Siddig e Beltran escrevem sobre os ataques

Dois atores de Jornada nas Estrelas se manifestaram sobre os ataques perpetrados anteontem contra os EUA, resultando na destruição total das torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e parcial do Pentágono, em Washington.

Alexander Siddig (Julian Bashir) enviou uma carta aberta aos fãs, em que fez questão de enfatizar que “A América não está sozinha”, destacando a dedicação dos britânicos, manifesta pelo primeiro-ministro Tony Blair, para ajudar seus colegas do Novo Mundo.

“Gosto de pensar que as muito poucas pessoas que estavam na vizinhança e que até agora sobreviveram a esses ataques deram um exemplo para todos nós. Sua calma, seu entendimento do que precisava ser feito, sua habilidade de parar de correr e virar para ajudar alguém menos afortunado que elas são exemplos do que cada um de nós neste planeta é capaz de fazer. Se a América é a líder do mundo livre (e eu acredito que é), então esses americanos lideram por seu exemplo.”

O ator, que temeu pela vida de sua mulher, Nana Visitor e os dois filhos do casal, todos em Nova York no momento do incidente, terminou sua manifestação de forma singela, apelando para o bom senso.

“Espero que quando eu for vê-los novamente, em breve, possamos dizer que nossas reações a essas atrocidades começaram o processo de pôr um fim ao terrorismo mundial –não sua perpetuação. Eu sinceramente espero que nenhuma de suas famílias tenha sido atingida pessoalmente por tudo isso.”

Outro que se manifestou, muito mais preocupado com o futuro e o desenrolar dos acontecimentos, foi Robert Beltran (Chakotay). Em sua carta, postada no site oficial do próprio ator, Beltran pede cabeça fria aos americanos.

“Uma vez que tenhamos superado toda a dor e a descrença, pensamento frio, racional e inteligente precisa prevalescer. Este não é o momento para acusações irracionais sobre pessoas que podem ser completamente inocentes deste crime. Já estamos tendo especulações sobre os perpetradores mais prováveis. Esse tipo de acusação irresponsável antes que todos os fatos sejam conhecidos é muito comum na mídia e muito facilmente acreditada por um público leviano e ferido, que quer respostas e retaliação imediatamente.”

O pedido de Beltran aos fãs é simples. “Peço a todos vocês que por favor assumam a liderança e lembrem a aqueles que são rápidos em julgar que essa é uma crise muito séria para agir antes que saibamos de todos os fatos.”

John Ordover, editor de Jornada nas Estrelas da Pocket Books, sediada em Nova York, também se manifestou tentando fazer a sua parte. Ele se ofereceu para contatar pessoas na cidade a pedido de parentes, pois as ligações vindas de fora da cidade estão sofrendo muito mais dificuldades do que as locais geradas de lá mesmo.