Escritores interrompem negociações para evitar greve

O Sindicato dos Escritores dos EUA (WGA) decidiu suspender as negociações iniciais com os produtores para estabelecer um acordo e evitar as greves previstas para Hollywood. Uma porta-voz do WGA entretanto diz que o grupo ainda tem boa vontade para negociar. “Continuamos prontos para negociar a qualquer momento”, disse.

A decisão, que pode ter selado o destino de uma das greves previstas para este ano em Hollywood, foi tomada em razão de poucos avanços nas questões salariais. Segundo um membro do sindicato, houve “muito pouco movimento em muitas áreas, e nada em algumas.”

As negociações haviam começado em janeiro e foram extendidas para fevereiro, dando a entender que um acordo seria possível. Com a interrupção, isso parece improvável. Existe a expectativa de que produtores e escritores voltem a negociar antes do fim do prazo, 1º de maio. Nesta data vencem os contratos atuais dos escritores e se não houver acordo até lá, a categoria deve fazer greve.

A outra temida greve, a dos atores, está em pior situação. O Sindicato dos Atores recentemente recusou um pedido para extensão do contrato por três meses, até setembro, e também não faz menção a um início das negociações antes que falte um mês para o fim do contrato, em junho.

Com as quase inevitáveis greves, quem estaria seriamente prejudicada é a quinta produção televisiva de Jornada nas Estrelas, atualmente denominada apenas “Série V”. O programa, atualmente em fase de pré-produção, tem data de estréia confirmada para setembro de 2001, mas as greves podem prejudicar esse cronograma.

Rick Berman, o responsável por Jornada nas Estrelas junto à Paramount, disse que as filmagens do piloto da nova série deveriam começar entre março e abril.

Fonte: TrekToday