Star Trek: O Filme volta ao cinema após 40 anos

Nos anos 70, seguindo o sucesso de Guerra nas Estrelas, a Paramount Pictures resolveu lançar a franquia Star Trek na tela grande. Reunindo o elenco da série original para sua primeira nova aventura, após uma década de cancelamento da série, Star Trek: The Motion Picture (“Jornada nas Estrelas: O Filme”, no Brasil) debutou nos cinemas americanos em 7 de dezembro de 1979 (no Brasil estreou em 31 de março de 1980).

O filme teve a direção de Robert Wise, sendo escrito por Gene Roddenberry e Alan Dean Foster, com roteirização de Harold Livingston, além da belíssima trilha sonora de Jerry Goldsmith. Com duração de 132 minutos, o longa teve indicação ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha Sonora. E ganhou o prêmio Saturn Awards por Melhores Efeitos Especiais.

Resultado de imagem para star trek the motion picture

Agora, a Fathom Events e Paramount Pictures irão trazer esta maravilhosa aventura de volta aos cinemas por apenas dois dias, 15 e 18 de setembro, para marcar o seu 40º aniversário e o 50º aniversário do episódio final da série original, transmitido em 3 de junho de 1969.

Precedendo o filme, haverá apresentação especial com o documentário de bastidores “The Longest Trek: Writing the Motion Picture”.

Uma edição especial do filme, versão do diretor, foi lançada em DVD, apresentando novas cenas, efeitos visuais aprimorados, e uma nova mixagem de som.  Tendo sido elaborada pelo próprio diretor Robert Wise, esta nova versão contém 136 minutos.

Paramount considerando Jornada nas Estrelas: O Filme – Edição do Diretor em 4k

Durante o painel Inglorious Treksperts na San Diego Comic-Con, David Fein, produtor da versão do diretor em 2001, revelou que ele e os membros da equipe estão em conversações com a Paramount para desenvolver uma versão 4K para lançamento em Blu-ray HD padrão e Blu-ray 4K Ultra HD.

Daren Dochterman, que foi o supervisor de efeitos visuais da edição do diretor, acrescentou que , embora a decisão final pela Paramount ainda não foi tomada, ele vê com bastante otimismos: “a luz verde ainda não foi dada, mas é uma luz amarela. Recebemos permissão para falar sobre isso na San Diego Comic-Con.”

“Se isso acontecer nos próximos meses, teremos um grande anúncio até a data do 40º aniversário”, conclui Dochterman.

Fonte: Variety e TrekMovie