21 Responses to “ENT 1×04: Strange New World”

Comments

Read below or add a comment...

  1. Abu

    Tenho 43 anos e sou “treker” desde menino. Assisti a todos os episódios da série clássica, da Nova Geração e de Enterprise, além de vários episódios de DS9 e Voyager. É claro que gosto não se discute, mas para mim, Enterprise foi a melhor de todas, em todos os sentidos. Sei que é uma série rejeitada por uma grande parte dos fâs, e realmente não compreendo o porquê. Sua temática é mais adulta e seus enredos muito bem elaborados, explorando temas novos que não haviam sido vistos em séries anteriores. São também criadas explicações interessantes e conexões para eventos de estórias futuras de Kirk e Picard, sempre respeitando os cânones. A história dos vulcanos foi melhor explorada e foram muito bem atualizados personagens antes secundários como os Andorianos. Seus atores são de ótimo nível e fazem interpretações excelentes, principalmente a Jolene Blalock (T-Pol), que é o melhor vulcano que vi (o pior é, sem dúvida, o Tuvok de Voyager). Os personagens tem uma maior densidade de personalidades e foram criados tipos extremamente interessantes como o Dr. Phlox. Há um grupo maior de personagens, além dos principais, em torno dos quais também surgem episódios importantes. A qualidade da fotografia e dos efeitos especiais é simplesmente cinematográfica, mas não é pirotécnica. Sua cenografia é totalmente verossímil, desde a nave em sua ponte, corredores e alojamentos, até o uniforme dos tripulantes, mais próximo dos macacões usados pelos astronautas atuais (alguém pode me explicar a lógica do uniforme de TNG, em que os oficiais tem o zíper nas costas e estão sempre dando uma “puxadinha” para baixo em suas camisas toda vez que se levantam ?). Enterprise foi, para mim, o ponto máximo da franquia, atualizada e modernizada para uma linguagem e estilos contemporâneos, sem perder o espírito de Jornada. Acredito que Gene Roddenbery a teria aprovado. Seu maior defeito foi ter acabado cedo demais devido à falta de audiência do público americano, o que, considerando o seu gosto pelo descartável, pode ser até um certificado de qualidade.

  2. DOC_BR

    Concordo.
    Só teve um pecado, a Akiraprise.
    Não deixo de assistir os DVDs da Enterprise sempre que posso.
    A Jolene é um caso a parte, é a mulher mais sensual que apareceu em toda a franquia depois de TOS no episódio dos andróides.

  3. DjLeoTec

    Salvador Nogueira não poderia estar mais certo em suas criticas a série tomando como base este episódio. Uma das coisas que mais me chateou em Enterprise foi o fato de desceram em planetas e abrirem naves alienígenas sem proteção. Pelo que me lembro deste episódio, achei fraco e requentado.

    Abu (post 1) Gosto muito de Enterprise, mas não podemos negar que junto a Voyager, que também gosto muito, são as que tem mais erros, e de continuidade também…
    Os atores são muito bons e carismáticos, mas os personagens agiam como “tapados”, poxa a melhor e mais avançada nave, parecia cheia de amadores, este ep mostra perfeitamente isso. Os efeitos são muitos bons infelizmente foram ficando com menos detalhes a partir da 3ª temporada, mesmo assim ela ganha por ser uma série mais nova.

    Enterprise tem muitos erros parecidos com Voyager, pra mim a culpa é da dupla B&B, basta comparar o 4º ano com os demais. Enterprise tem episódios muitos bons em todas as temporadas que serão comentados aqui.

    OBS: Gosto mais de Voyager do que de DS9, mas não tenho dúvidas que DS9 é muito superior a Voyager, gosto porque gosto e só, como você disse gosto não se discute… Ah! DS9 e a Original em sua época são muito mais adultas que Enterprise.

  4. VERDE

    concordo com o post 1, Enterprise é uma das séries mais regulares. Numa análise particular minha, somente o começo do segundo ano apresenta uma queda, mas a maioria dos episódios sao bons ou ótimos, coisa que nem a TOS apresenta. A TOS tem a vantagem dos episódios excepcionais, mas ENT tem episódios muito bons, como esse que foi analizado.
    Para mim ENT é melhor que VOY que é melhor que DS9, mas eu gosto de todos. TOS é “hours concur”.

  5. Leandro Martins

    Os comentários estão informativos, mas lembrem-se cavalheiros, que o recomendável nos artigos sobre episódios em particular, é focar seus comentários nos aspectos do episódio avaliado no artigo, e não em geral sobre a série.

  6. Giuseppe

    Também sou fá de Jornada a anos. Acho que a primeira vez que assisti Jornada foi no final dos anos 70. Tenho hoje mais de 40 anos e gosto de todas as series (execeto a serie animada, já assisti a tudo pelo menos 03 vezes). Em particular vejo em ENT uma boa analise do inicio da frota e acho que ela teria muito ainda há nos dar. Achei precoce o encerramento da serie. Acredito que o retorno da mesma é possivel. Os personagens são maduros e fieis ao propósito da franquia, inclusive no aspecto do velho dilema “Exploração versus Militar”.
    Respeito toda analise e critica que são feitos por todos, porém temos que deixar de comparar tudo de novo na franquia aos 03 anos de TOS e aceitar a entrada do novo, incluisive a questão de recursos novos de filmagem e tecnologia de ficção.

  7. Sandro

    Também tenho simpatia por Enterprise, ela tinha uma ótima produção e um elenco muito bem escolhido, com algumas ótimas surpresas como T´Pol e Hoshi Sato que não foram apenas bibelôs da série e sim personagens interessantes, talvez o elenco mais homogênico de todas as séries onde todas as interpretações eram de bom nível.
    Ela sofreu com o desgaste da franquia depois de uma superexposição de anos e dos vícios da dupla BB que deixaram vários episódios com sabor de pratos requentados.

  8. Constâncio

    Sobre o que o Abu disse… Não posso concordar que ENTERPRISE é a melhor série da franquia, mas ela não é também este “monstro condenado” que todos dizer, para mim ela é melhor do que DS9 (que nem parecia Star Trek…) e do que Voyager (elenco sem nehuma gota de carisma…). ENTERPRISE explorou muito bem a difícil relação inicial com os vulcanos, nos mostrou várias raças de formas e cores diferentes e T-Pol como uma vulcna digna de Spock (vamos falar a verdade, o Tuvok não pareia um vulcanos, parecia mais um personagem mal humorado…). ENTERPRISE nos rendeu duas temporadas boas (a primeira e a segunda) e outras duas brilhantes (a terceira e a quarta). E por mais que Rick Berman e Brannon Braga recebam críticas, bom… tentem botar um programa como ENTERPRISE no ar… não deve ser fácil… A série foi boa sim, tenho as 4 temporadas em DVD e recomendo a todos que comprem, deixem o preconceito dos fans “xiita” de lado (tenho impressão que tem um grupo bom de admiradores da série que sonha que Gene Roddenberry vai voltar do além…) e aproveitem ENTERPRISE, que é uma ótima série de FC.

  9. Leandro Martins

    Povo, o que foi que eu disse que nas fichas de episódios as análises devem focar mais no episódio em particular ao invés de generalidades sobre as séries, e especialmente em relação a comparações?

  10. Lucian Solo

    Achei a análise bastante coerente e concordo em quase tudo, mas eu seria um pouco mais indulgente no que concerne à questão da originalidade do enredo.
    Basta notar que parece já ser uma tradição cada série ter seu episódio “a la Naked”. Assim não acho que o mesmo precisaria do status de “obra-prima” para justificar a repetição do “tema”, já que nenhuma das repetições anteriores citadas foi uma obra-prima por si só. Eu estaria mais consternado com a repetição do tema na mesma série, aí sim eu acharia desnecessário.
    Mesmo sem o quesito “novidade”, acho “Strange New World” o melhor dentre os exemplares dos episódios tipo “Naked”, ainda com a vantagem de ter uma das sequências mais tensas que já vi num episódio deste tipo (a saber, o confronto de Trip e T’Pol na caverna).

  11. Abu

    Fiquei muito feliz por ter provocado esta discussão sobre Enterprise e agradeço sinceramente todos os comentários. Fiquei mais feliz ainda em ver que muitos concordam total ou parcialmente com minha opinião. Confesso que tinha receio que eu fosse ser execrado pela maioria. Constâncio, faço minhas as as palavras do final do seu comentário. Leandro, embora eu acompanhe este site como observador há bastante tempo, não tinha conhecimento sobre a recomendação de boa prática citada por você. Apenas aproveitei o gancho do raro artigo sobre a Enterprise para lançar o assunto. Caso tenha sido inoportuno, peço desculpas a todos. No entanto, acredito que o mais importante é permitir que nós, amantes de Jornada, possamos nos conhecer e trocar livremente opiniões sobre este assunto que tanto nos apaixona.

  12. Leandro Martins

    É uma recomendação que tenho feito, Abu, para que isto evite que o acervo de guias de episódios acabe ficando com comentários repetitivos ao longo do tempo, dizendo apenas as mesmas coisas genéricas toda vez em todos os episódios de uma dada série.

    Daí nossa predileção para que os usuários procurem comentar os pontos específicos dos episódios, para assim enriquecer a guia. Esta é uma das razões principais que estamos migrando as guias para o novo formato — a participação construtiva dos leitores.

    Isto também é para evitar a propagação de comentários vazios de conteúdo ou de cunho nocivo, embora este caso não se aplique ao seu comentário ou diversos outros nesta guia em particular. Mas como já aconteceu antes, é sempre bom reforçar o conceito.

  13. Abu

    Ok, valeu, está bem explicado.

  14. Padô

    Alguém mais concorda comigo que esse episódio poderia fazer parte de uma possível futura coletânia: Star Trek – SYNDROME – The Blue-Ray´s Box.

  15. Lucian Solo

    Ou então “Star Trek – The Naked Episodes” :)

  16. Edu

    Pessoal o ARCHER é quem afundou a série!

    O cara é um Neanderthal !!!!!!

    Sempre fazia as burradas mais estupidas. Sempre foi um bruto, fazia primeiro depois pensava.Como disse o Salvador, até hoje já existem procedimentos, imaginem no futuro!

    O cara era sempre contra a Tpol, contra o Almirante, contra tudo (menos ao Porthos).

    Assistindo a serie dava até vergonha de ser humano, dava vontade de ser Vulcano, Andoriano, etc…..

  17. Hollander

    ^16: Sim. O PERSONAGEM é que afundou a série. Não foi quem produziu, conduziu e escreveu a história para o personagem…

    Senhores, como o Leandro já colocou, vamos nos ater aos pormenores do episódio em si e não a generalizações sobre a(s) série(s).

  18. Martin juan Sarracena

    Abu:
    Concordo em teor gênero e grau com suas palavras de 4 de janeiro. Apenas as viúvas do Kirk, poderiam discordar.
    Enterprise veio para unir os cabos soltos das outras séries.
    Acredito que quando Jornada 11 chegue ao Brasil, este site ferverá de críticas negativas. Acho que todos vão detestar.

  19. Leandro Martins

    Sarracena, e que tal antes de você achar o que quer que seja sobre a eventual opinião de “todos”, que tal você primeiro achar um dos vários avisos meus sobre os comentários nas guias dos episódios terem que se focar nos EPISÓDIOS sobre os quais se referem?

  20. Leandro Martins

    Como parece realmente que não estão mesmo levando a sério a recomendação de se comentar os episódios nas suas respectivas guias, para ao invés disto só se ficar de “lulz ENT suxxx!!!11!!1″, então vamos já começar a partir deste meu aqui a (avisada) não-aprovação de comentários nesta situação. Só neste instante já foram dois.

  21. Rodrigo Bruno

    post 19: Leandro Martins amigo já passou do limite há tempos, por isso eu evito fazer comentários sobre artigos assim…

Escreva um comentário:

Use esta ferramenta para fazer seus comentários sobre os artigos e postagens no Trek Brasilis.

Quaisquer opiniões divergentes não são apenas permissíveis como encorajadas, mas certifique-se de que aquilo que posta seja realmente isto: opiniões. Pois qualquer colocação sem boa argumentação, sem evidências que a suportem e sem conhecimento do que se fala não pode ser classificado como opinião, mas sim como mero pitaco.

Os comentários são passíveis de moderação pela equipe do TB, aplicando para isto as Normas de Uso gerais do Fórum Trek Brasilis. Xingamentos gratuitos e quaisquer outras atitudes nocivas que podem ser classificadas com trollismo será algo que a equipe de colaboradores pode bloquear. As opiniões divulgadas pela ferramenta de comentários são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não necessariamente refletem as opiniões do Trek Brasilis e de seus colaboradores.