Nos EUA, o dia de glória de Chakotay está chegando

Na quarta-feira que vem, os telespectadores norte-americanos entenderão porque Robert Beltran, o ator que interpreta Chakotay, parou de reclamar dos produtores e subitamente passou a elogiar os roteiristas durante a sétima e última temporada da série. É neste dia que vai ao ar o episódio “Human Error”.

A UPN, rede que exibe Voyager nos EUA, está fazendo uma força danada para que o episódio seja um marco na escalada de audiência da série rumo às últimas aventuras. Mesmo que isso signifique desvirtuar o estilo que Jornada nas Estrelas adotou e manteve desde sua criação, em meados dos anos 60.

O episódio usa e abusa de sex appeal –um uso facilmente executado se contar com os atributos da atriz Jeri Ryan, que interpreta a ex-Borg Seven of Nine. Durante o episódio, Seven continuará buscando sua humanidade, desta vez atrás de um par romântico. É aí que entra o felizardo Beltran –coube a Chakotay assumir essa difícil tarefa.

A sinopse do Startrek.com, o site oficial de Jornada nas Estrelas, é mais discreta. Ela descreve com sutileza o que a UPN tem mostrado enfaticamente. “Quando a USS Voyager entra em uma ameaçadora região do espaço usada como campo de testes de armas por grupos desconhecidos, a nave passa a depender nos rastreamentos de longo alcance feitos por Seven of Nine para manter-se fora de perigo. Seven of Nine, entretanto, está se tornando cada vez mais distraída com um experimento pessoal, um que poderia mudar a forma pela qual ela lida com seus colegas tripulantes para sempre”, diz.

A abordagem da UPN já está mais para a linha “veja Seven of Nine como você sempre quis e nunca teve chance”. O clipe promocional do episódio, já disponível nos servidores do Trek Brasilis (na seção de Vídeos de Voyager), tem nada menos que 35 segundos! Vale lembrar que o padrão para clipes da rede é 20 segundos. Mesmo os maiores clipes, feitos para promover o início de uma temporada ou os episódios finais de uma série, costumam ter 30 segundos.

Além do clipe exibido na TV, a UPN também atacou na Internet. A rede disponibilizou seis novas imagens do episódio (abaixo), além de um poster promocional que está funcionando como contagem regressiva para o fim de Voyager (acima).

O Startrek.com, além da sinopse, também divulgou outras seis imagens do episódio, que você também pode conferir logo abaixo.

Enquanto isso, a série tenta desesperadamente melhorar sua audiência, que continua tão baixo como sempre. Os últimos números divulgados pelo Instituto Nielsen (o Ibope dos EUA) mostram que a primeira parte de “Workforce” (penúltimo episódio exibido por lá) teve apenas uma pequena queda em relação à semana anterior, obtendo 3 de rating por 5 de share (para entender melhor como funcionam os números do Nielsen de uma vez por todas, clique aqui).

O resultado foi até bom, levando em conta que o papa-tudo da audiência que competiu com a exibição de Voyager foi a premiação do Grammy, o Oscar da música. Os números preliminares da segunda parte de “Workforce” já saíram e mostram resultados animadores. Mas a subida deve vir mesmo com “Human Error”, na quarta-feira que vem, apesar dos sentimentos conflitantes que tomam conta dos fãs quanto às perspectivas para esse episódio.

Depois que o turbilhão de “Human Error” passar, restarão apenas sete episódios para a conclusão da série. Após uma pausa de três semanas, onde a série entrará em reprises, o próximo inédito americano será “Q2”, um dos mais esperados da temporada. Nele teremos a volta do impagável John de Lancie, interpretando a entidade conhecida como Q.

Em uma entrevista concedida por Bryan Fuller ao site Fandom.com, o roteirista de Voyager comenta que o episódio de Q é visto com muito carinho pelo produtor-executivo da série, Kenneth Biller. “Ken Biller bolou a história na terceira temporada, após ter escrito ‘The Q and the Grey’ (último episódio que mostrou Q em Jornada nas Estrelas, do terceiro ano de Voyager)”, diz Fuller.

“Na época, (a produtora-executiva) Jeri Taylor descartou-o. Na temporada quatro, Ken quis novamenet fazer a história, e então Brannon e Jeri disseram novamente: ‘não’. Então, na temporada cinco, Ken quis fazer de novo, e Joe (Menosky) e Brannon disseram ‘não’. Temporada seis, Ken quis fazer de novo, e mais uma vez o episódio foi derrubado. Agora que Ken manda no show, o episódio conseguiu ver a luz do dia.”

Após “Q2”, haverá nova pausa para reprises –desta vez um hiato de duas semanas. Então, no dia 18 de abril, vai ao ar “Author, Author”. Em sua entrevista recente, Fuller também comentou algo sobre este episódio, dizendo que Brannon Braga, o criador da história, foi inspirado após Robert Picardo (ator que interpreta o Doutor holográfico) contar a ele sobre o novo livro de Voyager que ele estava escrevendo, “The Hologram’s Handbook”. Isso despertou a imaginação de Braga, e o resultado foi um episódio em que “Voyager estabelece comunicação em tempo real com a Frota Estelar, o que permite muita interação, incluindo o Doutor tentando vender sua idéia do livro.”

Na semana seguinte, teremos “Friendship One”, um episódio que irá explorar as possibilidades de comunicação com a Frota primeiro mostradas em “Author, Author”. Fuller é um dos autores do episódio, escrito em parceria com Michael Taylor. É ele quem descreve a premissa: “A Frota basicamente telefona e diz, ‘quando criamos a tecnologia de dobra, mandamos várias sondas com capacidade de dobra para dizer oi a todo mundo lá fora. Uma foi mandada para o quadrante Delta. Vocês estão se aproximando de suas últimas coordenadas conhecidas, então por que vocês não vêem se conseguem encontrá-la?”

Sete dias depois, teremos uma potencial continuação para o polêmico “Human Error”. Em “Natural Law”, Seven e Chakotay ficarão presos em uma selva alienígena selvagem e terão de se virar para sobreviver. Esse cruzamento de Voyager com “No Limite” e “Temptation Island” será seguido por “Destiny”, um episódio com bastante enfoque em Neelix.

O episódio está atualmente em fase final de filmagens e quem comentou recentemente a produção foi Robert Duncan McNeill, o ator que interpreta Tom Paris. Em rápida entrevista à Cinescape, McNeill disse que o episódio “é uma história sobre a Voyager encontrando um grupo de Talaxianos na borda do quadrante Delta”. Segundo o ator, é um “episódio de união” para o Talaxiano de Voyager. “Neelix precisa se reconectar com alguns Talaxianos que são muito parecidos com ele. Eles são membros de seu povo que viajaram para os limites do quadrante Delta, refugiados que tentaram estabelecer algo parecido com seu planeta-natal em um asteróide”, conta.

Por fim, uma semana depois, será exibido “Renaissance Man”, episódio que mais uma vez terá seu enfoque no Doutor holográfico. Nele, o médico precisará usar sua habilidade para disfarces para salvar a capitã Janeway de alguns apuros. Trata-se do último episódio que resta para ser filmado antes do final da série –que será concluída com um episódio duplo.

Episódios de Voyager que ainda faltam ser exibidos nos EUA

Human Error 07.mar.2001
Q2 28.mar.2001
Author, Author 18.abr.2001
Friendship One 25.abr.2001
Natural Law 02.mai.2001
Destiny 09.mai.2001
Renaissance Man 16.mai.2001
Final duplo 23.mai.2001

Surpreendentemente, ninguém ainda conseguiu informações sobre como a série irá terminar. A equipe de produção de Jornada nas Estrelas pode não estar indo muito bem na hora de bolar bons episódios, mas pelo menos eles aprenderam como ninguém a arte de esconder seus segredos…

Fontes: TrekTodayStartrek.comCinescape e Fandom.com