A Voyager retorna à Terra no fim de semana!

Finalmente o TB está de volta, e com ele você poderá acompanhar novamente todos os detalhes de bastidores que envolvem os episódios inéditos que o USA vai exibir no fim de semana. A Nova Geração promete um punhado de Datas, Deep Space Nine terá seu dia de “Shades of Grey” e a Voyager finalmente volta à Terra –no século 20. Confira as mais novas Jornadas Inéditas!

“A Fistful of Datas”
(“Por um Punhado de Datas”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 134
Exibição nos EUA: 09/11/1992
Data Estelar: 46271.5.

domingo, 0h e 14h; terça, 16h, quarta, 2h


Sinopse:

Alexander convence Worf a participar com ele de uma recriação no holodeck do Velho Oeste americano. Tudo vai bem, até que vários personagens do programa começam a ganhar as feições de Data, por razões desconhecidas…

Notas:

O episódio foi dirigido por Patrick Stewart e escrito por Brannon Braga. “Eu nunca fui fã de filmes western”, diz Braga. “Quanto mais Patrick Stewart, um cara britânico de carteirinha. Mesmo assim saiu um grande episódio”, completa Braga.

O título do episódio foi inspirado no filme “A Fitsful of Dollars”, que contava com Clint Eastwood.

As cenas externas foram filmadas no “Western Street”, nos estúdios Warner Bros, e as cenas internas no galpão 16 da Paramount.

Elenco Convidado:

John Pyper-Ferguson como Eli Hollander
Joy Garrett como Annie
Jorge Cervera como Bandito
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador
Brian Bonsall como Alexander

História de Robert Hewitt Wolfe
Roteiro de Robert Hewitt Wolfe e Brannon Braga
Direção de Patrick Stewart

“Meridian”
(“Meridian”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 054
Exibição nos EUA: 14/11/1994
Data Estelar: 48423.2.

domingo, 1h e 15h; quarta, 16h, quinta, 2h


Sinopse:

Sisko leva a Defiant em uma missão de exploração no quadrante Gama, onde acaba encontrando um misterioso planeta que divide a sua existência em breves momentos em nossa realidade e grandes períodos de tempo em uma realidade não corpórea alternativa. Durante a investigação da singular comunidade que vive em Meridian, Jadzia Dax se apaixona perdidamente por um nativo, de nome Deral. Enquanto isto na estação, Kira Nerys tenta se livrar de um inconveniente e rico alienígena de nome Tiron, que quer ter uma “noite de amor” com a major. De qualquer forma, custando o que custar.


Notas:

Este episódio é considerado por muitos fãs como o pior da série, tendo somente “Profit and Lace” (“aquele” em que Quark se transforma em uma fêmea Ferengi para fechar um negócio), da sexta temporada de DS9, como um adversário “à altura”. O episódio também é um “favorito” dentro da produção da série: ninguém gostou do resultado!

Ira Behr foi quem teve a idéia de fazer uma versão Niner de “Brigadoon”. “Brigadoon” é um musical, tendo por conceito uma vila nas montanhas da Escócia que aparece e desaparece a cada 100 anos. A escritora Hilary Bader (“Battle Lines”, “Rules of Acquisition”, “Meridian” e “Explorers”) trouxe para bordo do episódio um conceito que se tornou a base para a história principal de “Meridian”. A idéia de Bader para uma história secundária foi abandonada em favor de uma mais humorística de Evan Carlos Somers (“Battle Lines”, “Melora” e “Meridian”). Mark Gehred-O’Connell (“Second Sight”, “Meridian”, “For the Cause” e “Who Mourns for Morn?”) escreveu o roteiro que foi rescrito até a morte, mesmo durante as filmagens.

Muitos fãs se perguntam por que desastres como “Meridian” são produzidos? Ronald D. Moore explica que o cronograma de uma temporada de TV é algo impiedoso: “pronto ou não, algo tem que entrar na linha de montagem de produção”. Normalmente o que acontece nesses casos extremos é durante a fase de pré-produção (tipicamente os sete dias que antecedem o começo das filmagens do episódio) um roteiro ser “jogado fora”. Daí um novo tem que ser concebido e escrito durante as filmagens e ter sua história acertada ao mesmo tempo. Parece loucura, mas foi o que aconteceu em “Meridian”, segundo Moore.

O especialista em efeitos visuais, Glen Neufeld, teve uma terrível experiência com “Meridian”, pois a forma inicial pensada para fazer os habitantes de “Meridian” aparecerem e desaparecerem ficou um desastre na prática e teve que ser corrigida e corrigida até a obtenção de um resultado satisfatório. A equipe de efeitos visuais teve mais sorte com a “pegadinha de Timor”. Nana Visitor deveria aparecer na cena e utilizar uma máscara especial para a inserção posterior da cabeça de Quark na pós-produção. Visitor ainda não estava recuperada da sua traumática experiência como Cardassiana em “Second Skin” e não topou fazer a cena. Daí foi
chamada a dublê de corpo de Visitor, Leah Burrough, que aparece na cena, que necessitou de mais de dez elementos compostos com o auxílio de “blue-screen” para ficar pronta.

A aldeia de “Meridian” foi filmada no tradicional “estúdio 18”, o cenário foi baseado naquele do “Templo de Masaka” do episódio “Masks”, da sétima temporada de A Nova Geração (um episódio também extremamente ruim). O cenário tinha como conceito um prédio com uma clarabóia que trazia luz natural para a câmara principal. Um cenário de 270 graus (com árvores pintadas nele) foi colocado “ao fundo” de tal “prédio” e o diretor de fotografia Jonathan West trouxe a “luz do sol” para a cena em grande estilo. Tivemos também externas de verdade, filmadas nos Jardins Huntington em San Marino.

Este episódio traz a estréia do ator Jeffrey Combs em Jornada. Aqui como o alienígena Tiron. Combs havia tentado, muito antes disto, o papel de “William Riker” na época da pré-produção de A Nova Geração. Papel que acabou ficando, como todos sabemos, com Jonathan Frakes. Combs manteve contatos com Frakes ao longo dos anos, o que foi importante para ele pegar o papel em “Meridian” (dirigido por Frakes). Durante as filmagens, ele reatou uma antiga amizade com René Auberjonois que mais tarde chamou Combs para viver o Ferengi Brunt, em “Family Business”, dirigido pelo alter-ego de Odo. Brunt se tornou um personagem recorrente ao longo da série. Combs ainda conseguiu um segundo papel recorrente, como o principal Vorta da série, Weyoun (introduzido em “To The Death”, da quarta temporada).

Elenco Convidado:

Brett Cullen como Deral
Christine Healy como Seltin
Jeffrey Combs como Tiron
Mark Humphrey como Lito


História de Hilary Bader e Evan Carlos Somers
Roteiro de Mark Gehred-O’Connell
Direção de Jonathan Frakes


“Future’s End, Part I”
(“O Fim do Futuro, Parte I”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 50
Exibição nos EUA: 6/11/1996
Data Estelar: desconhecida.

domingo, 2h e 16h; quinta, 16h, sexta, 2h


Sinopse:

Esta semana a tripulação da Voyager finalmente volta para casa — mas, embora estejam no lugar certo, eles vão para o tempo errado. A nave acaba sobrevoando os céus de Los Angeles, em 1996. Usando tecnologia do século 24, a capitã e o comandante Chakotay desesperadamente buscam respostas para impedir que um desastre ambiental destrua o futuro do Sistema Solar.

Notas:

Essa é a primeira vez que a Voyager volta para casa desde que se perdeu no quadrante Delta. Mas o telespectador não deve se animar, pois as coisas não são tão boas quando soam. “Future’s End” é um típico episódio “reset”.

Neste episódio, a capitã abandona de vez o “coque de aço”, passando a usar um simpático rabo-de-cavalo. Isso é um reflete a mudança de postura de Janeway, que estará mais solta a partir desta temporada.

O Doutor finalmente consegue deixar o confinamento da enfermaria e do holodeck em “Future’s End”. Com tecnologia do século 29, o personagem mais carismático de Voyager terá mobilidade inclusive para deixar a nave. O fã pode esperar por muitas histórias boas centradas nele.

“Future’s End” é um episódio que desencadeia duas tradições próprias de Voyager: as histórias envolvendo viagens temporais, e os chamados “filmes para TV”, que na verdade eram episódios duplos especiais transmitidos em todo mês de novembro nos EUA.

Ed Begley, Jr., ator que interpreta Starling, comenta seu personagem: “Esse personagem é um cara que genuinamente pensa estar transformando o mundo em um lugar melhor, e isso é bem mais fascinante –e perigoso– do que alguém que fica penteando o bigode.”

Michael Dorn (Worf, em A Nova Geração e Deep Space Nine), não ficou muito impressionado com a trama deste episódio, quando perguntado a respeito. “Lamento dizer que não fiquei tão impressionado quanto esperava ficar. Mas a distorção na trama que deu o emissor móvel ao Doutor foi ótima. Além disso, como o meu amigo Scott ressaltou, havia uma bela fêmea astrônoma na história. Exatamente o que todo cara que assiste a Jornada quer.”


Elenco Convidado:

Sarah Silverman como Rain Robinson
Allan Royal como Capitão Braxton
Ed Begley, Jr. como Henry Starling

Escrito por Brannon Braga & Joe Menosky
Direção de David Livingston