaginar que esse tipo de "rejeição" fosse possível está um pouco além da capacidade de suspensão da descrença média de um fã de Jornada.

Trata-se de uma das poucas conveniências de roteiro introduzidas pela dupla de escritores em toda a série, e algo que certamente eles poderiam ter trabalhado melhor, não fosse a pressão de tempo para concluir as histórias e tê-las executadas pelos artistas. Até o próprio Spock, dando uma de Guinan em "Yesterday's Enterprise", diz que tem convicção de que Colt precisa ser devolvida a seu tempo, mas que sua argumentação racional para isso deixa muito a desejar. Ele não se refere especificamente ao aspecto da "rejeição", e sim às implicações ao presente pela devolução da ordenança, mas seria até uma saída interessante se ele tivesse falseado ou maquiado certas conclusões a respeito disso também para perseguir sua "convicção".

A falta de uma argumentação mais convincente para a devolução de Colt, colocando em risco a paz com os Klingons, aparece em um momento especialmente delicado da história, em que a nostalgia já está bem estabelecida (o que faz com que ela não sirva mais de motivação para o leitor) e agora o que o público quer mesmo é um bom enredo.

De toda forma, ele não anula todo o esforço em seguir com essa grande saga. Muito ao contrário, só ver a Número Um no comando da Excelsior, ordenada a perseguir Pike e a Enterprise, já compensa por todo e qualquer inconveniente dessa falha de roteiro.

Como nota de rodapé, um pequeno erro dos roteiristas surge quando Pike menciona o desaparecimento de Colt como tendo ocorrido em 2263. É impossível que ele tenha acontecido nesta ocasião, uma vez que Early Voyages é claramente uma série sequencial que começou no ano 2254. É mais fácil considerar a fala de Pike como um "blooper" do que tentar interpretar a informação e encaixá-la na cronologia da série.

Ao final da história, só resta ao público agonizar mais 30 dias até a próxima edição, onde finalmente descobriremos como Pike se livrou dos Klingons e da Excelsior de sua ex-primeiro-oficial... não é preciso ser gênio para concluir que o final será explosivo.