Trek Brasilis passa a ter uma seção internacional

Kirk: “My God, Bones, what have I done?”
(“Meu Deus, Magro, o que eu fiz?”)

McCoy: “What you had to do, what you always do: turned death into a fighting chance to live.”
(“O que tinha de fazer, o que sempre faz: transformou a morte em uma chance de batalhar pela vida.”)

Citação de “Jornada nas Estrelas III – À Procura de Spock”

A partir deste fim-de-semana, o Trek Brasilis passou a ser um site internacional. Além de manter o atual conteúdo e ritmo de atualizações da porção em português, agora também fornecerá material exclusivo em inglês, para atingir fãs do mundo todo.

Como editor do site, refleti muito sobre a mudança. Nunca essa expansão foi um objetivo principal para o site, nem quero que ninguém pense que estou aqui negligenciando o público brasileiro para abraçar a comunidade internacional, já tão bem estruturada com amplos sites sobre Jornada.

Havia sim, já há algum tempo, o desejo de produzir algum material em inglês para ampliar a visibilidade do site no exterior, como acaba de acontecer com a entrevista exclusiva com Eric Stillwell, que já está devidamente divulgada pelos maiores sites de Jornada em língua inglesa. Entretanto, a força motriz da mudança não foi isso, mas uma pura e simples necessidade.

O nosso novo e rápido servidor (o Spaceports.com) passará a uma nova política de hospedagem a partir de fevereiro que exigirá de cada site os seguintes tópicos:

1- Todos os banners devem estar no alto da página

2- O site precisa ter como língua primária o inglês

3- O site precisa ter 1 clique em um banner a cada 400 que exibe

Atualmente, não cumprimos com nenhuma das especificações, mas a mudança que vocês já puderam ver na página principal do site foi realizada somente para contentar ao servidor. O número de banners clicados também precisa aumentar sensivelmente, assim como os administradores dos servidores precisarão “esquecer” dos banners no topo da página para o material em português.

Além dessas mudanças, precisaremos de sorte para manter o site vivo neste servidor. Se você visitar o site depois de 1º de fevereiro e descobrir que está fora do ar, não se preocupe. Isso quer dizer que nosso atual servidor nos chutou, mas já estaremos trabalhando para levar o site a outro servidor, mais confiável e estável. Enquanto isso, manteremos contato pela lista de e-mail. Se você ainda não se cadastrou, mande um e-mail em branco para[email protected] para cadastrar-se.

A equipe do Trek Brasilis conta com a colaboração e o apoio de todos, para que possamos permanecer como estamos agora, em um bom servidor e com um espetacular conteúdo, nunca antes visto na Internet brasileira.

Quem sabe essa mudança não seja exatamente o que Kirk fez ao destruir a Enterprise cheia de Klingons em Jornada III? Espero que sim. Por enquanto, resta desejar longa vida a este site e a essa nova empreitada. E que os gringos gostem tanto de nosso material quanto nós gostamos de produzi-lo!

Contando com a compreensão e o apoio,

Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis