IDW apresenta suas edições de Jornada para 2008

star-trek-second-stage.jpgA editora IDW, que possui licença para produzir quadrinhos baseados em Jornada, anunciou o seu projeto para o próximo ano. Chamado de Second Stage (Segundo Estágio), as novas séries terão como autores Peter David, D.C. Fontana e John Byrne. No total de quatro, as coleções que serão lançadas durante o primeiro semestre de 2008, envolverão episódios e personagens famosos da série original como Garry Seven, além de penetrar novamente no fascinante mundo do Universo Espelho. Também há planos para uma história adaptada ao novo filme de J. J. Abrams.

A IDW, em sua primeira fase, começou lançando a mini-série Star Trek: Year Four (uma espécie de quarto ano da série original), seguido da saga dos Klingons (Blood Will Tell), da coleção dos aliens de Jornada (Alien Spotlight) e terminando com uma série de A Nova Geração (Intelligence Gathering), que será lançada em janeiro. Agora, a editora anuncia sua nova fase, que se chamará de Second Stage, onde novas histórias da franquia serão produzidas por escritores de primeira linha. “Nós ficamos muito orgulhosos do trabalho que produzimos em nosso primeiro ano com publicações de Jornada, e a qualidade dessas histórias nos permitiram recrutar alguns dos melhores escritores de Jornada”, disse a editora da IDW, Chris Ryall. “O ano de 2008 será épico para Jornada”, disse o co-diretor da empresa Andrew Steven, referindo-se ao lançamento do novo filme da franquia. “E nós queremos ter a certeza de que os nossas HQs farão justiça a toda essa saga. Para isso estamos expandindo nossas publicações para lançá-las mês a mês, de modo que poderemos sentir a quantidade de venda semanal, como se fosse um índice de audiência de uma série de TV”, disse o diretor.

star-trek-new_frontier.jpgSegundo a empresa estão assim agendados os lançamentos das séries de Jornada. Para o mês de março teremos “Star Trek: New Frontier”, de autoria do novelista Peter David. A história celebrará o 10º aniversário da saga New Frontier, criada pelo próprio Peter David e lançada pela Pocket Books desde 1997. Num total de quatro livros já produzidos, esta quinta edição contará uma nova história do capitão Mackenzie e a tripulação da USS Excalibur, onde uma nave protótipo da Federação com experiências no espaço-tempo foi considerada perdida e Mackenzie terá a missão de encontrá-la antes que alguém a use como uma arma temporal.

star-trek-enterprise_experiment.jpgNo mês de abril, a editora lançará mais uma edição da coleção Year Four (Ano Quatro). Intitulado Enterprise Experiment, está sendo escrito por D. C. Fontana, a conhecida roteirista da série original. A história dá continuidade ao memorável episódio “The Enterprise Incident” escrito pela própria D. C. Fontana, onde o capitão Kirk rouba a tecnologia de camuflagem romulana. Enterprise Experiment narra o esforço da Federação em adaptar o sistema de camuflagem, levado por Kirk, para suas naves, enquanto que uma força tarefa romulana se aproxima da zona neutra para reaver a sua tecnologia. Para piorar o conflito, os Klingons surgem em cena, com intensões desconhecidas.

Outra história referente à série original será mostrada em maio. De mesmo título do episódio da Série Original, “Star Trek: Assignment Earth” (“Missão Terra”) terá o retorno de um personagem bem conhecido, o humano Gary Seven. O personagem esteve nos planos de Gene Roddenberry para ter sua própria série, mas que nunca foi à frente. Agora, Seven é reintroduzido, com o enredo contando a história do viajante estelar desde sua criação alienígena até o encontro com a Enterprise.

O Universo Espelho é considerado um dos mais populares temas do cânon de Jornada. A IDW apresentará em junho uma história baseada nesse universo. O título Star Trek: Mirror Images foi escrito por Chris Ryall e pelos irmãos Scott e David Tipton. Em Mirror Images veremos o surgimento do capitão Kirk no comando da ISS Enterprise, após a morte de Christopher Pike, assim como o destino da tripulação numa série de tramas e intrigas. De acordo com a editora, uma segunda seqüência do universo espelho está prevista para o segundo semestre de 2008, mas envolvendo a turma de A Nova Geração.

Segundo o site The Trek Movie, a IDW pretende trazer, para o segundo semestre, uma adaptação ao novo filme de Jornada. A editora já tem experiência em fazer adaptações em filmes do cinema, como fez com “Transformers” e “A Lenda de Beowulf”. Ambos foram seqüências das histórias contadas na telona. O Trek Movie foi informado por fonte da editora que eles pretendem fazer o mesmo com o filme de J. J. Abrams, não tendo mais informações com relação a quem ficará com o encargo de escrever a sequência. O site Roddenberry.com entrevistou recentemente o artista Joe Corroney que falou sobre o interesse da editora e de sua possível contratação para o trabalho de ilustração.

Fonte: TrekWeb e The Trek Movie