Kate Mulgrew comenta último dia de filmagem

A última edição da revista britânica Starburst trouxe uma matéria com a atriz Kate Mulgrew, em que ela comenta como foi o último dia de filmagem do episódio final de Voyager, “Endgame”.

“O último dia não foi o último dia para mim, a festa de encerramento não significava que eu tinha terminado. Eu tive que filmar uma cena sozinha no dia seguinte. Eu tive um dia cheio de trabalho de ‘blue screen’ [fundo azul que depois é substituído por efeitos especiais] no dia seguinte. Robbie McNeill estava envolvido no começo e então ele partiu e eu fiquei sozinha. Então, finalmente, veio a última tomada. As luzes apagaram na ponte e eu abracei cada membro da equipe que ainda estava lá. E eu apenas fiquei lá, silenciosamente, por um minuto na ponte. Bob Picardo veio e me deu um abraço. Eu apenas disse a mim mesma, ‘Isso é interessante. Isso acabou.’ E eu sai.”

“Foi muito estranho e muito anticlímax, devo dizer. Não houve rituais para aliviar a finalidade daquilo. Nenhum dos produtores desceu. Eu fui deixada por minha conta e percebi duas coisas: que eu fiz um excelente trabalho e que, no final, eu era uma mercadoria.”

Ela também comentou sobre o resultado final obtido com “Endgame”, episódio que trouxe duas Janeways para um embate final com a Rainha Borg, interpretada por Alice Krige. “Eu achei muito inventivo”, diz Mulgrew. “Sobre Janeway, eu tenho dito que eu gostaria que ela pagasse um preço definitivo e, de certo modo, eles fizeram isso… da minha perspectiva, a história era tanto sobre humanidade quanto sobre sci-fi.”

Ele continua: “Aqui está a coisa peculiar: eu adorei interpretar a Janeway de 73 anos. E eu hesito antes de dizer isso, mas direi de qualquer modo: me senti completamente confortável como almirante Janeway. Eu me senti livre como almirante Janeway. Eu me senti livre das limitações da capitania. A almirante Janeway é mais velha, mais sábia, mais engraçada. Ela aprendeu um bocado. Ela é mais solta que capitã Janeway e sua missão é de grande coragem moral, que transcende todas as necessidades da Janeway mais jovem. Foi muito, muito empolgante interpretá-la. Eu não tive uma cena de morte, entretanto. Você não vê a almirante Janeway morrer. Você apenas me viu com a Rainha. E eu gostei disso também…”