Dupla Bashir e O’Brien dá show neste fim-de-semana

O episódio “Armageddon Game” dá continuidade brilhante a esta que é uma das amizades mais bonitas entre os personagens de Jornada nas Estrelas, entre o engenheiro Miles O’Brien e o médico Julian Bashir.

Confira tudo isso e mais um batalhão de criaturas espaciais no Sci-Fi Weekend do USA. Mas não sem antes se munir com todas as informações de mais essas Jornadas Inéditas.

 

“Galaxy’s Child”
(“Expectativas”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 090
Exibição nos EUA: 11/03/1991
Data Estelar: 44614.6.

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

A alegria e a ansiedade de La Forge em finalmente conhecer pessoalmente a dra. Leah Brahms –projetista dos motores das naves classe Galaxy e cuja imagem, criada pelo holodeck, foi alvo de sua paixão– transformam-se em cinzas quando ela finalmente vem a bordo da Enterprise. A dra. Brahms real é uma pessoa fria e crítica, que não gosta nem um pouco das alterações que La Forge fez no projeto original dos motores da nave.

Enquanto isso, a descoberta de uma nova forma de vida, um enorme ser espacial, acaba de maneira trágica quando a criatura é acidentalmente morta. Quando a tripulação da Enterprise descobre que ela estava grávida, Worf e a dra. Crusher ajudam no nascimento do bebê com uma cesariana feita com uma rajada feiser. Porém o recém-nascido se anexa à Enterprise, e começa a drenar a energia da nave, acreditando que na verdade ela é sua mãe.

Notas:

Em um “blooper”, o recém-nascido é visto grudado à Enterprise acima do hangar de estibordo, que sempre foi o Hangar 3. Porém neste episódio ele é chamado de Hangar 2…

Esta é a segunda aparição da dra. Leah Brahms. Ela já havia aparecido (sob forma holográfica) no episódio do terceiro ano“Booby Trap”.

Jana Marie Hupp, aqui como alferes Pavlik, volta a aparecer no episódio “Disaster”, da próxima temporada, como tenente Monroe.

O tubo Jefferies, chamado assim por causa do diretor de arte da série clássica, Matt Jefferies, finalmente aparece na Enterprise-D neste episódio, após ter sido apenas citado na terceira temporada, em “The Hunted”.

Elenco convidado:

Susan Gibney como dra. Leah Brahms
Lanei Chapman como alferes Rager
Jana Marie Hupp como alferes Pavlik
Whoopi Goldberg como Guinan
April Grace como Hubbell

Dirigido por Winrich Kolbe
História de Thomas Kartozian
Roteiro de Maurice Hurley

 

“Armageddon Game”
(“O Jogo de Armagedom”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 033
Exibição nos EUA: 31/01/1994
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Após ajudar a um governo não-membro da Federação a destruir os últimos vestígios de uma devastadora arma biológica, os “ceifadores”, O’Brien e Bashir se vêem em uma corrida por suas vidas quando as reais intenções políticas do governo em questão (e dos seus antigos adversários de uma guerra de muitos séculos) vêm à tona.

Notas:

Presença de Keiko.

A relação entre Bashir e O’Brien é a favorita do produtor-executivo Ira Steven Behr, dentre tantas desenvolvidas ao longo da série. Ao final da série Ira fez questão de tirar uma foto de Colm e Siddig se abraçando.

A história original do roteirista Morgan Gendel foi a do pessoal da Federação indo a um planeta e tentando convencer os seus habitantes a se livrar de uma arma do juízo final. Estes alienígenas dão um jeito de codificar a sua arma no DNA de O’Brien, ou seja, se a Federação quiser destruir a arma ela terá que matar o engenheiro.

O título do episódio foi uma homenagem (sugerida por Robert Hewitt Wolfe) ao episódio da série original de Jornada “A Taste of Armageddon”.

Morgan Gendel logo depois aceitou uma posição com editor de histórias na excelente série “Lei & Ordem”.

Este episódio recebeu uma nominação ao Emmy pelos seus criativos penteados, mas acabou perdendo para “Doctor Quinn, The Medicine Woman”.

Elenco convidado:

Rosalind Chao como Keiko O’Brien
Darleen Carr como E’Tyshra
Peter White como Sharat
Larry Cedar como Nydrom
Bill Mondy como Jakin

Dirigido por Winrich Kolbe
Escrito por Morgan Gendel

 

“Elogium”
(“Elogium”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 018
Exibição nos EUA: 18/09/1995
Data Estelar: 48921.3.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

Formas de vida que vivem no espaço se prendem ao casco da USS Voyager e criam um campo elétrico que acaba por causar um aumento na atividade metabólica de Kes e também prejudica os sistemas operacionais da nave.

Com a ocorrência do aumento na atividade metabólica, Kes entra no elogium prematuramente. O elogium é o período de vida dos Ocampas em que seus corpos ficam férteis. Porém, como o elogium ocorre apenas uma vez na curta vida de um Ocampa, se Kes decidir que quer ter um filho, deve fazer isso imediatamente.

Notas:

“Elogium” é outro episódio produzido na primeira temporada e adiado para o segundo ano

Este episódio foi o primeiro esforço de Kenneth Biller em Voyager, na época como editor executivo de histórias. No final da série, durante a sétima temporada (2000-2001), Biller passou a ser o produtor-executivo da série, ao lado de Rick Berman.

Saiba mais sobre os Ocampas:

Civilização humanóide do quadrante Delta da galáxia, os Ocampas têm um período de vida de aproximadamente nove anos terrestres. A comunidade Ocampa comunica-se tanto por telepatia quanto verbalmente. Lendas dizem que no passado distante os Ocampa tiveram muito mais poderes telepáticos e mentais.

A civilização Ocampa quase foi destruída há mil anos atrás, quando seu planeta (o quinto do sistema solar Ocampa) foi ecologicamente devastado, quando um grupo de exploradores de outra galáxia acidentalmente contaminou a atmosfera, eliminando todas as partículas nucleogênicas (responsáveis pela aglutinação de vapor d’água em nuvens).

Estes mesmos exploradores aceitaram a responsabilidade pelo desastre e deixaram dois de sua raça para cuidar do povo Ocampa. Um deles foi conhecido como o Guardião (“Caretaker”) e criou uma cidade subterrânea para o povo.

Por mais de 500 gerações, o Guardião providenciou energia para a cidade a partir de sua base em uma estrutura espacial de onde protege o povo Ocampa de intrusos, como os Kazon-Ogla (como visto em “Caretaker”, o episódio-piloto de Voyager).

Na data terrestre de 2072, Suspiria, o outro membro da raça dos exploradores responsáveis pelo desastre em Ocampa, levou cerca de 2.000 Ocampas com ela para um outro local, a fim de que ela pudesse ajudá-los a desenvolver mais os poderes mentais comuns nessa raça, e assim eles poderiam juntar-se a ela em Exosia, uma dimensão subspacial onde não existe corpo físico, apenas a mente do indivíduo (episódio “Cold Fire”, do segundo ano da série).

O Guardião que cuidava do planeta Ocampa morreu em 2371, em eventos mostrados no episódio-piloto de Voyager, após deixar uma reserva de energia para os Ocampas que duraria por cinco anos.

Elenco convidado:

Gary O’Brien e Terry Correll como tripulantes
Nancy Hower como alferes Wildman

Dirigido por Winrich Kolbe
História de Jimmy Diggs Steve J. Kay
Roteiro de Kenneth Biller Jeri Taylor