Nicholas Meyer lembra produção de A Ira de Khan

O dia 31 de maio marcou o 35º aniversário do filme Star Trek II: A Ira de Khan, considerado um dos melhores longa metragens da turma da série original. Lançado em 1982 é o sétimo de melhor arrecadação da franquia. Seu diretor e roteirista Nicholas Meyer conversou com o TrekMovie e falou sobre os bastidores desta produção, incluindo a última transferência do filme na resolução 4K UHD. Veja também algumas referências interessantes sobre o filme.

Então, agora, você tem uma ideia melhor por que A Ira de Khan perdura e é considerado pela maioria como ainda incorporando o melhor de Jornada?

Não tenho certeza de que sou muito inteligente quanto a isso. Parece-me que eu sou um caso de grande momento criativo, e não tenho certeza de como cheguei lá. Eu disse em outro lugar que os filmes são como soufflés, eles crescem ou não. E é muito difícil para um padeiro amador como eu explicar porque sim ou porque não deveria ser o caso. É milagroso e espantoso para mim que o filme tenha atingido algum tipo de ponto emocional.

Eu posso contabilizar intelectualmente até certo ponto. Eu entendo que foi muito bem feito. Foi construído para durar. Eu gosto de pensar que as coisas em que trabalho são concebidas com a ideia de que vão durar e durar – pelo menos no curto prazo. Não estou me referindo a milênios, mas a ideia de que eles estavam, pelo menos, bem construídos e bem pensados ​​e assim por diante.

Eu acho que há um certo equilíbrio que me agrada enormemente em certas obras de arte em que personagem e trama conseguem um tipo de equilíbrio onde eles estão interligados e interdependentes e onde não dominam um ao outro. Eu acho que você pode assistir uma peça de teatro de Eugene O’Neill, onde é todo personagem e muito pouco enredo e você pode ir a determinados quadrinhos e achar que é toda trama e nenhum personagem. Mas, em algum lugar, há um lugar agradável.

Eu estava re-assistindo o Prisioneiro de Zenda, desde 1937, e percebi que havia uma espécie de equilíbrio perfeito entre personagem e trama. Talvez Hamlet seja um equilíbrio perfeito entre personagem e trama. E talvez, e eu não afirme que isso foi deliberado ou intencional da minha parte, A Ira de Khan equilibra os personagens e o enredo muito intimamente ligados. E talvez seja parte disso, mas eu realmente não sei.

Você chegou um pouco atrasado no processo e teve um prazo curto. O estúdio deu-lhe principalmente uma mão livre, exceto pelo orçamento que veio dramaticamente mais baixo do que o primeiro filme. Então você assumiu o roteiro e acho que se descreveu uma vez – de uma maneira boa – como um ditador ao fazê-lo. Você sente que a combinação de menos cozinheiros e uma mão mais livre faz parte do motivo pelo qual funcionou? E você poderia imaginar trabalhando hoje em um filme de estúdio de franquia?

Bem, eu não sou empresário e não conheço franquias e filmes de estúdio e não tenho condições de patrocinar, sendo sincero. Eu vou a pequenos filmes sobre pessoas que estão tentando descobrir suas merdas e isso é o que me interessa. Não é que eu não gostaria de ver esses filmes com maiores orçamentos e mais cheio de recursos, só que os quadrinhos não me interessam, o carro explosivo não me interessa, os super-heróis não me interessam. Filmes cujo sobrenome termina em “man” – isso não me interessa. A parte empresarial não me interessa.

Eu acho que a arte é uma ditadura. Talvez seja governo com o consentimento dos governados, no sentido de que você não precisa patrocinar. Você não precisa assistir isso. Você não tem que lê-lo ou ouvi-lo, mas se você fizer isso terá que estar nos termos do artista. Então eu acho que são melhores quando as coisas não são feitas pelo comitê criativo.

Eu não fui trazido para A Ira de Khan no último minuto, deve ser entendido. Eu fui contratado para dirigir o segundo filme e me disseram que o rascunho cinco do roteiro era iminente e eu me sentei esperando por isso e então foi considerado não valer a pena me mostrar. Eles estavam chateados e estavam pressionados – E eu também não sabia disso – o filme já havia sido reservado nos cinemas.

Fiquei desapontado porque disseram que não podiam me mostrar os rascunhos, eu disse: “Deixe-me ler, deixe-me ler o rascunho quatro, rascunho três e assim por diante”. E foi assim que eu evoluí para o escritor de fato, o que se tornou um roteiro terminado, que foi pavimentado dos fragmentos e pequenos papéis dos cinco rascunhos anteriores. E então todo o material de diálogo e temático foi adicionado por mim. Foi apenas o último minuto no sentido de que as coisas não foram como deveriam.

Digamos que, hipoteticamente, a Paramount lhe desse o mesmo orçamento que Robert Wise teve para The Motion Picture e ainda mais tempo. O que de diferente você teria feito? Teria sido menos um conto íntimo, grande parte do qual está marcado em duas etapas, que foram na verdade o mesmo estágio apenas corrigido?

Eu acho que a arte prospera nas restrições, com certeza. Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos é o filme de Laurence Olivier, Henry V, que foi feito no meio da Segunda Guerra Mundial, com 75 centavos. E eles tiraram uma folga da peça em que se baseava, em que Shakespeare basicamente diz usar sua imaginação, “Em suas forças imaginárias”.

E eu acho que a arte que deixa as coisas para a imaginação do espectador ou do público ou do leitor tende a engajá-las mais do que a arte que não deixa nada à imaginação. Nós chamamos isso no filme de “doce olhar”. Tudo é fornecido pelo cineasta para que o público não faça nada além de sentar-se lá e brincar com imagens que são incríveis, sem diferenciação entre uma imagem importante ou sem importância.

Penso que se eu tivesse mais dinheiro com Star Trek II, a única coisa que teria feito melhor teria sido o planeta Genesis [a caverna], que era uma situação de orçamento reduzido. Não seria necessário muito mais dinheiro, a propósito, fazer o que precisava ser feito. E novamente, você prefaciou isso dizendo que isso é hipotético, não sei se estou este ansioso para gastar dinheiro. Estou muito mais ansioso para descobrir maneiras de envolver o público sem atacá-los visualmente ou com grandes trilhas sonoras ruidosas. Não tenho objeção a grandes visuais ou muito ruído, mas tampouco é uma dieta constante. Nada é uma dieta constante. Variedade é o tempero da vida.

Uma das suas histórias favoritas sobre a direção do filme foi como você conseguiu que William Shatner desse uma performance mais natural, desgastando-o com múltiplas tomadas, como na cena “aí vai”. Ele se deu conta desse truque durante Khan ou talvez com A Terra Desconhecida?

Se ele se deu conta, ele não falou disso. Ele não fez alusão a isso.

Outra grande diferença entre o primeiro filme e A Ira de Khan foi o Spock de Leonard Nimoy. É mais pessoal, mais emocional se você quiser. Você pode falar sobre como você e Leonard trabalharam juntos em sua performance? Você teve algum truque para ele como você fez para Shatner?

Eu não tinha nenhum truque para Leonard. Leonard realmente entendeu – a coisa mais reveladora que ele me disse foi: “Eu nunca fiz Spock como uma pessoa sem emoção, eu sempre fiz ele como alguém que tentava controlar suas emoções”. E acho que essa foi uma distinção particularmente sutil e reveladora porque é mais interessante ver um ator tentando não revelar algo além do que um ator tentando mostrar isso. Ao invés de ver um ator chorando, ver um ator tentando não chorar é mais interessante e mais envolvente. Mais uma vez, é deixar coisas para a imaginação e não resolver tudo. E acho que Leonard foi muito bom em entender isso desde o início. Na verdade não precisava contar muito a ele.

Também é verdade que o papel escrito em Star Trek II – conforme escrito por mim – foi muito diferente em sua concepção do que aconteceu no filme anterior. Eu vi esse filme uma vez há mais de 35 anos atrás e não acredito ter visto isso desde então e não acredito que tenha pensado muito enquanto trabalhava na Ira de Khan. Eu não acredito que eu dei um monte de pensamentos, enquanto trabalhava em A Ira de Khan, incluindo a série original. E tenho certeza de que cometi erros como resultado. Eu estava apenas escrevendo meu filme de submarino da maneira que eu queria que fosse e, ocasionalmente, Nichelle Nichols ou Walter Koenig ou Shatner ou alguém dizia “essa não é a maneira como meu personagem fala” e eu tinha que aprender um pouco como retroceder. Eu dizia o que eu queria dizer, mas em um formato ligeiramente diferente. Mas caso contrário, não prestei atenção às outras coisas da Star Trek.

Você pode falar sobre a transferência para 4K Ultra HD de A Ira de Khan ? Foi um processo fácil ou houve muita limpeza para fazer?

Há a limpeza normal. Este é um tema imenso sobre restauração de filmes e transferência de filmes e coloração de filmes. Eu estava no comitê Directors Guild contra a coloração de filmes em preto e branco e meu argumento era que você basicamente reescreve a história. E se você começar, então, quando você pára? Você diz “estas quatro barras da Eroica de Beethoven, eu acho um pouco chatas” ou esses estereótipos raciais deste filme do Templo de Shirley Temple devem ser eliminados.

Este material é um material muito perigoso. Por outro lado, se você pode limpar a imagem, isso é uma coisa boa? Eu lhe darei um relato longo sobre a Technicolor. Technicolor era um processo de três faixas que atravessava a câmera e a impressão era uma forma de litografia. A questão é que descobriram que eles nunca poderiam obter essas três tiras de Technicolor para se alinhar 100%. A boa notícia foi que deu aos filmes que foram feitos na Technicolor uma espécie de confusão romântica, acho que você poderia chamar isso. Isso foi ótimo para romances e comédias musicais e coisas assim. Mas quando o digital veio, eles descobriram que poderiam alinhar essas três tiras 100% e qual foi o resultado? O resultado foi muitas vezes que você viu coisas que você não deveria ver. E as pessoas estavam muito satisfeitas – sim, você pode limpar arranhões no filme e corrigir a cor e você pode fazer coisas incríveis – mas não vai quer ver Judy Garland cantando “Over the Rainbow”, percebendo que ela tem acne. Essa não é uma boa transferência. Isso não é um bom uso da capacidade.

Então, quando você está transferindo para digital e 4K e alta definição e Blu-ray e todas essas coisas você precisa ter muito cuidado para que o resultado final não exceda as tolerâncias originais sob as quais o filme foi feito. Então, quando trabalhei na restauração de The African Queen, que foi filmada na África, tudo de verdade, todo esse confronto digital da Technicolor funcionou para nossa vantagem. Você via que eles estavam realmente na África. Bogart disse ao diretor de fotografia Jack Cardiff: “Demorou muito tempo para conseguir esse rosto, não embeleze”. Ele queria que cada linha esfarrapada do personagem de Charlie Allnut estivesse lá, e foi isso.

Não é simplesmente uma questão de ligar as luzes e correr a coisa através de algum tipo de sintetizador e ter tudo saindo, de outro modo, digitalmente perfeito. Você deve tomar as decisões. Para a primeira versão do DVD de Sunset Boulevard, eles apagaram todas as sombras da casa de Norma Desmond e isso não parecia certo, porque o ponto principal era que seria um lugar assustador.

Então, quando você trabalha em Star Trek ou em qualquer um desses outros filmes que não foram filmados com essas tolerâncias, você precisa se ajustar a elas. Você deve adicionar a difusão. Você não quer ver conjuntos de fita adesiva e não quer ver maquiagem nos atores. Você tem que ter cuidado.

Então, o que você diz é que havia trabalho a ser feito em  A Ira de Khan para mantê-lo dentro de sua visão artística em oposição a nos mostrar todos os detalhes nesse conjunto.

Sim. O progresso deve ser apenas porque você pode fazer algo, não significa que deveria fazer algo. Só porque podemos explodir o planeta em pedaços não significa que temos que fazer isso. E só porque você pode mostrar coisas com detalhes insatisfatórios não significa necessariamente que você deveria fazer. Dê uma olhada em um Renoir e diga: “Esta pintura impressionista está fora de foco, vamos enfocá-la”. Foi o que o Sr. Renoir teve em mente quando ele fez isso para começar?

Você sabe quando a Paramount está planejando liberar A Ira de Khan  em UltraHD? E se eles estão fazendo os outros filmes de Trek como o seu Star Trek VI ?

Eu sei que eles estão todos no Blu-ray 1080p padrão agora e eu trabalhei em uma versão japonesa de algo que era uma incrível alta definição. Mas eles não me falam sobre quais são seus planos. Estou certo de que tudo é feito pelos contabilistas e computadores.

Existe uma pequena conexão interessante de Star Trek II para outra coisa que é nova, que é Twin Peaks. A falecida Catherine Coulson voltou como ‘The Log Lady’ na nova série, e ele trabalhou com você e seu diretor de fotografia, DP Gayne Rescher, em A Ira de Khan. Você tem alguma lembrança dela no set ou sua contribuição para o filme?

Minhas memórias são extremamente agradáveis. Ela era uma mulher encantadora e era muito boa em seu trabalho. Ela era muito de equipe e muito encorajadora para mim. Este foi o segundo filme que eu dirigi e foi bom estar cercado por pessoas que não estavam julgando você. Ela não era um juiz e ela era bastante incansável. Fazer filmes é bastante longo e nunca perdia seu humor extremamente bom ou seu profissionalismo. Eu gostei de estar ao seu redor e é uma perda real.

Você está tão pessoalmente associado à Ira de Khan como uma espécie de filme do autor de certa forma, mesmo que seja um filme de franquia. E, claro, Nimoy, Montalban e Shatner e suas performances são sempre destacadas. E Harve Bennett é comentado. Mas a sua conversa sobre Catherine faz pensar que há algum herói desconhecido do Star Trek II ? Existe um que você sente que não é notado o suficiente? Alguém que eu não estou chamando para entrevistar que eu deveria ser?

Que pergunta interessante. Você certamente apresenta algumas perguntas interessantes. Eu realmente precisarei pensar sobre isso. Há toda uma série de pessoas nos bastidores em qualquer filme – Star Trek certamente se inclui – que fazem contribuições vitais e em grande parte não anunciadas para o que o design ou o efeito final do filme é.

É muito fácil dizer de pessoas como Joe Jennings ou Bob Joseph – pessoas que projetam os figurinos, a sinalização ou o que quer que seja, mas acho que você está perguntando outra coisa e essa é a coisa sobre a qual eu teria que pensar. Então, vamos nos reunir novamente em algum outro ponto depois de ter pensado nisso.

 

Referências ao filme.

Uma das melhores maneiras de medir o impacto do filme é através de referências da cultura pop ao longo das décadas, especialmente quando aparece em outros programas de TV. Então, você pode ver várias homenagens favoritas em A Ira de Khan.

Você sabia que Jim Carrey faz o seu melhor Shatner nesta paródia de Star Trek, “A Ira de Farrakhan”, onde a Nação do Islã assume a Enterprise, naturalmente provocando um grito “Farrakhaaaan!”.

No episódio “Ke Koho Mamao Aku” de Hawaii Five-0, os personagens Max e Sanjit enfrentam “Janice Rand” ( realmente uma boneca de 40 anos da Barbie de Star Trek de 1996 ), mas eventualmente se formam e prometem que “foram e sempre devem ser” amigos.

No episódio “The Road Not Taken” da série Fringe, Olivia e Peter encontram um cidadão preocupado (interpretado por Clint Howard, que fez Balok na série original), que pensa que seu nome é “Spock” e que se preocupa com um governo encobrir para fazer um superman geneticamente modificado chamado “Khan”.

Wil Wheaton de A Nova Geração é uma espécie de Khan do Sheldon, personagem recorrente de The Big Bang Theory e em “The Creepy Candy Coating Corollary”, isso ficou muito claro com mais uma variante de “Khaaaaaaaaaaaaaaaaaan”.

 

Algumas curiosidades sobre o filme que talvez você não saiba.

  • Os fãs ficaram irritados com a morte de Spock e enviaram ameaças de morte aos membros da produção até a estréia. Robert Sallin recebeu mensagens em sua secretária eletrônica como do tipo ” Você mata Spock e nós vamos matar você!
    Artigo de 1982 do Wall Street Journal sobre a reação dos fãs à morte de Spock
  • Durante a cena da morte de Spock, o Dr. McCoy ( DeForest Kelley ) deveria dizer: “Ele está morto, Jim”. Mas Kelley achou que as pessoas ririam do famoso slogan e perderia o momento dramático, então ele mudou de linha com James Doohan, que disse “Senhor! Ele já está morto”.
  •  Um dos rascunhos do roteiro original tinha um jovem vulcano chamado Sr. Savik. O personagem mudou para uma mulher no roteiro final, mas eles ainda se referiam a ela como “Sr. Saavik”.
  •  Saavik (Kirstie Alley) chorando durante o funeral de Spock não passou na edição. As cenas apagadas da tenenete Saavik ser mais emocional do que outros vulcanos seria explicada porque ela era meio romulana, o que foi desconsiderado mais tarde.

  • Robert Sallin teve a ideia da criatura que controla a mente, conhecida como Ceti Eel, de uma lesma no jornal da manhã. A Paramount chegou a patentear os projetos Ceti Eel para um design ornamental de um animal de brinquedo. Nunca fizeram brinquedos infantis.

  • Originalmente, a história contaria o desenvolvimento pela Federação de uma arma do juízo final conhecida como “Sistema Omega”. O diretor de arte Michael Minor sugeriu que mudasse para um dispositivo de terraformação, pois eles queriam manter a Enterprise em uma missão de paz.

  • A produção usou um modelo de grandes dimensões da orelha de Walter Koenig para os close-ups da criatura Ceti Eel, saindo de Chekov. Como uma brincadeira, a equipe colocou um cotonete imenso ao lado.

  • Originalmente a personagem tenente Marla McGivers (Madlyn Rhue), deveria retornar como a esposa de Khan. Infelizmente, Bennett descobriu que a atriz estava confinada a uma cadeira de rodas devido a esclerose múltipla. Daí seguiu-se a ideia de mencionar a morte dela por Khan.
  • A cena do planeta Gênesis é a primeira cena gerada por computador (fractal) na história do cinema. Lucasfilm Graphics Group tornou-se mais tarde a Pixar, que fez o primeiro filme CGI completo.

  • A linha final de Khan, “Do coração do inferno … Eu te apunhalo. Em nome do ódio, eu cuspo meu último suspiro … a ti”. Era de Moby Dick .