John Cho vê Sulu como um Pan-Asiático

john-cho-2.jpgO ator John Cho, que interpreta o jovem Sulu, esteve no São Francisco Asian American Film Festival para fazer propaganda de seu novo filme “Harold & Kumar Go to White Castle” e aproveitou para falar rapidamente a respeito de seu trabalho no filme de Jornada nas Estrelas. Cho comentou sobre os primeiros treinamentos para as cenas de ação e deu sua opinião sobre a etnia de seu personagem.

john-cho-machucado.jpgEsquivando-se de falar sobre o acidente ocorrido com ele durante as gravações, que acabou por machucá-lo na mão direita, Cho preferiu comentar sobre a preparação inicial para fazer seu personagem. O ator aprovou o treinamento para realização das cenas de luta corporal. “Esse treinamento foi incrível. Na verdade, eu apreciei esse tempo de preparação até o treino de luta, porque era de certa forma uma simulação para a Academia da Frota. E é como se tivéssemos passado por aguma coisa juntos. Foi exaustivo. Era como se a gente fosse posto dentro de uma mentalidade militar”, comentou ao site Groucho Reviews.

Para Cho não há nenhum problema em interpretar um personagem japonês sendo ele coreano, além do que, para ele, seu papel representará o personagem de todos os asiáticos. “Não sinto que eu venha a ter uma influência particular sobre esse personagem por ele ser nipo-americano. Eu não levaria em consideração que é japonês do Japão ou um imigrante, porque não creio que haja um modo de poder fazer esse sotaque realmente efetivo e convincente”, disse o ator.

Continuando em sua explicação sobre a etnia de Sulu disse. “Mesmo que tenha um sobrenome e um background cultural, creio que é irrelevante. O que acho mais importante é saber se você pode convencer como ator. Às vezes você está numa situação melhor para interpretar um personagem que é, na verdade, dessa cultura, porque o papel pede por um sotaque que será convincente. Mas eu conversei com George Takei (ator original de Sulu) sobre isso, e ele disse que a intenção original de Gene Roddenberry era que todos na ponte da Enterprise fossem representantes de todo o mundo. Ele disse que Sulu seria o representante do continente asiático. Eles não tiveram uma cultura específica original para o personagem antes do elenco ser formado. E então, quando George (Takei) entrou para o elenco, eles tiveram de propôr um nome. Gene olhou o mapa e viu o nome do Mar Sulu que costeava vários países asiáticos, então ele pensou que poderia ser um tipo de nome Pan-Asiático. Como George é japonês, o próprio ator sugeriu que seu primeiro nome fosse Hikaru. Mas a intenção não era criar um personagem específico japonês, mas sim um personagem Pan-Asiático”, disse ao site New American Media.

Fonte: Trek Movie e TrekWeb

Edição: Nívea Doria