Riker é duplicado no fim de semana!

O melhor episódio do fim de semana é sem dúvida “Second Chances”, um clássico da Nova Geração em que Riker é dividido em dois, sem direito a botão reset! Em Deep Space Nine, Kira precisa impedir uma guerra civil em Bajor, e em Voyager, Seska está de volta. Tudo isso rola no sábado, mas você já pode ir se aquecendo na sexta, quando o AXN exibe mais um inédito de Enterprise. Confira tudo sobre as Jornadas Inéditas do fim de semana!

 

“Fight or Flight”
(“Fight or Flight”)
Enterprise
1ª temporada

Episódio 003
Exibição nos EUA: 03/10/2001
Data Estelar: desconhecida.

sexta, 21h; sábado, 3h; domingo, 15h; segunda, 14h


Sinopse:

Archer e cia. estão ansiosos, mas com dificuldades em encontrar novas civilizações. E quando eles detectam uma nave à deriva, descobrem que o espaço pode ser um lugar muito perigoso…


Notas:

A música do episódio ficou a cargo de Jay Chattaway.

Esse segmento marca a estréia dos uniformes de EVA de Enterprise (“Extra-Vehicular Activity”, ou Atividade Extra-Veicular), aquelas famosas roupas de astronauta.

“Fight or Flight” teve cerca de 9,1 milhões de telespectadores nos EUA, o que representou uma queda de audiência menor do que a que Voyager teve do primeiro para o segundo episódio.

Algumas pequenas refilmagens para esse episódio foram feitas várias semanas depois de sua filmagem original ser concluída.

Linda Park disse sobre o episódio: “[A alferes Sato] decide que na verdade ela não é feita para o espaço. Ela considera dizer ao capitão que quer voltar à universidade. Há muito que acontece durante esse episódio. É um ponto de virada muito legal bem no começo da série em que ela finalmente pode aceitar o espaço. Ela tem de engolir seu medo e se forçar a crescer. O diretor foi incrível, Allan Kroeker. As pessoas vão gostar muito. E tem algumas coisas realmente assustadoras neste episódio.”

John Billingsley também comentou o episódio. “Há uma nave alienígena abandonada que não responde nossos chamados, e nós a abordamos para descobrir que a tripulação foi assassinada. Não sabemos por quem, como e por quê. E, claro, comigo tendo toda essa maquiagem, tirar e colocar o capacete não foi nenhum processo fácil. Eu tirava minhas orelhas falsas junto com ele! Então eles tiveram que planejar as filmagens de um modo que eu não precisasse estar com e sem capacete. Eles não perceberam quando projetaram a maquiagem o quanto aquele episódio particular iria mexer com as necessidades da missão deles.”

Os alienígenas assassinados são os Axanar, cidadãos do planeta de mesmo nome que James T. Kirk visitaria no século 23 (conforme relatado no episódio clássico “Whom Gods Destroy”). Foi provavelmente nessa viagem que ele ganhou a “Folha da Palma de Axanar” (o prêmio consta de seu currículo em “Court-Martial”) As máscaras dos Axanar foram, como de costume, desenvolvidas por Michael Westmore.

Além da referência clássica aos Axanar, o episódio também menciona os Nausicaans, nas palavras do doutor Phlox. Esses alienígenas só surgiram no universo de Jornada durante A Nova Geração, mas a data do primeiro contato dessa raça com humanos nunca foi estabelecida.

 

Elenco Convidado:

Jeff Ricketts como capitão alienígena
Max Williams como tripulante 1 (não-creditado)
Brett Baker como tripulante 2 (não-creditado)
Efrain Riguerda como voz do tradutor


Escrito por Rick Berman & Brannon Braga
Direção de Allan Kroeker


“Second Chances”
(“Segunda Chance”)
A Nova Geração
6ª temporada

Episódio 150
Exibição nos EUA: 24/05/1993
Data Estelar: 46915.2.

sábado, 15h


Sinopse:

William Riker fica chocado ao descobrir que um acidente de transporte vários anos atrás criou uma duplicata de si mesmo — uma que, com razão, se julga tão “William Riker” quanto ele…


Notas:

A dra. Mae Jemison, uma astronauta norte-americana, faz uma pequena participação como a alferes Palmer, encarregada do teletransporte. Mae foi a primeira mulher negra a ser astronauta e diz que Uhura foi quem a inspirou a seguir essa carreira.

A direção aqui é do estreante LeVar Burton, o Geordi La Forge. Logo de cara ele teve de lidar com um episódio bem difícil de se fazer, devido ao efeito especial utilizado para se ter dois Will Riker.

Foi cogitado (muito rapidamente) pela produtora Jeri Taylor que, no futuro da série, Will Riker morresse e Thomas Riker voltasse para a Enterprise-D como o piloto da nave. Data seria o primeiro-oficial neste caso. É óbvio que a idéia não foi para a frente e Thomas Riker só voltará
a ser visto agora em um episódio de Deep Space Nine chamado “Defiant”.

 

Elenco Convidado:

Mae Jemison como alferes Palmer


História de Michael A. Medlock
Roteiro de René Echevarria
Direção de LeVar Burton


“Shakaar”
(“Shakaar”)
Deep Space Nine
3ª temporada

Episódio 070
Exibição nos EUA: 22/05/1995
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 16h


Sinopse:

Quando o primeiro-ministro do governo provisório Bajoriano morre, kai Winn é apontada para o cargo, situação que tende a se formalizar com o próximo pleito. Winn ordena que Kira Nerys se encontre com o seu antigo líder dos tempos da resistência em Bajor, em uma missão oficial. Shakaar é um fazendeiro e se recusa a retornar ao governo equipamento agrícola necessário em outra província, uma ordem que viola um prévio acordo feito entre ele e o governo anterior. Kira terá novamente que escolher o melhor destino para o seu povo e evitar uma guerra civil.

 


Notas:

Este episódio foi estréia do diretor de fotografia da série, Jonathan West, na direção. Ele retornaria a função mais tarde em outros episódios, incluindo o extremamente complexo “Trials and Tribble-ations” da quinta temporada.

As filmagens das externas aconteceram em Bronson Canyon. A temperatura estava tão baixa na época que muitas cenas acabaram sendo feitas em estúdio posteriormente. Crédito vai para Kris Krosskrove, que substituiu West na direção de fotografia do episódio, por fazer as cenas externas e internas se misturarem de forma tão transparente.

Duncan Regehr já havia trabalhado em “Sub Rosa”, da última temporada de A Nova Geração. Behr resolveu fazer do seu personagem “um bom líder e um bom assassino”, como disse o mentor da série na época. A idéia de fazer de Shakaar e Kira um casal esteve presente desde o início também.

A versão original do roteiro foi escrita por Gordon Dawson e já existia desde meados da segunda temporada. Dawson foi um grande colaborador do lendário diretor Sam Peckinpah (um dos mais influentes no gênero de filmes de ação) e foi a pessoa que deu a Ira Behr o seu primeiro trabalho profissional em um episódio de série de TV (em “Brett Maverick”).

O roteiro foi rescrito inúmeras vezes (principalmente por Moore e Echevarria) e somente a introdução de kai Winn é que salvou dramaticamente a história. E Louise Fletcher é extremamente querida por todos da produção.

Moore é o “linguista oficial” dentre os roteiristas da série. E ele cria as falas (como as Bajorianas deste episódio) sem se preocupar em criar alguma língua ou ter alguma consistência. Entretanto ele produz sempre uma “tradução” para os atores. Ele faz o mesmo com Klingons, mesmo tendo o “Dicionário Klingon” de Marc Okrand em sua mesa o tempo todo.

A célula de resistência de Shakaar foi mencionada pela primeira vez em “Past Prologue”. O cargo de primeiro-ministro é deteterminado por pleito popular e o seu mandato é de seis anos. O primeiro ataque fora de Bajor aos Cardassianos foi o de Pullock V, liderado por Lenaris Holem.


Elenco Convidado:

Duncan Regehr como Shakaar
Diane Salinger como Lupaza
William Lucking como Furel
Sherman Howard como Syvar
John Doman como coronel Lenaris Holem
Louise Fletcher como kai Winn Adami
John Kenton Shull com um oficial de segurança Bajoriano
Harry Hutchinson como um soldado Bajoriano


Escrito por Gordon Dawson
Direção de Jonathan West


“Worst Case Scenario”
(“Na Pior das Hipóteses”)
Voyager
3ª temporada

Episódio 67
Exibição nos EUA: 07/05/1997
Data Estelar: 50953.4.

sábado, 17h


Sinopse:

Suspeita e anonimato correm à solta pela Voyager quando a tripulação descobre uma novela holográfica secreta ilustrando Seska e os Maquis liderando uma insurreição a bordo…


Notas:

No episódio, Martha Hackett volta a aparecer como Seska, a principal vilã da série ao longo da segunda temporada.


Elenco Convidado:

Martha Hackett como Seska

Escrito por Kenneth Biller
Direção de Alexander Singer