Falha lançamento das cinzas de Doohan ao espaço

dooham-1.JPGFracassa o lançamento do foguete Falcon 1, que levaria as cinzas de James Doohan (Scott) em órbita da Terra. Essa é a terceira tentativa da empresa Space X que se ofereceu para tal homenagem. Suspeita-se que tenha sido falha na alimentação do combustível. A empresa fará nova tentativa, sem data definida. Chris Doohan apresentou uma declaração da família ao pai.

“Foi um grande desapontamento por não alcançarmos a órbita nesse vôo”, disse o presidente da companhia, mas afirmou que a empresa não desistirá de tentar. Felizmente, o compartimento que leva as cinzas de Dooham e de mais outras pessoas, pôde ser mais uma vez recuperado.

O filho de Doohan, apresentou ao site Trek Movie uma declaração de seu irmão Erich que representa uma homenagem de toda a família ao famoso ator da Série Clássica. Abaixo alguns pontos mais relevantes.

Meu pai amou a engenharia. Qualquer coisa que ele pudesse fazer para visitar a NASA, um avião de carga, um submarino, ele faria. Não havia fim ao prazer que ele recebia das pessoas que diziam ter sido engenheiros por causa dele. Então, quando uma companhia do Texas se ofereceu a lançar suas cinzas em órbita, a única coisa que pudemos fazer foi aceitar.

Faz cerca de 03 anos que meu pai se foi, e tem havido muitos memoriais, o mais recente foi comemorado em Linlithgow, Escócia, cidade conhecida como candidata a terra natal do personagem Scotty. Mas o seu lançamento no espaço foi a que teve mais publicidade e foi a mais significante.

Meu pai acreditava na ingenuidade humana e ele acreditava no destino da raça humana além da exosfera. Que levaria a várias tentativas nestes primeiros estágios em alcançar a órbita com sucesso. Eu posso aceitar isto (o fracasso), por causa de quem ele era, e porque ele sabia que era tudo parte do progresso.

Por essas razões, eu sei que o seu espírito perseverará, e outros o manterão nesse lançamento que virá. O ato de enviar os restos de um ente querido ao espaço será algum dia comum, até mesmo se reservarmos um vôo espacial para nós mesmos. Isso é o tipo de progresso que meu pai acreditava.

Vamos torcer para que o ator Simon Pegg, novo intérprete de Scotty, faça uma bela homenagem ao velho fazedor de milagres.

Fonte: Trek Movie

12 Comments on "Falha lançamento das cinzas de Doohan ao espaço"

  1. Pobre Scotty, já explodiu 3 vezes, em 2006, 2007 e agora em 2008. Vamos ver se em 2008 vai, tá certo que o Doohan tava gordo, mas dessse jeito não vai sobrar cinza nenhuma…

  2. Flávio Fernandes | 8 de agosto de 2008 at 5:56 pm |

    Saldan, desculpe-me, mas esta não foi legal.

    Abraço.

  3. "Frank" Hollander | 8 de agosto de 2008 at 5:56 pm |

    Chama o Scotty para arrumar esta droga!

  4. Flávio Fernandes | 8 de agosto de 2008 at 5:57 pm |

    Frank:

    Em compensação esta – Parabéns – sensacional.

  5. Permitam-me fazer uma correção.

    O nome correto é Doohan com “n” e não “m”.

  6. Leandro Martins | 8 de agosto de 2008 at 8:25 pm |

    Já corrigido, Elcio, obrigado por mencionar…!

  7. Jorge Rodrigues | 8 de agosto de 2008 at 10:01 pm |

    Ingenuous é algo diferente de ingenious, muito mais próximo, este, do personagem Scotty

  8. Meu….realmente meu amigo Saldan….com essas coisas não se brinca….vamos torcer para que nosso fazedor de milagres consiga descansar no seu lugar favorito!!

    Live long and prosper!!

  9. James Doohan era um homem realmente simpático e bonachao. Gostaria de tê-lo conhecido pessoalmente. espero que consigam lança-lo da próxima vez.

  10. Com certeza não foi Scotty que projetou esses foguetes.

  11. Luís Henrique Campos Braune | 11 de agosto de 2008 at 3:22 pm |

    Que tristeza… ele não merece isso…

  12. Não podemos deixar de lado o nosso coração de fã, mas não podemos esquecer que James Doohan foi uma pessoa como eu e você.

    Se de fato ele gostava de engenharia ou não, nunca saberemos, mas ainda acho que a agência que se habilitou a levar as cinzas de Doohan ao espaço não teve a devida visão de discernir o ator/personagem.

    Embolaram tudo numa coisa só e assim decidiram oferecer.

    Desse jeito, quando Leonard Nimoy falecer, seus restos mortais serão lançados para algo mais próximo de um planeta Vulcano:

    O Sol.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*