A Enterprise fica presa no tempo, no sábado!

Continua o festival de inéditos no AXN e no USA. Na sexta, teremos “Strange New World”, a terceira aventura de Archer e cia. no comando da Enterprise NX-01. Se você esteve preocupado com as legendas do AXN na última exibição, o canal recentemente declarou que teve problemas técnicos na geração dos caracteres, mas que está trabalhando para resolver o problema, que, segundo ele, não deve se repetir nos próximos episódios.

Mas se eles pisarem na bola, ainda tem o sábado, recheado de episódios inéditos. A Nova Geração vem com Romulanos e anomalias temporais, em “Timescape”. Deep Space Nine tem um episódio dedicado a Jadzia Dax, e em Voyager os tripulantes de Janeway começam a desaparecer! Confira as Jornadas Inéditas!

 

“Fight or Flight”
(“Strange New World”)
Enterprise
1ª temporada
Episódio 004
Exibição nos EUA: 10/10/2001
Data Estelar: desconhecida.

sexta, 21h; sábado, 3h; domingo, 15h; segunda, 14h

Sinopse:

A Enterprise (NX-01) encontra um planeta classe-M desabitado, um paraíso com muita natureza e ar puro. Archer decide organizar uma expedição, mas as coisas se complicam quando os tripulantes começam a ficar paranóicos lá embaixo e uma tempestade impede que eles voltem à nave.

Notas:

Kellie Waymire já apareceu em Jornada antes. A atriz participou do episódio “Muse”, de Voyager, interpretando Lanya.

O segmento apresenta mais exemplos do estado primitivo da tecnologia da Enterprise. É a primeira vez que vemos um mal-funcionamento do transporte, quando um tripulante é trazido de volta à nave mas tem rochas e folhas fundidas a seu corpo.

Elenco Convidado:

Kellie Waymire como Elizabeth Cutler
Henri Lubatti como Ethan Novakovich
Rey Gallegos como tripulante

História de Rick Berman & Brannon Braga
Roteiro de Mike Sussman & Phyllis Strong
Direção de David Livingston

“Timescape”
(“Tempo, Tempo, Tempo”)
A Nova Geração
6ª temporada
Episódio 151
Exibição nos EUA: 14/06/1993
Data Estelar: 46944.2.

sábado, 15h

Sinopse:

A USS Enterprise está congelada no tempo, à beira do total aniquilamento, e Picard precisa descobrir um modo de resgatá-la sem destruí-la.

Notas:

Adam Nimoy, o diretor deste episódio, é filho de Leonard Nimoy, o Spock. Adam já havia dirigido o episódio “Rascals” na série, em que alguns personagens principais transformam-se em crianças. Rick Berman diz que “ao final de ‘Rascals’ prometemos a Adam Nimoy que lhe daríamos um episódio com os personagens adultos. Só que nesse, todos eles virariam animais!”. Ele estava brincando, é claro.

Esta foi a primeira vez na série que a seção de engenharia de uma Ave-de-Guerra Romulana foi mostrada.

Aqui também aparece pela primeira vez uma das naves exploradoras, como as usadas em Deep Space Nine.

Michael Bofshever, que aqui interpreta um Romulano, já fez o papel de um dos engenheiros a bordo da USS Excelsior de Hikaru Sulu em “Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida”, além de interpretar o Ministro Toran no episódio “The Storyteller”, do primeiro ano de Deep Space Nine.

Elenco Convidado:

Michael Bofshever como Romulano
John DeMita como o Romulano na enfermaria
Joel Fredericks como o alferes da engenharia

Escrito por Brannon Braga
Direção de Adam Nimoy

“Facets”
(“Facetas”)
Deep Space Nine
3ª temporada
Episódio 071
Exibição nos EUA: 12/06/1995
Data Estelar: desconhecida.

sábado, 16h

Sinopse:

Jadzia Dax se prepara para realizar o seu “zhian’tara”, com a chegada de um guardião do mundo natal Trill. Tal cerimônia consiste em transferir a consciência dos antigos hospedeiros de um simbionte (no caso Dax) para os corpos dos melhores amigos do hospedeiro atual (Jadzia). Desta maneira o hospedeiro atual pode interagir com seus hospedeiros anteriores de uma maneira mais natural e significativa.

Notas:

Echevarria fez direito a sua pesquisa nos episódios anteriores e preparou a seguinte escalação dos personagens de DS9 para interpretarem os hospedeiros anteriores de Dax: Lela (Kira), Tobin (O’Brien), Emony (Leeta), Audrid (Quark), Torias (Bashir), Joran (Sisko) e Curzon (Odo). Verad (de “Invasive Procedures”) não é considerado um hospedeiro do simbionte Dax.

A maioria das escolhas foi natural, com exceção de Quark e Leeta. Armin Shimerman interpretou o papel de Audrid de forma séria, procurando entrar em contato com o seu lado feminino. Keiko iria interpretar Emony, mas a agenda da atriz Rosalind Chao não permitiu que isso pudesse acontecer. Daí os produtores se lembraram da personagem Leeta de “Explorers” e a trouxeram para o papel. Existe uma linha no começo do primeiro ato que indica que Jadzia e Leeta se tornaram grandes amigas, mas foi algo que nunca foi visto em tela no restante da série.

Se o simbionte Dax tem todas memórias de Curzon, como Jadzia não sabia dos sentimento dele por ela? Ron Moore respondeu na época que a racionalização utilizada pelos produtores no roteiro foi de que as memórias de todos os hospedeiros existem sim no simbionte, mas não são completamente acessíveis pelo hospedeiro atual, ao menos não todas elas. Algumas somentem se apresentam de uma forma meio nebulosa para o último hospedeiro. O fato de Jadzia não se lembrar de onde adquiriu o hábito de colocar as mãos atrás das costas é um outro exemplo disto.

Elenco Convidado:

Jefrey Alan Chandler como o Guardião
Max Grodénchik como Rom
Aron Eisenberg como Nog
Chase Masterson como Leeta
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Escrito por René Echevarria
Direção de Cliff Bole

“Displaced”
(“Deslocados”)
Voyager
3ª temporada
Episódio 66
Exibição nos EUA: 14/05/1997
Data Estelar: 50912.4.

sábado, 17h

Sinopse:

A Voyager é atacada por uma espécie desconhecida, que transporta, um após o outro, todos os tripulantes da nave para uma idílica prisão-colônia. Cada um deles é substituído por um alienígena, que alega não saber o que faz ali.

Notas:

O CGI já começa a dominar o mundo de Voyager. Quando Tom Paris dispara seu feiser contra os alienígenas, os pedaços de gelo que caem são totalmente gerados por computador.

Um blooper: embora B’Elanna e Tom estejam em uma área muito fria, você nunca vê a condensação do vapor da respiração deles.

Elenco Convidado:

Deborah Levin como Lang
Mark L. Taylor como Jarlath
James Noah como Rislan
Kenneth Tigar como Dammar
Nancy Youngblut como Taleen

 

Escrito por Lisa Klink
Direção de Allan Kroeker