Jean-Luc e cia. ficam presos em engasgo temporal

Brannon Braga põe as manguinhas de fora este fim de semana e mostra um dos melhores episódios envolvendo viagem do tempo de Jornada nas Estrelas. A direção é do “imediato” Jonathan Frakes. Confirma mais esta Jornada Inédita…

 

“Cause and Effect”
(“Causa e Efeito”)
A Nova Geração
5ª temporada

Episódio 118
Exibição nos EUA: 23/03/1992
Data Estelar: 45652.1.

sábado, 16h; domingo, 12h


Sinopse:

Presos em um lapso temporal que força a tripulação a repetir infinitamente as mesmas experiências, a Enterprise parece destinada à destruição inevitável…

Notas:

Kelsey Grammer, o ator principal da famosa série americana “Frasier”, faz uma participação neste episódio como o capitão Morgan Bateson, da USS Bozeman. Grammer também trabalhou na série igualmente famosa “Cheers”, que contava ainda com Kirstie Alley, a Saavik de “Jornada nas Estrelas II”, no elenco. Na cena final do episódio, quando o capitão Bateson aparece na ponte de comando da Bozeman, a idéia inicial seria de colocar Kirstie Alley como Saavik ao seu lado, como a primeira-oficial da nave. Mas a agenda da atriz, que estrela atualmente sua própria série, “Veronica’s Closet”, estava cheia, não foi possível realizar o encontro.

Originalmente o plano dos produtores seria de ter como a USS Bozeman uma nave da classe Constitution, a mesma da Enterprise da Série Clássica. Porém os gastos para fazer uma nova maquete, cenários e figurinos como os da série original seriam muito caros e outra boa idéia para o episódio não pôde ser realizada.

Ao final de tudo, a USS Bozeman é uma versão da USS Reliant de “Jornada nas Estrelas II”. Mas, ao contrário da Reliant, que era da classe Miranda, a Bozeman é da classe Soyuz. Soyuz, para quem não sabe, é o principal veículo espacial de transporte humano dos russos, já em operação há mais de duas décadas.

“Cause and Effect” consta na lista dos 25 melhores episódios da Nova Geração de todos os tempos.

Este foi o quarto episódio da série dirigido por Jonathan Frakes, o William T. Riker. O próximo episódio com sua direção será “The Quality of Life”, da sexta temporada.

Michelle Forbes está de volta como a alferes Ro Laren neste episódio. Sua última participação havia sido em “Power Play”. Michelle voltará a aparecer no episódio “The Next Phase”, ainda nesta temporada.

Elenco Convidado:

Michelle Forbes como alferes Ro Laren
Patti Yasutake como enferemeira Alyssa Ogawa
Kelsey Grammer como capitão Morgan Bateson

Escrito por Brannon Braga
Direção de Jonathan Frakes