Berman não foi escolhido por Gene, diz Arnold

Como assistente de Gene Roddenberry durante vários anos, Richard Arnold testemunhou muitas coisas que ocorreram nos bastidores de Jornada nas Estrelas e não estão registradas em nenhum livro oficial sobre a série.

O Trek Brasilis não perdeu a oportunidade de conversar com Arnold durante a última convenção da Frota Estelar Brasil, em São Paulo, e agora derruba um velho mito propagado aos quatro ventos pelos produtores atuais do franchise: Rick Berman não foi o sucessor escolhido por Gene para gerir Jornada nas Estrelas.

“Quando Berman teve o primeiro encontro com Gene, ele saiu com um rosto inexpressivo”, contou Arnold. “Depois perguntaram a Gene quem era ele, ao que ele respondeu: ‘É um engravatado que o estúdio mandou para nos espionar. É inofensivo’. Acabou que ele não era tão inofensivo assim.”

Arnold revelou que muitos profissionais tiveram problemas com o estilo de comando de Rick Berman, entre eles Andrew Probert, designer que criou a Enterprise-D e várias das naves vistas durante o primeiro ano de A Nova Geração. Probert já havia contado parte da história pregressa com Berman em entrevista ao TB, mas Arnold revelou os detalhes do conflito final entre o produtor-executivo e o designer.

“Andy Probert havia desenhado uma Ave de Guerra Romulana bem vertical. Ele mostrou a Rick Berman o design, e Berman reagiu como ‘Mas assim, ela vai tombar para os lados!’ Andy respondeu, ‘Não no ESPAÇO!’, mas Berman decidiu ‘Ponha de lado!'”, diz Arnold. Probert não teria ficado satisfeito com a argumentação pouco convincente e equivocada de Berman e foi direto a Gene Roddenberry, que gostou do design original. “Andy voltou a Rick Berman e disse, ‘Gene gostou desse jeito!’, e Berman respondeu, ‘Ah é? Você está despedido’. Isso foi no fim da primeira temporada.”

Mesmo fãs de carteirinha do franchise que ainda trabalham na equipe estão desconfiados dos novos esforços de Berman & cia. para revitalizar Jornada nas Estrelas. Mas estão envolvidos até o pescoço para abrir o bico, segundo Arnold. “Mike Okuda era um grande fã de Jornada nas Estrelas, mas hoje ele é um homem da companhia. Outro dia perguntei para ele, ‘Honestamente, Mike, o que você está achando de Enterprise?’. E ele respondeu, ‘Eu gosto da minha casa, eu gosto do meu carro…'”

Arnold pessoalmente também não está apreciando muito a idéia de Enterprise, mas diz que é preciso esperar para ver antes de dizer que o programa não é fiel a Jornada nas Estrelas. Mesmo assim, ele já acha que preceitos básicos estabelecidos por Gene Roddenberry estão sendo abandonados na nova série.

Quando perguntado se não seria mesmo hora de abandonar certas idéias, a fim de dar um pouco mais de mobilidade e criatividade ao franchise, ele é categórico. “Não! Isso é uma coisa que Michael Piller entendia bem. É preciso seguir as regras de Gene se o objetivo é fazer alguma coisa especial. Se não for para segui-las, não será especial. Será apenas mais uma série de TV.”