Gênese  |  Episódios  I  Reflexões  |  Palavras do autor  |  Palavras do artista

Universo paralelo

Star Trek Early Voyages, nº 16 – maio de 1998
32 páginas
"Thanatos"

História: Dan Abnett e Ian Edginton
Desenhista: Javier Pulido
Arte-final: Steve Moncuse
Cor: Marie Javins
Letras: Janice Chiang & The Human Touch
Editora: Bobbie Chase
Editor interino: Bob Harras

Material produzido por Salvador Nogueira para o Trek Brasilis

 

Data Estelar: 390.5
Data Terrestre: 2254

Sinopse:

Pike, Boyce e Spock estão disfarçados como habitantes locais, infiltrados no planeta dos Temazi, uma cultura pré-industrial que foi visitada por alienígenas ultra-avançados em uma época antiga. O objetivo da missão dos três é identificar Klingons infiltrados naquela civilização. Relatórios da inteligência da Frota Estelar indicam que uma das casas do Império está tentando localizar poderosas armas deixadas pelos alienígenas que visitaram esse mundo milênios atrás.

Infiltrados, os três são obrigados a passar pelos rituais religiosos intensos e morosos dos Temazi --que são extremamente rígidos e que matam qualquer alienígena que não se pareça com eles ou seus deuses. O trio não está tendo sucesso em localizar os Klingons, mas Boyce repara que há uma bela Temazi no templo que não tira os olhos de Pike.

Enquanto isso, na Enterprise, a Número Um está no comando, mas com a incômoda presença do almirante Robert April sobre seu ombro. Ele veio à nave justamente para essa missão. Enquanto Pike, Boyce e Spock procuram os Klingons, a Enterprise tem como objetivo estar preparada para tirar o grupo de descida do planeta ao menos sinal de problema. Adicionalmente, eles devem procurar por naves Klingons no setor.

No planeta, Spock e Boyce tentam, por seus próprios meios, encontrar os Klingons, mas sem sucesso. Pike, em compensação, tem um novo encontro com a mulher do templo. Ela se oferece como uma guia da cidade, mas ele recusa, pela necessidade de manter o contato com os nativos ao mínimo. A mulher acha Pike muito familiar, mas não o identifica.

Mais tarde, ela se reúne com seus colegas, e descobrimos que ela é Virka, uma das tripulantes do velho algoz de Pike, o Klingon Kaaj. Ela diz que o segredo para encontrar as armas é seguir a pista de um nobre que ela conheceu --Pike.

Os Klingons vão até o templo, para ver o nobre de quem Virka falava. Quando Kaaj o vê, reconhece na hora: é Pike! Irado, Kaaj parte para o ataque, acabando com o disfarce dos dois grupos. Os Temazi reconhecem os participantes da briga como alienígenas e os perseguem, com o objetivo de executá-los. Enquanto isso, no espaço, a Enterprise encontra sua própria cota de naves Klingons.

Continua...

Comentários

Definitivamente de volta à primeira metade do século 23, "Thanatos" retoma uma história iniciada na edição número 12, quando April vem à bordo da Enterprise. Somos apresentados à história da metade, com Pike, Spock e Boyce já na superfície do planeta, o que dá uma tremenda agilidade à narrativa.

Todo o enredo envolvendo os Temazi e o conflito com os Klingons é muito bem bolado, e a desculpa é excelente para trazer de volta o velho inimigo de Pike, Kaaj. Até parece que finalmente vamos conhecer um pouco melhor os planos e objetivos desse Klingon que está em busca do poder em seu próprio Império. Infelizmente, isso acaba não acontecendo, por culpa do fim abrupto da publicação.

A história é bem fluida e não trabalha muito com os personagens. O melhor trabalhado de todos é o lendário almirante Robert April. Temos a chance de fazer uma "visita" à mente do primeiro capitão da Enterprise clássica, e as cenas em que ele avalia a tripulação de Pike são muito interessantes.

Os roteiristas se esmeraram para dar um toque retrô à série, como se fosse mesmo uma produção dos anos 50/60. Ouvimos na mente de April sua preocupação com tantas mulheres em cargos de chefia, por exemplo, e vemos o almirante demonstrar sua política de seriedade e mão de ferro. Realmente muito envolvente.

A arte é espetacular. Trata-se da primeira edição de Javier Pulido em Early Voyages, e ele imprime um estilo totalmente diferente do de Zircher e Collins. O desenho é mais tracejado, menos rico em detalhes, mas de uma beleza ímpar. A qualidade é ainda mais ressaltada pela habilidade de Marie Jarvins nas cores, ressaltada ainda mais pelos traços limpos de Pulido. Nesse aspecto, só as cenas espaciais deixam um pouco a desejar, com menos detalhes do que gostaria de ver para a Enterprise.

De toda forma, é o começo de mais um espetacular arco para Pike e sua tripulação. Um que, infelizmente, nunca iria terminar...