ESPECIAL: Qual a idade de Tuvok ?

De acordo com o site oficial de Jornada nas Estrelas, o startrek.com e com o episódio Unimatrix Zero, part II, Tuvok nasceu em 2264.

O vulcano favorito de Voyager entrou na Frota Estelar com 25 anos, de acordo com o site oficial, porém, de alguma maneira inexplicável (talvez os mais malucos por Voyager possam dar um explicação ‘convincente’…) sua primeira missão na Frota foi com 19 anos, como visto em Flashback, episódio da 3ª temporada que conta com a participação de George Takei como capitão Sulu. Tuvok serviu a bordo da USS Excelsior de Sulu.

De acordo com o que é relatado em Flashback, Tuvok deixou a Excelsior em 2293, com 29 anos segundo o site oficial. Em 2298 Tuvok largou sua carreira como oficial da Frota e ficou estudando o Kohlinar durante 6 anos. Com 40 anos, em 2304, Tuvok entrou no processo conhecido como Pon Farr e casou-se com T’Pel nesse mesmo ano.

Pelos próximos 44 anos ele apenas estudou, e retornou para a condição de oficial da Frota Estelar na USS Wyoming em 2348, com 84 anos. Porém, em Flashback é dito que ele tinha “apenas” 70 anos de idade na época.

Para bagunçar mais ainda a cronologia do personagem, em Alice Harry Kim diz que acha que ele tinha pelo menos 100 anos quando retornou para a Frota Estelar.

Em 2371 Tuvok começou a servir a bordo de Voyager. Ele tinha 107 anos, pelo site oficial. No episódio Phage ficamos sabendo que ele conhecia a capitã Janeway há 4 anos antes de servir na nave da classe Intrepid. Porém em Fury Janeway diz que conhecia Tuvok há pelo menos 20 anos (desde 2357 então). Em Ex Post Facto, da 1º temporada, é dito que Tuvok foi casado por 67 anos. Cinco anos depois, em Fury, Janeway felicita Tuvok pelo seu aniversário de 100 anos, quando pelo site oficial ele teria 113.

Confuso não ? Esse é mais um exemplo de como as coisas em Voyager poderiam ter sido um pouco mais bem produzidas.

Gostaria de saber como Michael Okuda vai explicar isso em sua nova edição do “Star Trek Chronology”…

Extraído da Revista SFX Collectors Edition #06 – Aug/01