Jornada em 30 segundos

pike.jpgNa versão anterior do Trek Brasilis existia uma coluna, semanal, que durou poucos meses. De nome Jornada em 30 segundos, tentava trazer algumas informações sobre a franquia de maneira rápida e opinativa. Por isso, o nome. Após alguns anos, ela está de volta.

A COMUNIDADE TREKKER está mais ativa do que nunca. Bom, exatamente nunca não, mas perto dos últimos meses, não se viu nada igual. Desde o fim de Enterprise, em 2005, não há tanto para se discutir. Nós, do Trek Brasilis, estamos, claro, adorando tudo isso. O site, que passou por uma grande reformulação há cerca de um ano, está recebendo mais visitas do que na sua época áurea, entre 2001 e 2003.

A POLÊMICA, claro, está instaurada. O novo filme respeita o cânone, ou não? Embora as discussões estejam acirradas, é claro que NÃO. Vide as tais quatro cenas exibidas recentemente por Abrams à imprensa norte-americana.

NELAS, temos o cadete Kirk a bordo da USS Enterprise, capitaneada por Christopher Pike. Só aí já ferrou tudo. De acordo com sites estrangeiros, parece que Chekov já servia na nave enquanto Kirk estava por lá como cadete. Não que Kirk servisse na nave, veio a bordo somente para aquela missão, trazido pelo Dr. McCoy, com uma desculpa.

AS QUATRO CENAS ainda mostram Spock como capitão em exercício, com Kirk como primeiro-oficial, também em exercício (a nave é de Pike).

AINDA TEMOS a nave sendo construída em Iowa, Uhura com Kirk na Academia, Scotty exilado num planeta gelado, e um monte de coisas que nada têm a ver com o cânone. Estão começando Jornada de novo, após 42 anos. É algo que dá para entender, claro, mas, como Luiz Castanheira disse bem, por que contar o primeiro capítulo de algo que provavelmente não terá muitos capítulos?

E VOCÊ viu a nave temporal do velho Spock, que aparece de relance no trailer? Bom, de acordo com o TrekMovie Report, é essa aqui, ó:

229.jpg

MUDANDO DE ASSUNTO, à meia-noite de hoje está encerrada a Promoção TB/Devir, que dá um exemplar da nova revista em quadrinhos Jornada nas Estrelas Klingons: Herança de Sangue. Nós já lemos a revista, e está excelente. Em breve publicaremos uma resenha completa a respeito.

TERMINANDO, não deixe de ver as fotos do evento comemorativo aos 15 anos de DS9 que a FFESP realizou em São Paulo no último dia 9. A disposição do clube paulista para realizar esses eventos, assim como também faz o Grupo Zona Neutra com a ABC Fiction, é algo que deve ser ressaltado. E se você faz parte de algum grupo de fãs que realiza encontros, não deixe de avisar o Trek Brasilis.