Falha lançamento das cinzas de Doohan ao espaço

dooham-1.JPGFracassa o lançamento do foguete Falcon 1, que levaria as cinzas de James Doohan (Scott) em órbita da Terra. Essa é a terceira tentativa da empresa Space X que se ofereceu para tal homenagem. Suspeita-se que tenha sido falha na alimentação do combustível. A empresa fará nova tentativa, sem data definida. Chris Doohan apresentou uma declaração da família ao pai.

“Foi um grande desapontamento por não alcançarmos a órbita nesse vôo”, disse o presidente da companhia, mas afirmou que a empresa não desistirá de tentar. Felizmente, o compartimento que leva as cinzas de Dooham e de mais outras pessoas, pôde ser mais uma vez recuperado.

O filho de Doohan, apresentou ao site Trek Movie uma declaração de seu irmão Erich que representa uma homenagem de toda a família ao famoso ator da Série Clássica. Abaixo alguns pontos mais relevantes.

Meu pai amou a engenharia. Qualquer coisa que ele pudesse fazer para visitar a NASA, um avião de carga, um submarino, ele faria. Não havia fim ao prazer que ele recebia das pessoas que diziam ter sido engenheiros por causa dele. Então, quando uma companhia do Texas se ofereceu a lançar suas cinzas em órbita, a única coisa que pudemos fazer foi aceitar.

Faz cerca de 03 anos que meu pai se foi, e tem havido muitos memoriais, o mais recente foi comemorado em Linlithgow, Escócia, cidade conhecida como candidata a terra natal do personagem Scotty. Mas o seu lançamento no espaço foi a que teve mais publicidade e foi a mais significante.

Meu pai acreditava na ingenuidade humana e ele acreditava no destino da raça humana além da exosfera. Que levaria a várias tentativas nestes primeiros estágios em alcançar a órbita com sucesso. Eu posso aceitar isto (o fracasso), por causa de quem ele era, e porque ele sabia que era tudo parte do progresso.

Por essas razões, eu sei que o seu espírito perseverará, e outros o manterão nesse lançamento que virá. O ato de enviar os restos de um ente querido ao espaço será algum dia comum, até mesmo se reservarmos um vôo espacial para nós mesmos. Isso é o tipo de progresso que meu pai acreditava.

Vamos torcer para que o ator Simon Pegg, novo intérprete de Scotty, faça uma bela homenagem ao velho fazedor de milagres.

Fonte: Trek Movie