Giacchino e o desafio de criar trilha para Jornada

michael-giacchino.jpgO compositor Michael Giacchino esteve presente no County Museum of Art de Los Angeles como palestrante, para falar a respeito de suas obras musicais nas séries de TV, filmes e jogos de video-games. No evento, Giacchino teve a oportunidade de comentar sobre o desafio em iniciar o trabalho de produção de uma trilha sonora para o novo filme de Jornada nas Estrelas.

Michael Giacchino começou sua carreira de compositor musical em video games para o estúdio DreamWorks. No cinema ele produziu para os desenhos animados Os Incríveis e Ratatouille e Missão Impossível 3, além de séries como Lost e Alias. Atualmente está encerrando a produção da trilha do filme Speed Racer.

O compositor lembrou de seu primeiro contato com J. J. Abrams. Ele recebeu um e-mail do produtor dizendo que tinha jogado todos os games, onde havia a trilha sonora criada por Giacchino e que gostou muito. Então o compositor foi convidado a trabalhar no tema da série Alias, onde reintroduziu o uso de partituras orquestradas e na qual Giacchino ganhou o Emmy.

Com o fim do trabalho em Speed Racer, Giacchino volta suas atenções para Jornada nas Estrelas e diz que se encontra ainda assustado por tal responsabilidade. A pós-produção já começou e o músico está prestes a iniciar a composição da nova trilha sonora, “Nesse ponto eu ainda faço de conta que não tenho mesmo de escrever a música. Porque conversar sobre coisas que você gosta, e uma delas é Jornada, é muito amedrontador”, disse o músico, “Isso é uma grande montanha para mim. Porque James Horner e Jerry Goldsmith, em particular, são dois caras que eu tenho um enorme respeito e sou fã deles. Claro que eu ouvi a trilha de Jornada nas Estrelas: O Filme e A Ira de Khan interminavelmente quando jovem e estar aqui na iminência de começar um trabalho com J. J. Abrams é assustador”.

No filme Cloverfield, J. J. Abrams não quis trilha musical, mas Giacchino conta que como adora filmes de monstros chegou a conversar com Abrams a respeito de introduzir uma espécie de tema no fim, chamado Roar (“rugido”), com os créditos. O site SoundtrackNet informa que esse Roar (“rugido”) será mostrado no iTunes no dia 29 de abril.

Fonte: Trek Movie.