Jornada nas Estrelas faz 42 anos

jornada-nas-estrelas.JPGNo dia 8 de setembro, há 42 anos, estreava na rede americana NBC a série que se tornou conhecida como Jornada nas Estrelas. Com o primeiro episódio intitulado “The Man Trap” (O Sal da Terra), seu criador Gene Roddenberry transportou os telespectadores para um cenário recheado de aventuras, humor e com alegorias às realidades culturais e políticas de nosso mundo. Embora tenha sido cancelada em sua terceira temporada, ela serviu de base para outras cinco quatro séries e dez filmes, além de uma produção animada.

No Brasil, a série chegou no final dos anos 60, pela extinta TV Excelsior, que adquiriu os direitos de apresentação dos dois primeiros anos, no horário das 22:oo horas. Após o fim da emissora, a série foi reexibida pela Bandeirantes, Manchete, Record e, por último, pela Rede 21. Na TV por assinatura, a Universal (antiga USA) passou não somente a Série Clássica como A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager, sendo que Enterprise ficou com a AXN.

A primeira dublagem da série original ficou a cargo do estúdio A. I. C. (Arte Industrial Cinematográfica), que depois foi redublada pela VTI-Rio.  O TB teve a oportunidade de entrevistar, em 2004, Emerson Camargo, diretor de dublagem da AIC, e responsável por muitos termos em português usados hoje pelos fãs como “torpedos fotônicos”, “teletransportador”, “Magro”, “dobra espacial” e outros. A entrevista foi feita pelo nosso colega Luiz Felipe Tavares, na qual ficamos sabendo, por exemplo, que o ator e diretor Denis Carvalho também já fez a voz do capitão Kirk. Para saber da entrevista é só clicar neste link.

Não esquecendo de mencionar também que no dia 24 o Trek Brasilis completará 9 anos de existência.