Não perca a estréia da segunda temporada de Voyager

Quem curte efeitos especiais não pode perder a estréia do segundo ano de Voyager, a ser exibida neste fim-de-semana pelo USA. Em “The 37’s”, os fãs brasileiros poderão ver pela primeira vez a nave pousando em um planeta. Saiba tudo sobre este e os outros inéditos do canal lendo nosso suplemento semanal.

 

“Devil’s Due”
(“Pacto”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 087
Exibição nos EUA: 04/02/1991
Data Estelar: 44474.5

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

Uma transmissão de emergência de uma estação científica da Federação leva a Enterprise ao planeta Ventax II, onde Picard e sua tripulação descobrem que os pacíficos habitantes estão para entregar o controle do planeta a Andra, uma mulher que os habitantes locais acreditam ser o Demônio.

Notas:

A história deste episódio foi originalmente concebida há décadas, para a série de Jornada nas Estrelas – Phase II, que nunca aconteceu.

A atriz que interpreta Andra é mais conhecida como a ex-esposa do personagem de Tom Selleck, no seriado Magnum.

Elenco convidado:

Marta Dubois como Andra
Paul Lambert como Dr. Clarke
Marcello Tubert como Jared
Thad Dalmey como o monstro demoníaco
Tom Magee como o monstro Klingon
William Glover como Marley

Dirigido por Tom Benko
História de Philip Lazebnick
Roteiro de Philip Lazebnick William Douglas Lansford

 

“Rivals”
(“Rivais”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 031
Exibição nos EUA: 03/01/1994
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Com a ajuda de um dispositivo especial de jogo, um trapaceiro El’Auriano de nome Martus Mazur, abre um cassino cujo enorme sucesso ameaça levar Quark à falência. De forma a tentar revitalizar os seus negócios, Quark organiza um torneio de “racquetball” entre O’Brien e Bashir, estimulando a rivalidade entre os dois.

Notas:

Presença de Keiko e Rom.

Participação de Chris Sarandon como o El’Auriano Martus. Christopher Sarandon (nascido em 24/07/1942 em Beckley, West Virginia, EUA) foi casado entre 1968 e 1979 com a (também) atriz Susan (Tomalin) Sarandon. Participou de filmes como “Protocol”, “Fright Night” e “The Princess Bride” e séries como “Felicity”, “Chicago Hope”, “The Practice” e “Picket Fences”.

Neste episódio foi pela primeira vez nomeada a raça de Guinan (e também de Martus), os El’Aurianos.

O conceito original do episódio veio da continua tentativa de diversos roteiristas de tentar oferecer um “pitch” sobre teoria do caos (normalmente vendida ao público leigo usando o argumento das “butterfly’s wings” –que foi o título original do “pitch” de Jim Trombetta).

Originalmente teríamos Quark com um dispositivo (encontrado nas escavações de uma antiga civilização) que lhe traria grande sorte as custas do azar das outras pessoas. Não havia o personagem Martus e muito menos o conflito entre Quark e Martus nesta idéia original.

A idéia de Martus foi inicialmente um efeito colateral de uma possível participação de Whoopi Goldberg como Guinan que não se concretizou. Martus (ou na realidade o seu predecessor no processo criativo do episódio) seria possivelmente um filho mal-encaminhado da El’Auriana. Quando Goldberg não conseguiu um espaço em sua agenda, o personagem foi reestruturado, mas permaneceu um El’Auriano.

Martus, que foi concebido originalmente como um inimigo recorrente de Quark, nunca voltou devido a fraca química entre Shimerman e Sarandon.

O cenário da quadra de “racquetball” foi considerado muito caro, e difícil de filmar, e não foi mais usado durante a série.

Elenco convidado:

Rosalind Chao como Keiko O’Brien
Barbara Bosson como Roana
K. Callan como Alsia
Max Grodénchik como Rom
Albert Henderson como Cos
Chris Sarandon como Martus

Dirigido por David Livingston
História de Jim Trombetta Michael Piller
Roteiro de Joe Menosky

 

“The 37’s”
(“Os 37s”)

Voyager
1ª temporada

Episódio 020
Exibição nos EUA: 28/08/1995
Data Estelar: 48975.1.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

A USS Voyager altera o curso ao detectar traços de metal oxidado (ferrugem) no espaço. Janeway surpreende-se, pois ferro não tem como enferrujar no cosmo devido à ausência de oxigênio. Chegando às novas coordenadas os tripulantes encontram um objeto à deriva no vácuo: um automóvel da Terra do século 20.

Ao transportar o veículo para o hangar, descobre-se em seu primitivo equipamento de rádio um sinal de SOS emitido de um planeta nas proximidades. Os transportes não funcionam na atmosfera, do mesmo modo que uma nave auxiliar não conseguiria navegar. Logo, a única solução encontrada é pousar a própria Voyager na superfície. Nesse mundo a capitã encontra humanos que foram abduzidos da Terra e levados ao quadrante Delta por uma raça avançada.

Notas:

Esse é o primeiro episódio em que a USS Voyager pousa em um planeta. Depois a veríamos pousar novamente em “Basics, parte I”, no último episódio da atual temporada.

A cena em que a tripulação de Voyager encontra uma pick-up Ford de 1937 flutuando no espaço pode ser considerada uma reminiscência de um quadro parodiando a série clássica deJornada nas Estrelas, exibido no programa americano “Saturday Night Live”.

“Os 37s” foi originalmente concebido para marcar uma nova direção à série, após a resolução (ao menos parcial) dos conflitos entre as tripulações da Federação e os Maquis, unindo enfim os grupos em uma só tripulação. Segundo Brannon Braga, um dos escritores do episódio, “Os 37s” seria o último episódio do 1º ano. “Nós estávamos interessados em termos a tripulação mostrando um pouco de solidariedade, tentando fazer o melhor nesta situação forçada em que se encontravam. Não existe nada pior do que ligar sua TV e ver um programa em que todos se odeiam (a não ser que seja uma comédia estilo “sitcom”)”, diz Braga.

Elenco convidado:

Sharon Lawrence como Amelia Earhart
David Graf como Noonan
James Saito como o soldado japonês
Mel Winkler como Jack Hayes
John Rubenstein como John Evansville

Dirigido por James L. Conway
Escrito por Jeri Taylor Brannon Braga