Acompanhe um dia na vida de Data neste fim-de-semana

“Data’s Day”
(“O Diário de Data”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 085
Exibição nos EUA: 07/01/1991
Data Estelar: 44390.1

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Através de seu diário pessoal, Data registra um dia de seus afazeres. Ele se vê às voltas com o casamento de Keiko e Miles O’Brien e a recepção para uma embaixadora Vulcana em missão para a Federação. Mas nada parece estar saindo como o planejado.

Não seria este mais um trabalho para sir Sherlock Holmes?

Notas:

O ator Alan Scarfe (que é casado com Barbara March, que interpreta Lursa, uma das irmãs do Klingon Duras) retornaria como o comandante de um campo de concentração Romulano em“Birthright, part II”, do sexto ano da série. Ele também participaria de Voyager, no episódio da segunda temporada “Resistance”. Em “Data’s Day” ele interpreta o Romulano Mendak.

Episódio marca a primeira aparição do animal de estimação de Data, a gata Spot.

Elenco convidado:

Colm Meaney como O’Brien
Rosalind Chao como Keiko
April Grace como técnico do transporte
Sierra Pecheur como T’Pel
Alan Scarfe como Mendak
Shelly Desai como V’Sal

Dirigido por Robert Wiemer
História de Harold Apter
Roteiro de Harold Apter Ronald D. Moore

 

“Second Sight”
(“À Segunda Vista”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 029
Exibição nos EUA: 22/11/1993
Data Estelar: 47329.4.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Um brilhante (e megalomaníaco) terraformador, o professor Gideon Seyetik, visita Deep Space Nine para finalizar os últimos preparativos do seu mais ambicioso projeto: a reignição de uma estrela morta.

Ao mesmo tempo, Ben Sisko se apaixona por uma bela mulher alienígena de vestido vermelho, Fenna, que vive LITERALMENTE desaparecendo. As coisas se complicam quando a esposa de Seyetik, Nidell, se mostra ser fisicamente idêntica a Fenna.

Notas:

Presença de Richard Kiley como Gideon Seyetik. Richard Paul Kiley (nascido em 31 de março de 1922 em Chicago, Illinois, EUA — falecido em 5 de março de 1999 em Warwick, New York, EUA) trabalhou em filmes como: “The Little Prince”, “Looking for Mr. Goodbar”, “Jurassic Park”, “Patch Adams”, “Phenomenon”, “Howard the Duck”, “Endless Love”, “The Canterville Ghost” etc. Entre tantas participações em TV eu posso destacar o seu papel como o pai de Jill Brook (personagem de Kathy Baker) em “Picket Fences”. Incrível ator de teatro, ganhou um Tony (o oscar do teatro) pelo papel de Don Quixote em “Man Of La Mancha” e também Emmys (o Oscar da TV) por “The Thorn Birds” e “A Year in the Life”.

Seyetik usou Protomatéria em seu experimento. Protomatéria também foi utilizada no projeto Genesis como descrito em“Jornada nas Estrelas III – À Procura de Spock”. Este ponto nasceu de uma idéia antiga dos produtores de Deep Space Ninede usar o dispositivo Genesis para recuperar parte do terreno devastado de Bajor.

A história originalmente seria a de um relacionamento para Bashir baseada no filme de 1948, “Portrait Of Jennie”.

Este episódio destrói a regra dos tempos da Nova Geração que diz que 1000 datas estelares equivalem a um ano.

A referência ao poema “A queda de Kang” (uma referência ao Klingon Kang do episódio da terceira temporada da série original“Day Of The Dove”) levou a algumas “dúvidas” (típicas deJornada) quando no episódio “Blood Oath”, desta mesma temporada, nos encontramos novamente com o personagem.

Elenco convidado:

Salli Elise Richardson como Fenna e Nidell
Richard Kiley como Seyetik
Mark Erickson como tenente Piersall

Dirigido por Alexander Singer
História de Mark Gehred-O’Connell
Roteiro de Mark Gehred-O’Connell e Ira Steven Behr & Robert Hewitt Wolfe

 

“Jetrel”
(“Jetrel”)

Voyager
1ª temporada

Episódio 015
Exibição nos EUA: 15/05/1995
Data Estelar: 48832.1.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

O “oficial-de-moral” de Voyager, o talaxiano Neelix, confronta-se com o cientista Haakoniano Ma’Bor Jetrel, responsável pela criação da “Metreon Cascade”, um dispositivo usado para aniquilar grande parte da raça Talaxiana, incuindo a própria família de Neelix.

Jetrel clama que Neelix em breve também perecerá, pelos efeitos da Metreon, e a única pessoa que pode salvá-lo é o próprio Haakoniano.

Notas:

Saiba mais sobre os Talaxianos:

Civilização humanóide, oriunda do planeta classe-M do quadrante Delta de nome Talaxian. Seu sistema solar é composto por três sóis, e o planeta tem um satélite natural, Rinax, onde vivia toda a civilização, pois Talaxian é desabitado por completo.

Os Talaxianos se renderam à Ordem Haakoniana em 2356 (data terrestre), após uma década de guerras. A vitória dos Haakonianos se deu com o uso da mortal arma “Metreon Cascade”, que exterminou mais de 300 mil Talaxianos em Rinax. Talaxianos restantes são portadores da doença chamada “metremia”, uma mortal disfunção sanguínea.

O sistema respiratório Talaxiano é unido diretamente a muitos orgãos ao longo da coluna vertebral.

É uma tradição na sociedade Talaxiana compartilhar a história do alimento a ser comido em uma refeição. Isso é visto como uma forma de aumentar a experiência culinária dos Talaxianos.

Muitos acreditam que após a morte, irão para um local maravilhoso, chamado “Great Forest”.

Elenco convidado:

Larry Hankin como Gary
James Sloyan como Ma’bor Jetrel

Dirigido por Kim Friedman
História de James Thornton Scott Nimerfro
Roteiro de Jack Klein, Karen Klein Kenneth Biller