Um Cânon, Várias Cronologias

daniels.jpgObservando toda a celeuma que está surgindo em torno do aspecto “cânon” do vindouro filme de Jornada nas Estrelas, eu acredito que é importante deixar claro um fator que o fandom não está considerando muito a respeito do “reboot” que o novo filme parece preparar: é perfeitamente possível existirem várias linhas de cronologia dentro do mesmo cânon. Desta forma, o reboot pode de fato ser no estilo “guardar o bolo e o comer também”.

Em um reboot tradicional, sem Spock velho e estes aspectos da trama proposta, seria tudo do zero total: o novo filme seria tanto uma cronologia nova como também um cânon completamente novo. Mas no reboot proposto, usando Nero e o Spock velho para criar uma linha temporal diferente, o cânon continua válido mas com uma nova linha temporal em adição as várias já existentes.

thevisitor.jpgQual a diferença? Muita, na realidade. Para entendermos a razão, precisamos considerar que todos os  eventos de tradicionais linhas temporais alternativas, como dos episódios Yesterday Enterprise, The Visitor, Children of Time e vários outros são cânon. Não são como TAS ou o material do Universo Expandido; estes episódios ocorreram em linhas temporais alternativas, modificadas, diferentes da principal, mas são produções válidas pelas regras de cânon estabelecidas pela Paramount.

tasha.jpgAssim, na primeira opção de reboot, todas estas linhas temporais alternativas cânones teriam que ser desconsiderados por completo juntamente com qualquer elemento regular do cânon. Mas na segunda opção, estes tradicionais eventos de linhas temporais alternativas continuam perfeitamente válidos enquanto elementos do cânon — já que ocorreram em tela em episódios válidos — mas são suas próprias linhas de cronologias alternativas em contraste à atual linha terminando em Jornada nas Estrelas: Nemesis. Com o novo filme, a atual linha cronológia principal passa a ter a categoria das demais alternativas, com o novo filme se estabelecendo como a linha cronológica principal.

Esta é a chave para se encarar as mudanças como um todo do filme: cânon e cronologia não são a mesma coisa. Isto é o que faz todos os episódios de linhas temporais alternativas feitos até hoje serem parte integrante do cânon de Jornada nas Estrelas — apenas seus eventos é que existem em cronologias próprias dentro do todo sem interferirem na principal. O novo filme vai estabelecer uma nova linha principal, colocando a atual na categoria das demais: cânone, mas diferente cronologia.

temporal.jpgUma ironia final é que isto tudo torna a especulação de Dulmur, o agente temporal visto no final de Trials and Tribble-ations, válida: após o novo filme de Jornada nas Estrelas, eles realmente estão em uma linha temporal alternativa, não mais a principal. Não a alternativa que eles pensam, mas alternativa, ainda assim.

7 Comments on "Um Cânon, Várias Cronologias"

  1. Post 50

    Agora, que ninguém hoje em dia precisa idolatrar os princípios de Gandhi, porque estão disseminados pela sociedade. Bem, olha, eu acho que vivo em outra sociedade, onde o que é idolatrado é o individualismo, a aparência, o ter, e não o ser.

    ————
    O que quis dizer é que, na minha visão, os bons valores estão por ai na midia, séries, filmes… e presentes até mesmo num filme de HQ.

    Infelizmente, a mensagem é passada, mas nem todos estão dispostos a segui-lá.

  2. Hfff…

    Depois de ler tudo isso, só posso concluir uma coisa:

    O staff do TB tem que ter muito saco pra aguentar essas cabecinhas que encanam com o que foi, o que é, e o que há de ser em termos de Star Trek.

  3. Digo isso me referindo somente aos que esquecem que Star Trek é entretenimento.

    Ficam aí discutindo sobre canon, continuidade, etc..

    Até parece que o mundo e a sociedade vão se lascar por causa do canon, por causa dos romulanos que não vieram, que foram, do balanço do terror, do universo espelho, blá blá blá, blá blá blá…

    Eu pensei que Trekkers fossem…

    Positivistas.

  4. Leandro Martins | 24 de novembro de 2008 at 8:59 am |

    52: Bwhaha, Raul, você nem imagina quanto…!

  5. Sei que muitos fans não concordam, mais eu sou plenamente a favor de re-boot em Jornada nas Estrelas. Porque muitos fatos históricos da serie já aconteceram como a fuga de Khan da terra no final do século 20. Um re-boot serviria para corrigir isso e adequar a serie aos novos tempos.

    Nas HQs isso é comum, um exemplo o é o Super-homem que já teve alguns re-boots, nas primeiras historia o Super-homem não voava, apenas dava grande saltos e o uniforme era levemente esverdeado, esses re-boots do personagem não o estragaram e nem tiraram a sua essência. Outro herói que teve recentemente um re-boot foi o Homem de Ferro, antes ele usava aquele aparelho no coração porque tinha graves problemas cardíacos. Na nova origem ele foi atingindo por estilhaços das suas próprias armas que foram parar nas mãos de terroristas. Isso não estragou o Homem de Ferro porque assim como o superman, essência foi preservada.

    Mudando de foco, uma serie de ficção que teve um re-boot completo e fez muito sucesso foi Galáctica, a historia básica é a mesma, e teve varias modificações mais manteve a sua essência.

    Então eu acho que se esse novo filme que talvez seja um re-boot, o que ainda não sabemos ser é, mais ser manter a essência e conceitos idealizados pelo criador dessa serie maravilhosa que é STAR TREK. Mesmo sendo cheio de ação poderá não só renovar a franquia.

    Sobre os fatos canônicos, eles não vão ser perder, apenas vão ser adaptados aos novos tempos. Caso venha se confirmar que esse novo filme é mesmo um re-boot, isso não quer dizer que vou deixar de gostar das velhas TOS, TNG, VOY, etc. Mesmo porque eu não nunca deixei de gostar da velha Galactica que marcou a minha infância.

    Só pra constar eu tenho 37 anos e não sou xiita, aliais não gosto que a molecada se refira aos fans mais velhos desse jeito. Alem de ser de mau gosto é uma tremenda falta de respeito.

  6. Luís Henrique Campos Braune | 25 de novembro de 2008 at 2:21 pm |

    Post 52 e 54:

    Depois de:

    1 – ter sido insultado e nada ter sido feito (chamado de retardado por tb gostar de SW);
    2 – ter que ler de um dos mantenedores do TB acerca do “barulho que faz eu me preocupar a respeito de se o C&C está sendo modificado” (este tipo de coisa só se “diz” cara-a-cara, para quem temos desprezo ou muita intimidade);
    3 – alguém dizer que quem se preocupa com o canon tem cabecinha (e ter respaldo de um dos mantenedores), só posso dizer uma coisa:

    Cansei.

    Pensei que eu pudesse aqui expor minha opinião, mas prevalece o insulto, o pouco caso.

    Para aqueles que prestam atenção, se lembrarão que sempre respeitei a opinião alheia, mesmo discordando, sendo gentil e atencioso. Em muitos momentos procurei, de certa forma, apaziguar os ânimos. Tenho escrito também que espero que o filme seja muito bom e que sejam feitos outros mais. Acho legal dar mais ação ao filme e coisa e tal.

    Torço para que o filme seja realmente bom, herdando um pouco da ação de SW, sem perder o foco no conteúdo e na interação entre os personagens, com uma boa história. Sempre escrevi, também, que o canon pode até ser alterado, mas não nas coisas importantes, senão teremos duas ST.

    Nada impede de continuarmos a gostar desta nova linha. Mesmo que o canon seja alterado nas partes principais (quais seriam elas?), espero que gostemos desta ST e vejamos mais filmes e séries.

    O que não aceito é escreverem que tenho “cabecinha” e ser insultado (SW x ST).

    Eu havia dado um tempo, mas agora é definitivo, adeus a todos.

    Caro Leandro, apesar disto, afirmo, mais uma vez, que o livro que vc escreveu é ótimo e creio que vc seja uma pessoa muito esclarecida a respeito de ST.

    Mas, pela segunda vez, discordo de vc, ao corroborar com o post 52. Pode ter sido ofensivo não só pra mim, mas para outros.

  7. Leandro Martins | 25 de novembro de 2008 at 2:36 pm |

    Luis, meu uso coloquial de figuras de linguagem se dá na medida que isto aqui é uma arena de debate sem a necessidade de grande formalidade. É necessário precisão no que se afirma, mas não grande formalidade, então ironias e piadas não estão fora das possibilidades de ocorrerem nas mensagens, e não devem ser confundidas com insultos.

    Pela natureza geral do site, é compreensível que um grupo maior de usuários tenha preferência por Jornada ao invés de Star Wars, mas colegas de fandom de Star Wars são sempre muito bem vindos aqui, e discriminações baseadas nisto não são bem vistas pela moderação desta casa — já chamamos a atenção contra isto aqui antes.

    Eu fico contente e agradeço pelos seus elogios à minha fanfic, e como você viu nela (especialmente se leu o PDF com comentários) eu tenho grande preocupação e interesse com C&C bem azeitado. Eu só não dou a isto o peso indevido que muitos no fandom parecem dar. Há outras coisas de maior importância.

    Finalmente, é uma pena você ir, mas caso mude de idéia, fique à vontade para retornar e postar à vontade.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*